É da Integrada o primeiro CRA garantido pelo BRDE

Emissão tem o objetivo de custear atividades relacionadas à comercialização de insumos agrícolas dos cooperados

Nesta sexta (12), o superintendente administrativo financeiro da Integrada, Akio Cyoia, foi entrevistado pelo Canal Agro+, da Band TV, para dar detalhes sobre a transação. Akio falou sobre a importância para a imagem da Integrada diante do mercado, de participar da emissão de um CRA – Certificado de Recebíveis do Agronegócio.

“A ação nos coloca em posição de credibilidade, e reforça o sentido de agregar valor à cooperativa em benefício do cooperado”, afirma Cyoia.

O grupo Ecoagro e o Banco Alfa, anunciaram “o encerramento de mais uma emissão de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA). Os CRA da 119ª emissão da Eco Securitizadora têm prazo de 5 anos num valor total de R$ 70 milhões e contam com lastros cedidos pela Integrada Cooperativa Agroindustrial“.

A captação tem como objetivo financiar as atividades da Integrada relacionadas à comercialização de insumos agrícolas junto aos seus cooperados.

Coordenados em conjunto pela Eco Securitizadora e Banco Alfa, essa é a primeira operação de CRA Garantido que conta com a participação do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, BRDE. A participação do BRDE como garantidor foi fundamental para o sucesso da operação e cria mais uma alternativa para as cooperativas e demais empresas do setor agro da Região Sul.

“Atuar na emissão desse primeiro CRA Garantido com o BRDE para a Cooperativa Integrada nos proporcionou muito orgulho e satisfação. A modalidade de CRA Garantido vem se mostrando uma eficiente ferramenta de acesso do setor produtivo ao mercado de capitais, com benefícios significativos a todos os participantes. Com certeza, esse é o primeiro CRA de muitos que a Ecoagro emitirá em parceria com o BRDE. Nos resta apenas parabenizar e agradecer o empenho e o profissionalismo de todos que trabalharam para o sucesso dessa operação”, afirma Milton Menten, Diretor Executivo da Ecoagro.

O gerente financeiro da Integrada, Alfredo Freire Neto, destaca que “diante de um cenário econômico desafiador, tivemos a oportunidade de assegurar um recurso de longo prazo. Com essa emissão, a Integrada ingressa no Mercado de Capitais e dá um passo importante para acessar uma nova fonte de financiamento, alongar o perfil da dívida e fomentar o crescimento da Cooperativa. Expressamos nossos agradecimentos aos participantes, ressaltando a parceria de longa data com o BRDE e a experiência fundamental da Ecoagro no mercado de CRA”.

Wilson Bley Lipski, diretor presidente do BRDE, também valorizou a negociação. “Há pelo menos dois anos o BRDE estudava sua participação neste mercado. Entendemos ter um papel relevante tanto para aproximar investidores como para apresentar ao empreendedor do agronegócio paranaense e do Sul do Brasil diferentes oportunidades de recursos. Temos também papel fundamental para alongar a curva de retorno dos recursos e queremos alavancar mais operações, notadamente com empresas cooperativas. O BRDE tem longa experiência garantindo empreendedores e agora também garante papéis que servem de lastro para o mercado de capitais.”

Augusto Martins, diretor de Corporate e Investment Banking do Alfa, informa que o agronegócio é um segmento que está no radar da empresa. “O Alfa vem cada vez mais aumentando sua exposição no setor agro, com importante ênfase na região Sul, onde coordenamos também em conjunto com a Ecoagro o bem sucedido e inédito CRA Garantido da Cotrijal, que contou com a garantia do BNDES na série sênior. Assim, como esta nova emissão que realizamos para a Integrada Cooperativa Agroindustrial, em conjunto com o Ecoagro e o BRDE, reafirmamos o nosso propósito de seguir inovando em operações deste segmento no mercado de capitais brasileiro para levar soluções pioneiras e diferenciadas aos clientes e, também, contribuir com o crescimento deste setor, que é importante para a economia do país”.

Os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) são títulos de renda fixa lastreados em recebíveis originados de negócios entre produtores rurais, ou de suas cooperativas. Os CRAs cobrem financiamentos ou empréstimos relacionados à produção e comercialização de produtos, insumos agropecuários e máquinas utilizados na produção agropecuária.