Cooperlíder reúne jovens de 28 cooperativas do Paraná

O Cooperlíder Jovem, evento realizado na quinta (27) e sexta-feira (28), no Espaço Villa Planalto, em Londrina, reuniu aproximadamente 400 jovens cooperativistas do estado.

O evento foi promovido pelo Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR e, este ano, a anfitriã foi a Integrada Cooperativa Agroindustrial de Londrina.

O cooperlíder foi um grande encontro de imersão nos valores do cooperativismo, inovação e sucessão no agronegócio “foi uma alegria muito grande receber esses jovens líderes, que representam o futuro do agronegócio”, disse Jorge Hashimoto, diretor-presidente da Integrada.

O tema escolhido esse ano foi Ideathon – Juventude: Inovação e Conexão “encontros como esse mudaram a minha vida. Eu era muito tímida e participando dos eventos promovidos pela cooperativa e pelo cooperativismo aprendi que posso colocar em prática o que está sendo ensinado. Essa jornada de conhecimento impulsionou conquistas pessoais e profissionais. Sou muito grata a esse tipo de encontro”, declarou Ligia Mara Jung, cooperada e conselheira fiscal da Integrada.

Durante todo o evento, os participantes demonstraram muita energia, sempre atentos às palestras e tudo que estava sendo oferecido na programação ” é muito bom estar aqui aprendendo as novidades do agro”, declarou Catarina Contin Gallerani, cooperada da Integrada.

Haroldo Polizel, superintendente geral da Integrada Cooperativa Agroindustrial explicou que o objetivo foi proporcionar para os jovens, experiências que estão próximas do campo “o contato com essas ferramentas nos oferecem a oportunidade de buscar novas maneiras de interagir no mercado do agronegócio”, disse.

Atividades

As palestras realizadas no Cooperlíder Jovem envolveram os participantes com conteúdo enriquecedor e interativo, levando os jovens cooperativistas a refletirem sobre a importância de estarem preparados para o agronegócio do futuro.

 Carlos Piazza, darwinista digital e futurista falou sobre inovação e tecnologia. Já Rodrigo Barros, consultor em Criatividade para Inovação fez sua participação enfatizando estratégias de inovação.

Os participantes tiveram também momentos de descontração com um happy hour, show de Manu e Gabriel e com a apresentação de Taiko, conjunto rítmico da cultura .

A produtora rural e defensora do agronegócio brasileiro e mundial, Camila Telles também participou do evento e trouxe uma mensagem de otimismo para a geração que irá suceder o agronegócio.

Eliane Goulart Festa, coordenadora de cooperativismo do Sescoop/PR afirmou que o evento foi marcante para o cooperativismo, porque se falou em inovação e em futuras conexões “fazemos uma avaliação muito positiva do evento, somos muito gratos pela participação das cooperativas e pelo incentivo a essa juventude, para que continuem lutando pelo cooperativismo do estado do Paraná”, declarou.

George Hiraiwa, head de relações institucionais da Cocriagro exaltou o Cooperlíder 2023 “a Ocepar, por meio do Sescoop/PR e a Integrada estão de parabéns. Esse evento é fundamental para a formação da futura liderança”.

Metaverso

A grande novidade desse ano foi a inauguração do espaço da Integrada no Metaverso, uma iniciativa inédita no setor do agronegócio.

O metaverso é um universo virtual que busca reproduzir a realidade usando tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada e internet.

A Integrada montou seu parque tecnológico no metaverso, se destacando no setor do agronegócio, proporcionando aos jovens cooperados a oportunidade de conhecer esse mundo virtual e trazer soluções enfrentadas no dia a dia “os jovens estarão aprendendo a interagir com essas inovações tecnológicas, se preparando para a sucessão, através de uma ferramenta que permite realizar as atividades de maneira diferente”, diz Ricardo Matiello, fundador e CEO da Start Up XSpaces.

Ricardo Matiello explicou que agora, com esse espaço no metaverso, a Integrada poderá realizar eventos no cenário virtual, como lançamento de produtos e dias de campo “será possível unir as pessoas que estão no campo com aquelas que não puderam participar do evento presencialmente. Eles irão se encontrar no mundial virtual, recebendo o mesmo conteúdo”.

Desafio de inovação

No Cooperlíder Jovem, os cooperativistas participaram de uma grande imersão no metaverso, através do Desafio de Inovação, onde foram selecionados temas relacionados a questões ligadas ao cooperativismo.

Os jovens formaram 30 grupos, entraram no metaverso e criaram um avatar.

Em seguida definiram um tema para a discussão, passaram pela sala dos problemas, das soluções, de pitch e em seguida apresentaram a solução encontrada. Uma banca avaliou o desempenho dos participantes e os vencedores foram premiados.

Os jovens se empenharam e conseguiram soluções criativas, o que acabou surpreendendo a banca avaliadora. Houve empate nos primeiros, segundo e terceiros lugares.

As equipes que conquistaram o primeiro lugar foram  a Interconnect e GTA Rural, que abordaram a problemática da participação dos jovens no mundo cooperativo e o interesse pela agricultura.

A cooperada da Integrada, Catarina Contin Gallerani participou da dinâmica e afirma que achou a experiência incrível “ achei muito legal. Acredito que essa ferramenta vai aproximar as pessoas, vai facilitar a troca de informações. No metaverso, a gente consegue estar mais inserido no ambiente, bem melhor que uma simples chamada de vídeo”, diz a cooperada.

Tatiana Fiuza, head de inovação do Cocriagro falou da importância dessa iniciativa “os jovens tiveram uma experiência de integração no metaverso, alinhada a treinamentos feitos por grandes corporações e bigtechs”.

Para George Hiraiwa, head de relações institucionais da Cocriagro  a dinâmica do metaverso no cooperlíder conseguiu atrair a atenção dos participantes “os jovens estão sendo atraídos pela tecnologia. Eles conseguiram apresentar aquilo que pensam no final da dinâmica. Isso foi muito bacana”, disse.

Segundo Hiraiwa, a inovação no agronegócio tem sido fundamental para o processo de sucessão no campo ”novos sucessores estão sendo formados com uma visão de governança, com uma visão técnica do que eles estão produzindo. É o futuro do agro chegando por aqui”, finalizou.