Iniciativa promovida pela Integrada acontece até outubro, oferecendo capacitação para mulheres do setor cooperativista
A Integrada Cooperativa Agroindustrial realizou, no campus da PUC –PR (Pontifícia Universidade Católica), na semana passada, a abertura oficial da edição 2025 do programa “Elas na Liderança”. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o protagonismo feminino dentro do cooperativismo.
O evento contou com a presença do diretor vice-presidente, João Francisco Sanches Filho, da coordenadora de educação continuada da PUCPR, Denise Camarini Revelk, além da professora Kellen Endler, que ministrou a primeira aula do programa.
A abertura foi conduzida pela analista de cooperativismo da Integrada, Ligia Savioli e pela coordenadora, Denise Revelk, que reforçaram a importância da formação contínua das mulheres cooperadas.
Este ano, o programa traz uma novidade: a divisão em duas turmas, Essência para iniciantes e Protagonismo para alunas veteranas.
A Turma Essência abordará temas fundamentais como cooperativismo, planejamento e sucessão familiar, gestão administrativa e financeira de negócios familiares, autoconhecimento, comunicação e imagem, além de mentorias e o encerramento com o módulo “Nasce uma Líder”.
Já a Turma Protagonismo, voltada para as mulheres que já concluíram a formação inicial, contará com conteúdos mais aprofundados, como excel para gestão do agronegócio, planejamento estratégico, gestão de pessoas, gestão do tempo, além de comunicação avançada, técnicas de oratória e gestão de conflitos e comunicação não violenta.
Segundo a analista de relacionamento, Ligia Savioli, o objetivo é promover o desenvolvimento das competências de gestão e liderança das cooperadas, por meio de uma formação técnica e comportamental que prepara mulheres para assumirem papéis cada vez mais desafiadores e estratégicos dentro do ecossistema cooperativista “ao final do programa, as participantes estarão preparadas para a gestão eficaz de seus negócios e para assumir papéis de liderança em iniciativas e projetos da cooperativa. As participantes da turma avançada irão aprofundar suas competências e estarão capacitadas para assumirem papéis cada vez mais desafiadores e estratégicos dentro do ecossistema cooperativista”, ressaltou Ligia.
Com essa iniciativa, a Integrada reafirma seu compromisso de impulsionar o protagonismo feminino no cooperativismo, promovendo o desenvolvimento pessoal, profissional e estratégico das suas cooperadas.
As atividades serão desenvolvidas até outubro.







