O cuidado com a semente oferecida ao cooperado da Integrada foi reconhecido com mais uma certificação do produto.
A Syngenta acaba de incluir o tratamento industrial de sementes da cooperativa, entre os processos qualificados por cumprirem os seis pilares do Programa Seedcare, de excelência.
O reconhecimento foi recebido em forma de uma placa dourada, pelo gerente de insumos da Integrada, Romildo Birelo, e pelo gerente técnico, Wellington Furlaneti, em Atibaia/SP.
Desde 2015, a multinacional certifica sementeiros que satisfazem as exigências de aplicar os produtos na dose certa, fornecer os melhores lotes para o tratamento industrial, garantir a manutenção dos equipamentos complexos utilizados no procedimento, providenciar a segurança dos colaboradores envolvidos, dar atenção ao meio ambiente, evitando vazamentos e descartes inadequados, e atender a legislação para o segmento.
Para o gerente de insumos da Integrada, Romildo Birelo, receber a certificação Seedcare, da Syngnta representa mais um avanço da cooperativa rumo à alta performance do cooperado, no campo. “Esse reconhecimento aumenta a credibilidade do nosso serviço junto ao cooperado. Trabalhamos para entregar o melhor desempenho das três unidades de beneficiamento de sementes da Integrada, que são revertidos em produtividade nas lavouras”.
O gestor acrescenta que, no Brasil, apenas entre 20 e 30% das sementes são tratadas de forma industrial, a grande maioria recebe os produtos químicos nas propriedades, no método on farm. “Na Integrada, estamos bem acima dessa média, pois, 70% das sementes adquiridas pelos cooperados, passam por tratamento industrial”.
A Syngenta implantou o Seedcare como um suporte aos produtores para aumentar a rentabilidade e a sustentabilidade do agronegócio.
O gerente técnico, Wellington Furlaneti, afirma que “o selo de certificação do Seedcare é muito importante por trazer maior credibilidade junto aos cooperados e clientes, e porque o processo de TSI atende o padrão de qualidade exigido por nosso fornecedor. Com isso o produtor tem a segurança que recebe a semente com a dose de produto recomendada”.
A Integrada instalou o primeiro equipamento da Syngenta, para tratamento industrial de sementes, em 2007. Hoje, são dois equipamentos, um em Santa Cecília do Pavão/PR e outro em Mauá da Serra/PR. “Em 2019, a Integrada completou a automatização da linha de tratamento de sementes. Hoje, todo o processo está mais seguro para o colaborador e para o meio ambiente”.
É importante lembrar que o tratamento industrial de sementes também permite uma semeadura mais ágil, especialmente, porque o cooperado tem, cada vez mais, executado duas ações ao mesmo tempo, quando colhe uma safra e já semeia a seguinte, praticamente ao mesmo tempo.
“Receber a certificação Seedcare, da Syngenta, é como certificar a Integrada como um todo”, celebra Romildo.