A Integrada Cooperativa Agroindustrial realizou, na última quarta-feira (23), dia de campo para divulgar o plantio da cevada.
A atividade foi promovida pela regional Mauá da Serra e reuniu cooperados e parceiros da cooperativa.
No ano passado, foram cultivadas de forma experimental, 27 variedades de cevada.
Este ano foram plantadas 32 cultivares “estamos apostando na cevada. Acreditamos que a cultura vem para somar, pretendemos aumentar, ainda mais, a área no próximo ano”, afirmou André Ricardo Yokota, gerente regional de Mauá da Serra.
A atividade foi realizada na Fazenda Andorinha, de propriedade do cooperado, Humberto Uemura, que começou a cultivar cevada em 2 alqueires e agora está com 20 alqueires da cultura“ a cevada é muito viável. Será mais uma alternativa de renda para o plantio de inverno. A comercialização é segura, vai ser rentável para nós”, acredita o cooperado.
No dia de campo, foram apresentados 4 experimentos distintos para analisar o comportamento da cevada. Foi avaliada a época de plantio da cultura, as variedades, adubação e as principais doenças da cevada “nesse dia de campo estamos validando a pesquisa sobre a cultura. Acreditamos que pode ser uma grande alternativa para o cultivo de inverno”, disse Joao Francisco Sanches Filho, diretor vice-presidente da Integrada.
A Integrada está tendo com parceira nesse projeto piloto a Cooperativa Agrária Agroindustrial, que tem a cevada como uma das suas principais culturas.
O pesquisador de cevada da Agrária, Noemir Antoniazzi disse que o objetivo é trazer a cultura como uma opção de inverno no processo de produção dos cooperados da Integrada “sabemos que a cevada é uma cultura viável. Então, nós vamos oferecer o nosso conhecimento tecnológico nesse projeto”, reforçou.
Para Daniel Marubayashi, coordenador técnico da Regional Mauá da Serra, a cevada vai gerar mais valor aos associados da Integrada “pretendemos substituir, no plantio de inverno, a aveia branca pela cevada. Certamente vai trazer mais rentabilidade para o campo”.
A segunda colheita da cevada na região de Mauá da Serra vai acontecer no começo do mês de setembro “acreditamos que será uma boa colheita”, reforça João Francisco Sanches Filho, diretor vice-presidente da Integrada.