A Integrada realizou o 3º encontro de cooperantes com o tema “A semente certa para uma safra super”.
O evento, que difunde novas tecnologias e apresenta tendências e inovações do mercado agro, reuniu ontem (22), os associados que produzem as sementes da Integrada nas áreas das Regionais Arapongas, Assaí, Londrina e Mauá da Serra, a diretoria, a equipe técnica da cooperativa, laboratório e UBS-Unidade de Beneficiamento de Semente.
O diretor-presidente, Jorge Hashimoto fez a abertura do encontro destacando a importância da semente de qualidade “a semente é um insumo precioso que proporciona uma boa safra. Estamos investindo, ano a ano, nas nossas unidades de beneficiamento, buscando sempre a melhoria dos nossos produtos”, declarou Hashimoto.
O trabalho dos cooperantes, em parceria com a cooperativa, representa um ciclo vital para o sucesso no campo. Por isso, a capacitação é fundamental “este evento é muito importante porque reúne as pessoas que fazem as nossas sementes chegarem nas mais variadas regiões do país. Tem produtor de outros estados que procuram nossos insumos e isso mostra que estamos no caminho certo”, disse Edson Oliveira, superintendente de insumos e técnica da Integrada.
A programação contou com a participação do coordenador de extensão, Cláudio Nakashima que ministrou palestra sobre “Nutrição X Qualidade de Sementes”, Romildo Birelo, gerente de insumos e Márcio Zanatta, coordenador de insumos da Integrada que falaram sobre “Notícias da nossa semente”, Murilo Comar Alencar, representante técnico de vendas da Syngenta abordou “O controle de pragas X qualidade das sementes”.
O professor Dejalma Zimmer, doutor em ciência e tecnologia de sementes apresentou “Boas práticas na produção de sementes de alta performance”. Ele destacou os principais pontos para que a semente tenha qualidade “é importante trabalhar a cultura com o cooperado para que ele entenda os valores de uma boa semente. Escolher bem o talhão, fazer o manejo sanitário, colher no momento adequado, fazer uma boa regulagem das colhedoras e armazenar bem o insumo são fundamentais para a produção de sementes de alta qualidade”, reforçou.
Dejalma Zimmer destacou que quando se deseja uma lavoura robusta, com alta capacidade produtiva é fundamental utilizar semente de qualidade “os produtos da cooperativa passam confiança, sempre ouvi muitos bons comentários sobre as sementes da Integrada”.
Eventos técnicos, como o Encontro de Cooperantes Integrada são de grande relevância para atualização tecnológica dos produtores, com acesso às inovações e tecnologias no campo da produção de sementes. O acesso a especialistas e a troca de experiências complementam a fórmula para melhoria contínua do insumo, garantindo maior produtividade e competitividade no mercado, além de gerar valor e resultados para os cooperados.