Os sistemas de agrometeorologia avisaram e as temperaturas caíram bastante nesse início de semana em todo o Brasil.
E, segundo a Somar Meteorologia, o frio mais intenso é registrado no Sul. Os três estados da região têm alta chance para geada, e temperaturas negativas devem ser registradas nas serras gaúcha e catarinense, e no sul do Paraná.
Mas, a porção norte do estado não está livre do frio. Na terça-feira (29), a forte massa de ar polar pode provocar geadas de fraca intensidade em todo o Paraná, inclusive na região cafeeira paranaense, especialmente Norte e Noroeste.
E, o cafeicultor deve ficar atento mesmo é para as geadas moderadas e até fortes que podem ocorrer na quarta (30) e na quinta-feira (1) desta semana.
Os institutos de pesquisa, como o IDR-PR, recomendam o enterrio das mudas de café com até seis meses de plantio. É a melhor proteção para as plantinhas contra o frio extremo.
Pés de café de seis meses até dois anos devem ter a base do caule coberta com terra, o chamado chegamento de terra. A medida é uma proteção contra a “geada de canela”, que pode matar a planta.
Segundo a Somar, partir de quinta-feira, dia primeiro de julho, as temperaturas voltam a subir.
Cafeicultor, acompanhe as previsões meteorológicas para desenterrar na hora certa as jovens plantas de café. Essa medida completa a técnica de proteção sem sufocar a recém formada lavoura cafeeira.
Por todo esse trabalho que a cafeicultura exige do produtor, é preciso valorizar a atividade quando saboreamos um bom café!
Acesse a previsão da Somar Meteorologia para saber como fica o clima em algumas cidades que fazem parte da Integrada.