A colheita da soja está a todo vapor na região oeste do Paraná. De acordo com o Deral-departamento de economia rural do estado, a estimativa é colher este ano 21,7 milhões de toneladas de soja.
Na área da Regional Ubiratã são 66 mil hectares de plantio de soja e deste total, 90% já foi colhido “a safra este ano, aqui na nossa região, foi antecipada em 15 dias por causa da estiagem e das altas temperaturas. Mesmo a soja que teve o plantio tardio não suportou o calor e teve o rendimento comprometido”, explicou Aldo José Trindade, gerente da regional Ubiratã.
Segundo ele, a média de produtividade deve sofrer uma queda nesta safra. A expectativa é de uma produção 30% menor que no ano passado “a agricultura é uma indústria a céu aberto, os produtores estão sujeitos às adversidades. Nós, da cooperativa, estamos solidários aos cooperados e acreditamos que, mesmo com essa redução, vamos alcançar bons resultados”, declarou Aldo Trindade.
Persistente, o cooperado Aldo Antônio Salvetti trabalha incessantemente na colheita da soja. Ele tem uma área de 150 alqueires de plantio. Mais de 50% já foi colhido “o calor em excesso prejudicou o desempenho da lavoura. Mas, ainda assim,vamos colher perto de 62 sacas por hectare”, informou o cooperado.
Aldo Salvetti conta com o apoio dos filhos Lucas e Bruno Salvetti na lavoura.
Para eles, o cuidado diferenciado no plantio deverá trazer bons resultados “fizemos o manejo correto do solo, usamos produtos específicos para mitigar o estresse ocasionado pelo sol e pela seca, investimos em agricultura de precisão. A assistência técnica da cooperativa foi fundamental neste processo”, diz Lucas Salvetti.
Bruno Salvetti reforça “nossa expectativa está boa, apesar do clima não estar ajudando. Investimos no cuidado com o solo, bons fertilizantes. Isso vai fazer a diferença na colheita”, finaliza.