Começou hoje (13), na Integrada, a nova edição do Lean Six Sigma (LSS), programa que visa aprimorar processos, aumentar a produtividade e assegurar a entrega de produtos e serviços de alta qualidade.
O lançamento do programa para 2024 ocorreu nesta manhã, com a participação de 40 colaboradores entre gerentes, supervisores e coordenadores, que juntos irão sugerir projetos que deverão ser trabalhados ao longo do ano “os temas propostos hoje serão avaliados pela superintendência da cooperativa. Os projetos deverão trazer soluções para gargalos em diversos setores da Integrada”, explica Raquel de Castro Barros, especialista em processos da equipe de planejamento.
A abertura do evento foi feita pelo superintendente geral da Integrada, Haroldo Polizel “estamos num ano desafiador. Precisamos desenvolver soluções para melhorar nosso desempenho, otimizar o uso das nossas máquinas de produção, reduzir despesas, com foco em resultados de excelência”, ressaltou.
O treinamento será conduzido por Carlos Domenech, CEO da MI Domenech. Ele falou aos gestores sobre a importância de simplificar os processos para conquistar resultados promissores “a falta de padronização nos processos pode proporcionar atrasos, gerando retrabalho. Facilitar a produção poderá promover desempenho com mais qualidade”, reforçou Carlos.
Reconhecimento
A abertura do LSS 2024 foi marcada por um momento importante, onde 6 colaboradores foram homenageados pela intensa participação no programa durante o ano de 2023. Eles foram reconhecidos como “Líderes Black Belt Destaque” e “Integrantes “Green Belt Destaque”.
O diretor-presidente da Integrada, Jorge Hashimoto, parabenizou os colaboradores que se destacaram no programa LSS “temos que buscar melhorar nossa eficiência produtiva. Os meus parabéns a todos os participantes, que estão buscando conhecimento para que possamos alcançar nosso planejamento estratégico que é a Rota 843”, declarou Hashimoto.
Onésio Mioto Junior, supervisor operacional da regional Cornélio Procópio foi um dos homenageados como “Integrante Green Belt Destaque”. Ele conta que se empenhou muito para conquistar resultados, e disse que não esperava esse reconhecimento “estou muito feliz. Me dediquei, dei o meu melhor para este programa. Estou na Integrada há 27 anos e percebo que sempre é tempo para contribuir”, falou.
O especialista em planejamento estratégico, José Eric Marçal recebeu o título “Líder Black Belt Destaque”. Para ele, esse reconhecimento significa uma evolução profissional “ser destaque como líder de um projeto me deixou muito contente. Estou surpreso e feliz com esta conquista”, declarou.
Para Raquel Castro, o desempenho destes colaboradores fez a diferença“ temos equipes empenhadas em otimizar os processos através da metodologia Lean Six Sigma e gerar ainda mais valor aos nossos negócios. Estão todos de parabéns”, comemorou Raquel.
Outros 12 colaboradores receberam faixa e a certificação “Green Belt” por participarem do Programa LSS nos anos de 2019, 2020 e 2022.
Inscrições
O programa é voltado para os colaboradores da Integrada. Os interessados podem fazer a inscrição até a próxima sexta-feira (15).
Através da combinação das metodologias Lean e Six Sigma, a Integrada está redefinindo a excelência operacional da cooperativa.
O programa acontece desde 2019 e desse então, já foram entregues 18 projetos e outros 20 estão em pleno desenvolvimento.
São mais de 150 colaboradores envolvidos e um retorno financeiro de quase R$ 6 milhões de reais.
O LSS comprovadamente agiliza os processos, reduz desperdício, aumenta a produtividade, melhora a assertividade, amplia o controle de processos complexos.