Em uma iniciativa totalmente voltada para o cuidado com o meio ambiente e com a sustentabilidade, os colaboradores da Superintendência Industrial e de Operações, da matriz da Integrada, decidiram não mais usar copos descartáveis.
A ideia pró ativa veio do analista de logística, Leonardo Panont, que conta porque resolveu propor a mudança no setor. “Abolir o copo descartável é contribuir com o meio ambiente, especialmente a redução da poluição nos mares e proteção aos animais marinhos. Além disso, é possível também economizar a água utilizada no processo de fabricação dos descartáveis. Também acredito que podemos colaborar com o robusto programa de sustentabilidade da Integrada”.
O coordenador de logística, Itacir Nardino Júnior, aprovou a iniciativa de imediato. “É importante apoiar atitudes positivas e solidárias como essa. Elas podem gerar resultados muito benéficos e necessários para todo o time Integrada”.
Dados alertam
Leonardo pesquisou as consequências do uso de copos descartáveis. Entre as estatísticas negativas, os materiais plásticos estão contaminando, especialmente, os oceanos. Todos os anos, mais de oito milhões de toneladas desse produto vão para os mares, e provocam a morte de muitos animais marinhos, que os confundem com comida, ficam presos ou sufocados.
E, o copo descartável é o resíduo sólido urbano menos reciclado no planeta. A razão é o baixo valor pago pelas empresas e cooperativas de reciclagem. A média é de R$0,20 o quilo do copo. Para atingir esse peso, é preciso juntar, pelo menos, 250 copos.
Outros dados preocupantes, para se fabricar um copo plástico, que usamos uma vez e jogamos fora, a indústria utiliza três litros de água, em média. Cada copo demora cerca de 300 anos para se decompor. Só no Brasil, são utilizados mais de 720 milhões de copos descartáveis, por dia.
A proposta
O colaborador Leonardo contabilizou o uso de copos plásticos na Superintendência. São 13 pessoas, com o uso médio de dois copos plásticos por dia. Veja a progressão: 26 copos/dia, 780 copos/mês, 7.800 copos/ano. “Não paramos para fazer essa conta, mas, é muito plástico descartado”, afirma Leonardo.
Os objetivos da proposta foram apresentados pelo analista de logística:
– Extinguir o uso de copos descartáveis no setor operacional. A medida colabora para a redução dos impactos econômico e socioambiental no planeta, causados pelo uso de copos descartáveis.
– Cada colaborador será responsável por fazer a sua parte, afinal somos uma equipe comprometida a entregar os melhores resultados. Sendo assim, cada colaborador passa a utilizar sua caneca ou recipiente para água.
– Para visitantes, serão disponibilizadas xícaras de louça para café e copos de vidro para água.
– A organização e limpeza dos utensílios são de responsabilidade dos colaboradores do setor.
A proposta foi aprovada por unanimidade. Para o superintendente industrial e de operações da Integrada, Igor Beno Bourscheidt, “a decisão parece simples, mas exige disciplina e determinação. E, esse desafio aceito pelos colaboradores mostra o nível de consciência do time para a questão sustentabilidade”.
A coordenadora de sustentabilidade da Integrada, Ana Lúcia de Almeida Maia, ficou “orgulhosa em presenciar uma iniciativa própria, independente do estímulo do nosso setor. Quando buscamos engajamento, planejamos várias estratégias. Essa ação revela que os colaboradores se enxergam como parte do processo e, portanto, responsáveis pelo futuro do planeta. É um modelo altamente positivo a ser compartilhado para todos da cooperativa”.
A extinção de copos descartáveis pelo time está em conformidade com a iniciativa Atitudes que Transformam, implantada na Integrada em 2020. A ação estimula e valoriza a consciência para a sustentabilidade na cooperativa.
A Integrada estabeleceu uma agenda de sustentabilidade comprometida com os esforços globais de proteção ao meio ambiente. E, desenvolveu programas e projetos para minimizar desperdícios, evitar poluição, usar de forma sustentável os recursos e proteger a biodiversidade e os ecossistemas.
A Política Ambiental da Integrada abrange ações que envolvem nossos cooperados e colaboradores, atores fundamentais para a implementação de nossa estratégia corporativa.