Ao longo de seus quase 26 anos de fundação, a Integrada criou e implantou projetos que promovem o bem-estar da população, como forma de compartilhar os resultados apurados pela empresa. Esse é o espírito cooperativista.
A Integrada valoriza e executa ações que envolvem e beneficiam as comunidades no entorno de sua área de abrangência. As regionais centralizam as iniciativas, que são reforçadas nas unidades de recebimento de grãos, lojas de insumos e outros locais da cooperativa.
Um dos projetos sociais mais sólidos da Integrada é o Plante Um Sorriso, criado em 2003. A proposta é voltada para crianças em idade escolar. O projeto busca promover a educação, a culturaea cidadaniadecriançasdos municípios onde a Integrada atua.
Em outubro, mês das crianças, as regionais doam brinquedos e materiais para instituições assistenciais e de ensino, além de realizar eventos, como festas, peças teatrais, oficinas artesanais, projetos de incentivo à leitura e diversas outras atividades.
E, para cumprir esse cronograma, há programação durante todo o ano, pois os colaboradores promovem iniciativas voluntárias a fim de levantar recursos para as ações planejadas. Cooperados também contribuem por meio de doação de amostras de grão, participações espontâneas e outros meios.
No caso das amostras, o cooperado é convidado a doar a pequena quantidade para o projeto. A porção vai para um reservatório exclusivo e, quando há volume suficiente para ser vendido, o valor é revertido para o Plante Um Sorriso e lançado em uma conta específica do projeto.
Com a pandemia de Covid-19, foi preciso suspender toda atividade que envolvia aproximação. Assim, em 18 anos de ações junto aos pequenos, o projeto também foi interrompido no ano passado e no primeiro semestre de 2021.
Somente com a melhora nos indicadores oficiais de proteção à população, as atividades estão retornando. Assim, o Plante Um Sorriso foi realizado em algumas regionais, conforme o status sanitário local e a oportunidade para a ação.
Mauá da Serra
A regional da Integrada em Mauá da Serra retomou o Plante Um Sorriso com um concurso de redação. O desafio foi proposto a alunos da 4ª série do ensino fundamental das escolas municipais. O tema foi “Como é bom ter amigos e estar próximo deles. ”
O gerente da regional Mauá da Serra, André Yokota, esclarece que a ideia foi “identificar o olhar das crianças para a pandemia e o sentimento de não estarem com os amigos durante o período de distanciamento social, e longe do ambiente escolar”.
Participaram alunos das escolas municipais Yukio Uemura, Paulo Haruo Sato, Maria Baueb Jamus e Sandra Maria.
A comissão julgadora foi composta pela secretária municipal de educação de Mauá da Serra, Vânia Coutinho, pelo gerente da regional, André Yokota, além dos colaboradores da cooperativa, Tatiane Franciele Araújo, Karina Pedro de Castro e Vinicius Rocha de Diniz. Lembrando que nenhum deles tem filhos que estudam nas escolas participantes do concurso.
Compartilhando emoções
O gerente André Yokota compartilhou sua experiência pessoal. Ele acompanhou a mudança nos sentimentos da própria filha, em razão da privação da família e dos amigos da escola. “As crianças também sentiram essa mudança radical na rotina de todos. Foram várias etapas entre questionar o isolamento e se adaptar. Por essa razão, decidimos dar oportunidade para que alunos e alunas se manifestassem através das redações. Escrever pode ser uma forma de superar momentos complexos”.
Yokota explica que os textos revelaram a sensibilidade das crianças, mas também o amadurecimento diante da situação inusitada. “Foi possível perceber claramente o que se passava na cabeça e no coração de cada estudante. Sem dúvida, todos e todas vão conservar essa experiência ao longo de suas vidas”.
A secretária de educação, cultura e esporte de Mauá da Serra, Vânia Coutinho, afirmou que a Integrada é parceira do município há vários anos. “O Projeto Plante Um Sorriso é muito especial, porque é totalmente coerente com a grade curricular. Assim, a iniciativa agrega e reforça o conteúdo de sala de aula”, diz Vânia.
O diretor secretário da Integrada, Sérgio Otaguiri, acompanha o Plante um Sorriso desde o início. Ele destaca que o projeto surgiu a partir de um pedido dos próprios cooperados. “Os produtores queriam aproximar comunidade e cooperativa, e decidiram fazer uma bela festa no dia das crianças, nas creches e escolas municipais. A ideia cresceu, tomou forma de uma sólida ação de responsabilidade social e hoje tem outras iniciativas agregadas”.
Otaguiri se refere ao projeto de incentivo à leitura, com a doação de livros pedagógicos e kits de livros de estórias infantis, do autor brasileiro Monteiro Lobato. Foram organizados concursos de redação específicos sobre a obra do escritor, em todas as regionais. A pandemia de Covid-19 suspendeu a programação. Agora, ele será retomado, assim como todo o Plante Um Sorriso.
“É uma realização muito grande para a Integrada, e para nós, ver que o Projeto Plante Um Sorriso ajudou a formar pelo menos uma geração, nesses quase 20 anos de implantação”, comemora Sérgio.