Campanha de conscientização do autismo tem apoio da Integrada

Nesta sexta-feira, recebemos a visita do vereador Jairo Tamura, na sede da Integrada, para falar sobre a campanha de conscientização do autismo 2023.

O diretor presidente da Integrada, Jorge Hashimoto recebeu das mãos do vereador o balanço da campanha, que envolveu o comércio, empresas, transportes, serviços públicos e escolas.

A campanha foi realizada durante todo o mês de abril para levar conhecimento para a população. Foram instalados outdoors e banners em Londrina e nas cidades da região, distribuídas cartilhas informativas e brindes. Foram realizados eventos de formação para profissionais da educação, sessões de cinema azul e a tarde azul, que reuniu aproximadamente 4 mil pessoas no aterro do lago igapó.

A Integrada Cooperativa Agroindustrial apoiou a iniciativa e desenvolveu ações junto aos colaboradores, cooperados e parceiros. A fachada da Matriz, localizada no centro da cidade, foi iluminada em azul, cor estabelecida para representar o espectro autista.

Em apoio à campanha, os colaboradores foram convidados a participar de palestra sobre o tema e a usar a cor azul. Banners foram instalados nas recepções da Matriz e Regional Londrina e foram divulgados conteúdos esclarecedores nas redes sociais e nos canais de informação da Integrada.

“O trabalho desenvolvido pelo nosso cooperado, Jairo Tamura, foi abraçado pela Integrada. Temos um compromisso com nossos colaboradores, associados, as famílias deles e a sociedade onde a cooperativa atua, e esclarecer sobre o autismo é fundamental para uma comunidade consciente e sem preconceitos”, explica Jorge Hashimoto, diretor presidente da Integrada.

Sobre o autismo

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi estabelecido em 2 de abril de 2007, pela Organização das Nações Unidas (ONU), como forma de difundir conhecimento sobre o espectro autista e de luta contra o preconceito.

Falar sobre TEA (Transtorno do Espectro Autista) tem se tornado mais frequente apenas nos últimos anos. Reconhecidamente como um distúrbio do neurodesenvolvimento, o autismo se caracteriza pelo desenvolvimento atípico, como dificuldades na fala e na interação social, comportamento repetitivo, sensibilidade excessiva a sons, falta de contato visual, entre outras atitudes que fogem do padrão típico de uma criança.