A Integrada Cooperativa Agroindustrial realizou diversas ações de sustentabilidade para celebrar a semana do meio ambiente, comemorada de 31 de maio a 05 de junho.
O foco foi difundir as boas práticas ambientais para que as ações do presente cultivem um futuro mais sustentável, com respeito às pessoas e ao planeta, com impacto em todo o ecossistema.
Os colaboradores da UIM (Unidade Industrial de Milho), em Andirá e Cambará, participaram da palestra sobre “Política Ambiental”, ministrada pela especialista em sustentabilidade, Gabriela Meira, que reforçou a visão da Integrada sobre a importância da preservação do meio ambiente e o compromisso com o sistema de gestão ambiental “esta é uma ferramenta que nos permite avaliar e definir ações para controlar os impactos ambientais das nossas atividades, produtos e serviços”, diz Gabriela Meira.
Foi feita uma dinâmica com os participantes que os levou a refletirem sobre suas ações cotidianas, para melhorar os processos provenientes do uso de recursos naturais “os colaboradores trouxeram ideias para reduzir o consumo de água e de energia, para proteger o solo e para reduzir o consumo de papel”, conta Gabriela Meira.
Mais de 100 colaboradores da UIM participaram desse momento de reflexão sobre o meio ambiente, que contou ainda com a distribuição de mudas de espécies nativas, como o ipê branco, alvaia, pitanga e araçá. A distribuição das mudas foi uma parceria com o IAT (Instituto Água e Terra), que apoiou as ações da Integrada em comemoração à semana do meio ambiente.
Os alunos da Unespar (Universidade Estadual do Paraná), em Campo Mourão, participaram da “Jornada de Sustentabilidade da Integrada”, palestra que também falou sobre gestão ambiental, relatando a implantação da ISO 14001 na cooperativa “falamos sobre esta normativa importante, como foram os desafios no processo de implantação e as oportunidades que surgiram nesta trajetória. A certificação ISO 14001 foi uma grande conquista para a Integrada”, afirma Gabriela Meira.
A jornada de sustentabilidade contou com a presença de técnicos do IAT e de aproximadamente 100 alunos e professores da Unespar.
No dia do meio ambiente, comemorado em 05 de junho, a Integrada iniciou a campanha de recolhimento de lixo eletrônico.
Estão sendo instalados coletores nas regionais para que os cooperados, clientes e colaboradores possam descartar equipamentos eletrônicos que estão sem uso.
Podem ser descartados celular, computador, televisão, fios e cabos elétricos e também, eletrodomésticos.
A campanha, segue até o dia 30 de julho e é uma parceria com a ONG E-Letro, que transforma o lixo eletrônico em equipamentos que são doados para instituições como hospitais e creches.
Projetos Contínuos
Com o olhar na governança, solidez e sustentabilidade, a Integrada realiza projetos contínuos voltados à conscientização e preservação ambiental.
Durante o ano são realizadas ações de impacto por meio de vários projetos de responsabilidade sócio ambiental, como o “Nossa Água”, que incentiva a recuperação das nascentes dos rios e, também a instalação de fossas ecológicas nas propriedades dos cooperados.
O projeto “Plante um Sorriso”, criado em 2003, promove educação ambiental, cultural e a cidadania nas escolas municipais na área de atuação da Integrada. Mais de 20 mil crianças já foram beneficiadas pelo projeto.
Atualmente o plante um sorriso desenvolve atividades educativas sobre o tema “plantio direto”, com o livro “O Mistério do Ribeirão Vermelho”, que trata do plantio direto, baseado nas histórias contadas pelo pioneiro do plantio direto no Brasil, Herbert Bartz e seus filhos Marie, Johann e Wieland.
A Integrada tem, ainda, o projeto “Propriedades Sustentáveis”, que busca novas alternativas e ferramentas para uma melhor gestão sustentável das propriedades rurais.
O projeto integrada o campo à agenda de sustentabilidade, com a adoção dos critérios ESG.