O projeto Encontros Folha, que debate a inovação nos principais segmentos da economia do Paraná, retomou o formato presencial. A iniciativa é do Grupo FOLHA. A 15ª edição discutiu a “Agricultura digital: a tecnologia como protagonista no campo”, no Dia do Agricultor, 28 de julho.
Em razão da pandemia de Covid-19, em 2021, foram realizadas cinco edições, transmitidas de forma remota, denominadas Rodadas de Conteúdos. O superintendente geral da Integrada, Haroldo Polizel, foi um dos convidados, ao contribuir com o tema “A nova geração do agronegócio – o que a pandemia ensina para o futuro do campo”.
Na volta ao formato original, a Integrada foi novamente convidada a participar. Nesta 15ª edição, através do gerente técnico, Wellington Furlaneti. Ele destacou como a cooperativa está presente em todo o processo produtivo, junto do cooperado, desde o planejamento da safra, até o embarque da produção, inclusive na exportação. “Disponibilizamos as ferramentas da agricultura de precisão, desde mapeamento de fertilidade do solo, suporte por georreferenciamento, e tomada de decisões a partir da sustentabilidade associada à alta produtividade. Esse conjunto de ações permite de 80 a 85% de economia de água, insumos químicos e tempo, inclusive com a adoção de maquinário com tecnologia de ponta embarcada”, analisa Wellington.
O gestor acrescentou o envolvimento da Integrada com agentes de inovação, como startups e hubs especializados no agronegócio, para entregar ao cooperado as soluções mais atuais e adequadas a cada realidade. “Hoje, a cooperativa é parceira dos principais hubs do segmento, como AgTech Garage, além de outros. E, há projetos em co-desenvolvimento com startups focadas em desenvolver ferramentas para otimizar a previsão de safras, aprimorar sistemas de armazenagem e outros pontos”, salientou Wellington.
Um passo importante na gestão das lavouras dos cooperados Integrada foi a aquisição de 47 estações meteorológicas, em 2021. Os equipamentos foram instalados em locais estratégicos, em regiões próximas à área de abrangência da cooperativa, no Paraná e São Paulo. As unidades registram os volumes de chuva, que são compartilhados nos grupos de trabalho de um aplicativo de conversas. “É a evolução do pluviômetro, com a vantagem de acelerar eventuais tomadas de decisão do produtor em benefício das lavouras e da renda dele”, aponta Wellington Furlaneti.
A Integrada também investe de forma permanente em capacitação dos colaboradores. Na área técnica, além de treinamentos e cursos de reciclagem, o Agrotec, evento para difusão de tecnologias, demonstra os resultados de estudos e avalição de materiais para todas as regiões nas quais a cooperativa tem associados.
A 15ª edição do Encontros Folha teve, ainda, a participação de Sibelle de Andrade Silva, diretora do Departamento de Apoio à Inovação para a Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e, George Hiraiwa, diretor de inovação da SRP – Sociedade Rural do Paraná, e coordenador da Agro Valley.
O mediador foi Lucas Ferreira, coordenador estadual estratégico do Sebrae Paraná e gestor do agronegócio na região norte do estado.
O superintendente do Grupo Folha de Londrina, Nicolás Mejía, declarou que “a retomada do Encontros Folha de forma presencial vai ampliar os debates sobre o desenvolvimento do Norte do Paraná e permitir que as lideranças regionais se encontrem para discutir formas de vencer os principais gargalos que afetam o crescimento econômico e social do Estado”.
Sobre o convite para o Encontros Folha, Wellington Furlaneti descreveu a experiência como “uma oportunidade única para apresentar o nível tecnológico da Integrada, a maior empresa de Londrina e uma das maiores do Paraná. Além de compartilhar informação com outros profissionais da área. A abrangência da Folha como veículo de comunicação faz desse projeto uma iniciativa que contribui muito para o segmento”.