Atuar no combate à violência nas áreas rurais, através do uso de tecnologia é um dos principais objetivos do Conseg Rural Sul de Londrina, que teve sua carta consultiva entregue ao comando do Quinto Batalhão de Londrina, no início do mês, oficializando a criação efetiva do Conselho Comunitário de Segurança Rural.
O Conseg Rural é formado por produtores rurais, empresários, representantes da polícia militar, polícia civil e guarda municipal. Em sua atuação conta com o apoio das empresas distribuidoras de insumos e das cooperativas agrícolas de Londrina.
A Integrada Cooperativa Agroindustrial apoia a entidade, que é muito importante para os produtores rurais “acreditamos que o Conseg Rural vai facilitar a comunicação entre os agricultores e os órgãos de segurança, garantindo assim, um ambiente mais seguro nas propriedades”, disse Marcelo Peluso, gerente de relacionamento da Integrada.
O empresário e produtor rural, Paulo Hara é o presidente do Conseg Rural. Segundo ele, existem vários projetos que deverão ser implantados para melhorar a segurança no campo “estamos desenvolvendo o projeto postes inteligentes. Os postes serão implantados em vários pontos das estradas rurais, serão equipados com câmeras de segurança, permitindo identificar pessoas e carros suspeitos. Eles terão rede wi-fi via satélite e serão alimentados por energia solar”, explicou.