Parceria com a fabricante permite análise física e química dos produtos, garantindo segurança e conformidade para cooperados e clientes
Com o compromisso de oferecer insumos de alta qualidade aos seus cooperados e clientes, a Integrada Cooperativa Agroindustrial realiza uma ação especial de verificação dos fertilizantes da linha Mosaic. A iniciativa conta com o apoio do “Lab Móvel”, laboratório móvel da fabricante e realiza testes físicos e químicos antes que os produtos sejam aplicados no campo. Instalado em um veículo adaptado com equipamentos técnicos, o Lab Móvel percorre as regionais da Integrada periodicamente ou quando é acionado, com o objetivo de assegurar a integridade, a eficiência e a segurança dos fertilizantes comercializados.
“Quando o produto chega até nós, realizamos um check list por meio de um aplicativo. Caso haja alguma observação fora do padrão, acionamos a Mosaic, que prontamente envia o laboratório móvel para verificar se o fertilizante mantém a mesma qualidade com que saiu da indústria. Essa ação também acontece de forma periódica, como parte do trabalho de pós-venda da empresa”, explica Fabrício Padilha, gerente de insumos da Integrada.
O responsável pela condução dos testes é o engenheiro químico Anselmo Veiga, técnico de qualidade da Mosaic. Na última quarta-feira (02), ele esteve no Complexo Industrial da Integrada, em Londrina, realizando análises de granulometria e verificação de possíveis adulterações dos produtos armazenados “os fertilizantes são testados na fábrica antes da entrega. Mas, se houver qualquer sinal de irregularidade na chegada ao cliente, realizamos nova análise. O cliente comprou qualidade, e a Mosaic quer entregar qualidade”, reforça Veiga.
Controle de Qualidade
Durante a atividade, com o laboratório móvel instalado no armazém do complexo, os testes foram acompanhados por colaboradores da Integrada. Veiga explicou detalhadamente o passo a passo do processo “na análise granulométrica, utilizamos o calador para a coleta, fazemos a homogeneização da amostra e, em seguida, aplicamos o processo de quarteação para dividi-la em partes iguais. Depois, utilizamos um conjunto de peneiras com diferentes aberturas no granoteste, equipamento que realiza a pesagem final. A quantidade de material retido em cada peneira permite calcular a proporção de partículas em cada faixa de tamanho. Esse teste nos mostra as propriedades físicas do fertilizante, como a presença de partículas finas, médias e grossas”, explica.
Segundo o engenheiro químico, é possível verificar, com esse procedimento, se o fertilizante mantém as mesmas características da certificação de origem.
Embora a legislação brasileira permita até 5% de material fino (pó) nos fertilizantes, medido por uma peneira de 1 mm, a Mosaic adota critérios mais rigorosos. A empresa também realiza testes com peneiras de 0,5 mm e estabelece limites ainda mais restritivos: até 1% de finos para a linha especial e 3% para a linha convencional. Esse controle garante maior eficiência no campo e melhor fluidez do produto.
Durante o teste de identificação de possíveis adulterações, amostras do produto original comercializado pela Integrada e de produtos adulterados (trazidos especialmente para a análise) foram submetidas à reação com ácido clorídrico. O resultado foi evidente: as amostras originais armazenadas na Integrada foram aprovadas, enquanto a amostra adulterada, trazida pela Mosaic para fins de comparação, apresentou formação imediata de espuma e bolhas.
Eduardo Nunes, gerente de contas da Mosaic, reforça o compromisso da empresa com a qualidade “é fundamental entregarmos um produto seguro, com desempenho garantido no campo. Essa ação de hoje proporciona confiança ao cooperado, fortalecendo a parceria entre a Mosaic e a Integrada”, afirma.
Check List
A Integrada adota critérios rigorosos de controle de qualidade para todos os produtos que compõem seu portfólio de comercialização. Assim que os insumos chegam às regionais, passam por uma avaliação minuciosa realizada por meio de um aplicativo com check list padronizado e detalhado “todos os nossos produtos são submetidos a esse processo para garantir a qualidade. Cada empresa tem um padrão específico de verificação, e seguimos essas diretrizes rigorosamente. Comercializamos produtos com 100% de segurança”, afirma Fabrício Padilha, gerente de insumos da Integrada.
Renato Tsuda, analista de logística da Integrada é quem conduz o processo de verificação por meio do check list. Ele explica como é feita a verificação no caso dos fertilizantes “analisamos pontos-chave que ajudam a identificar possíveis indícios de adulteração do produto. Conferimos, por exemplo, se a nota fiscal está corretamente destinada à cooperativa, a data de emissão e o tempo de transporte. Se a entrega levar mais de 72 horas, buscamos entender o motivo. Também analisamos o tempo em que o bag ficou suspenso pela alça e outras condições de armazenamento e transporte. No caso dos fertilizantes são 11 itens analisados”, afirma.
Essa checagem minuciosa dos produtos contribui para proteger o investimento do cooperado e garantir um melhor desempenho no campo.
Com essa ação, a Integrada reforça seu papel como parceira estratégica do cooperado em todas as etapas da produção agrícola, alinhada ao seu propósito de produzir alimentos para o mundo com qualidade, segurança e responsabilidade.





