A sede da Integrada Cooperativa Agroindustrial, em Londrina, recebeu na última sexta-feira (13) a visita de uma comitiva do Governo do Estado do Paraná. O encontro fez parte de uma série de visitas a cooperativas paranaenses, que ocorreu na semana passada, com o objetivo de alinhar projetos e apresentar novas ferramentas de incentivo ao desenvolvimento do setor agropecuário.
Pela Integrada, participaram o diretor-presidente, Jorge Hashimoto e o superintendente geral, Haroldo Polizel. A comitiva do Governo foi liderada pelo secretário da fazenda, Norberto Ortigara e pelo secretário da agricultura e abastecimento, Márcio Nunes.
Estiveram presentes o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, o secretário de cidades, Guto Silva, o secretário de indústria, comércio e serviços do Paraná, Marco Brasil, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi, o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo Janene El- Kadre, além de deputado estaduais e representantes de entidades ligadas ao agronegócio.
Entre os principais temas discutidos esteve o novo instrumento de financiamento voltado ao agronegócio: o Fiagro FIDC, uma alternativa que promete facilitar o acesso a crédito com taxas de juros mais atrativas para as cooperativas “esta medida busca ampliar os investimentos nas cadeias produtivas, reduzindo custos e estimulando a expansão da produção”, declarou Guto Silva.
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi ressaltou que a Integrada faz parte da história do Paraná e tem participado do desenvolvimento do estado “o objetivo é justamente criar condições para que as cooperativas possam continuar crescendo, gerando emprego e fortalecendo a nossa economia. Com a equalização das taxas de juros, conseguimos reduzir o custo do crédito e estimular a aquisição de novos equipamentos e o aumento da produtividade”, destacou Curi.
O secretário da fazenda, Norberto Ortigara explicou que o FIDC Agro Paraná é um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios voltado para as cadeias produtivas do agronegócio. Lançado pelo governo do estado, tem como objetivo facilitar o financiamento ao setor “nosso foco principal são as cooperativas, que são as grandes transformadoras da produção agrícola no Paraná. Criamos esse instrumento para acelerar o processo de inovação e expansão dos parques industriais das cooperativas”, destacou Ortigara.
Outro ponto abordado durante a reunião foi o investimento estadual em infraestrutura, voltado à melhoria das estradas rurais. O Programa Estradas da Integração, que prevê mais de R$ 3,7 bilhões em recursos, visa facilitar o escoamento da produção agrícola e melhorar o acesso das comunidades rurais a serviços essenciais.
A visita também foi uma oportunidade para debater o acesso à energia no campo, por meio do programa RenovaPR, que incentiva o uso de fontes renováveis.
Para o diretor-presidente da Integrada, Jorge Hashimoto, o encontro foi positivo “agradeço a presença de todos. Esta foi uma excelente oportunidade para conhecer de perto um projeto que apoia a nossa cooperativa e nossos cooperados, reforçando que o Paraná é um estado forte e comprometido com o desenvolvimento da agricultura”, afirmou.







