Cooperativa apresenta potencialidades de alto valor agregado, na maior feira internacional de negócios.
A Integrada está nos Emirados Árabes. A Expo Dubai 2020, maior feira de exposições do mundo, começou dia 01 deste mês, e segue até 31 de março de 2022.
A data permanece 2020 já que o evento deveria acontecer no ano passado, mas foi suspenso em razão da pandemia de Covid-19. A Expo Dubai é realizada a cada cinco anos e dura seis meses.
A Integrada faz parte da comitiva organizada pelo governo do Paraná, em parceria com a OCEPAR, para mostrar ao mundo cases de sucesso do estado na área da logística, economia, turismo e sustentabilidade. No evento gigante, o cooperativismo terá a oportunidade de dar visibilidade aos resultados produzidos a partir da força da união.
Foram criados materiais exclusivos para a Expo Dubai, para divulgação de ativos da Integrada. O primeiro é a laranja e seus derivados, como o suco concentrado, já exportado para os 5 continentes, o óleo D-Limoneno, o óleo essencial e o aroma. A Unidade Industrial de Sucos conquistou certificações de conformidade nacionais e internacionais.
A Unidade Industrial de Milho compõe o segundo catálogo a ser divulgado em território árabe. No informativo estão listados mais de 20 derivados, produzidos na maior e mais avançada indústria de processamento de milho do país. A expertise fabril inclui rigoroso controle de qualidade, alicerçado em padrões internacionais.
O terceiro produto a ser promovido pela Integrada em Dubai é o café Coperatto. Lançado em 2020, o Coperatto é resultado de grãos produzidos com tecnologia pelos cooperados. E, foram selecionados por especialistas da cooperativa, que dedicaram experiência e paixão pela cultura e entregaram um blend singular, nas versões tradicional e extra forte.
A missão é denominada Paraná Business Experience 2021. Durante uma semana, a partir do próximo dia 10 (domingo), enviados do poder público e privado paranaense vão buscar oportunidades, negócios e investimentos.
O superintendente industrial e de operações da Integrada, Igor Beno Bourscheidt, afirma que o momento é único para que a Integrada amplie seus clientes e contatos internacionais.
Ainda, a missão a Dubai pode ser uma via de mão dupla em benefício do futuro que a cooperativa constrói, diariamente. “Além de divulgar nossos produtos, nossa presença na missão representa a busca por novas tecnologias com potencial para alavancarem ainda mais nossos processos produtivos”, reforça Igor.
O gerente comercial para derivados de milho e laranja, e de varejo do café Coperatto da Integrada, Samuel Tomaz da Silva, acrescenta que “a cooperativa já atende o mercado africano com derivados de milho, como fubá e gritz, e grande parte deles tem suas sedes em Dubai. Estamos trabalhando para incluir reuniões presenciais com esses clientes, para reforçar o contato e, quem sabe, ampliar os negócios.”
Samuel também acredita que a presença nos Emirados Árabes possa fomentar novas oportunidades para a laranja. “Fornecemos o suco concentrado para mais de 30 países. Com nossa experiência temos expectativa de conquistar novos mercados para o segmento”, avalia o gerente comercial.
No Pavilhão Brasil, instalado no distrito da Sustentabilidade, o governador Ratinho Junior, faz a apresentação de abertura da missão, no dia 10.
Nos dias 11 e 12 de outubro, as empresas e cooperativas participam de rodadas de negócios e networking com potenciais investidores dos Emirados Árabes Unidos. São industriais dos setores automotivo, agronegócio, alimentos e bebidas, papel, madeira e celulose, bem-estar, e infraestrutura e tecnologia da informação, além de uma agenda específica para os municípios.
No dia 11, acontece um painel sobre Agronegócio. A Integrada acompanha, ainda, o Global Forum Africa nos dias 13 e 14, com visitas técnicas e agenda de networking nos pavilhões da feira internacional. Ainda no dia 14, uma comitiva, inclusive com os representantes da Integrada, visita o Porto de Dubai. A agenda da missão paranaense se estende até o dia 16.
Os países participam com pavilhões que representam suas nações, divididos em três distritos: Oportunidade, Mobilidade e Sustentabilidade. O Pavilhão do Brasil, que integra a área da Sustentabilidade, tem 4.380 metros quadrados.
O tema desta edição da Expo Dubai é “Conectando mentes, criando o futuro”. Se estima que a feira reúna mais de 190 países e receba 25 milhões de visitantes de 1º de outubro de 2021 a 31 de março de 2022.
Fotos: Marcelo Camargo, Agência Brasil.
arquivo pessoal.