Integrada oferece portfolio variado e assistência técnica de excelência para orientar sobre o uso de bioinsumos nas lavouras
A utilização de recursos biológicos na agricultura brasileira tem aumentado exponencialmente nos últimos anos. À medida que as tecnologias avançam, cresce também o número de produtores rurais adeptos ao uso dos bioinsumos, que são produtos derivados de microorganismos, extratos vegetais e de outros componentes orgânicos ou naturais. São utilizados para combater pragas e doenças, aumentar a disponibilidade de nutrientes e promover o crescimento das plantas de forma sustentável.
O Brasil e o mundo têm passado por mudanças significativas na forma de produzir e consumir os alimentos. Com isso, a demanda por bioinsumos se faz crescente “o uso do insumo biológico nas lavouras é um caminho sem volta. Proporciona uma melhor eficiência do uso de fertilizantes e, é preciso haver uma sinergia entre as soluções biológicas e convencionais para um resultado efetivo no campo. Os produtos biológicos se apresentam como um complemento importante no manejo da lavoura”, diz Vanderlei Felipe Junior, gerente comercial da Integrada.
Para atender os cooperados e clientes de forma completa, a Integrada trabalha com uma grande variedade de produtos convencionais com tecnologia avançada, que aliados aos bioinsumos poderão aumentar a produtividade.
A cooperativa conta também com a parceria de empresas renomadas que oferecem as soluções biológicas. Está disponível para os produtores ruraisum vasto portfólio com produtos certificados pela Anvisa e pelo ministério da agricultura“a eficiência do produto no campo depende muito de como ele é formado. A qualidade do bacilo, da bactéria ou do fungo influencia no resultado final. Antes de serem comercializados, os produtos são validados na nossa UDT”, afirma Fabrício Padilha, gerente de insumos da cooperativa.
A UDT é a Unidade de Difusão Tecnológica da Integrada, onde a equipe técnica da cooperativa testa os produtos que serão utilizados nas lavouras dos cooperados “são validados os produtos que passam pelo crivo das nossas gerências técnica e de insumos. Só testamos os produtos que fazem sentido compor nosso portfólio. Os testes são feitos sempre com no mínimo 3 repetições comparando com o produto padrão da cooperativa e com uma testemunha absoluta sem o tratamento”, explica Cláudio Nakashima, coordenador de extensão da Integrada.
Eficiência no campo
Os bioinsumos são produtos desenvolvidos a partir de organismos vivos. Por ter sua base feita com produtos naturais, os bioinsumos não são considerados nocivos tanto para o manuseio, quanto para a aplicação em plantas, sendo uma opção altamente sustentável.
É um produto que tem auxiliado muito no controle de pragas “o bioinsumo tem sido uma grande ferramenta no controle de pragas e doenças. Um grande exemplo é a cigarrinha do milho, cujas medidas de controle não são totalmente eficazes e o insumo biológico tem auxiliado de maneira eficaz”, ressalta Vanderlei Felipe Junior.
A Integrada tem um setor exclusivo de bioinsumos para atender os cooperados. Frequentemente são realizados treinamentos para capacitação da equipe técnica com o objetivo de levar essa solução sustentável de forma assertiva aos associados “temos no nosso portfólio biofungicidas, bioinseticidas, bioestimulantes e inoculantes. Todos esses produtos estão disponíveis nas nossas unidades. Oferecemos a orientação necessária para que o cooperado tenha segurança no manejo da sua plantação. Disponibilizamos soluções para o plantio e para o desenvolvimento da cultura”, garante Fabrício Padilha.