Gestão de projetos: planejar para executar

Líderes da Integrada participam de treinamento prático para fortalecer a execução de ações com planejamento

“Atenção! Vocês precisam construir um novo silo no interior de São Paulo. Vocês terão recursos e tempo para a construção. O silo deverá ter capacidade de 50 toneladas! Reúnam-se em equipe para realizar esse novo desafio!”

Essa voz de comando é do especialista de projetos, Rennan Reichardt, durante o ”Workshop em Gestão de Projetos”, realizado ontem (24), na matriz da Integrada, e que reuniu líderes que participam de projetos estratégicos da cooperativa.

Por meio de uma dinâmica ilustrativa denominada “Projeto Silo Terra Paulista”, os participantes foram desafiados a planejar e a construir silos com palitos de madeira. Seria vencedora a equipe que construísse o silo mais alto e com menor número de palitos “nosso objetivo foi mostrar as boas práticas de gestão de projetos e o quanto é importante planejar para executar bem as tarefas”, afirmou Rennan Reichardt, que coordenou o workshop.

A sala onde foi realizada a dinâmica foi preparada de maneira disruptiva. Foram instaladas mesas ao centro, mas, sem cadeiras para os participantes sentarem “queremos com isso tirar o pessoal da zona de conforto e trazer uma lição aprendida.  Nem tudo vai acontecer conforme o nosso querer. Temos que estar preparados para lidar com essas situações. Gerenciar as emoções, os conflitos, as expectativas”, ressaltou Rennan.

Para o gerente de planejamento estratégico, André Galletti Júnior, dinâmicas como essa promovem a melhoria contínua dos projetos “mostramos para os colaboradores a importância da metodologia de gestão de projetos, reforçando que o planejamento adequado e o monitoramento da execução proporcionam resultados excelentes”, disse.

O superintendente geral da Integrada, Haroldo Polizel fez a abertura do evento e reforçou a importância do planejamento nas ações do dia a dia “todos nós temos projetos para o futuro. Projeto de construir uma casa nova ou comprar um apartamento. Mas, se não tivermos planejamento e organização, esses projetos acabam não sendo executados. O bom planejamento permite uma boa execução das nossas ações ”, ponderou Polizel.

Execução do Silo

Reunidos em grupos, os colaboradores permaneceram atentos às orientações. O objetivo era construir um silo alto, com base forte, que pudesse demonstrar um projeto executado à partir de um bom planejamento “achei essa dinâmica super interessante, muito bacana a participação do grupo. Nunca tinha participado de atividade como essa. Percebi que é importante se organizar para chegar ao resultado final”, afirmou Flávia Aguiar, assistente de relacionamento.

As equipes se empenharam para construir os silos, seguindo a distribuição das responsabilidades definidas nos grupos. Com engajamento e motivação, os membros da equipe resolveram conflitos e participaram das tomadas de decisão.

Ao final, o que se viu foram silos enormes, uns mais firmes, outros meio inclinados, mas, todos de pé, demonstrando que todo o esforço valeu a pena “dei o meu melhor para executar esse projeto. Fiz planilha e cálculos para que desse certo. Esse workshop demonstrou na prática as dificuldades que enfrentamos no dia a dia”, declarou Marcelly Gobbo, supervisora de compliance.