“Sinais e sintomas do câncer infantojuvenil: a importância do diagnóstico precoce” foi o tema da palestra ministrada hoje (18), pela diretora de eventos da Ong Viver, Lorena Guskuma para os colaboradores da Integrada.
A palestra foi uma iniciativa do setor de cooperativismo com o objetivo de alertar para a doença, que atinge crianças e adolescentes com idade entre 0 e 19 anos e representa a principal causa de morte entre essa parcela da população.
A cada ano, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), são diagnosticados no Brasil, cerca de 12 mil novos casos de câncer infantojuvenil.
Lorena reforçou a importância de estar atento aos sinais, já que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura “é fundamental perceber a criança e a qualquer sinal procurar um médico. Os sintomas mais comuns são manchas roxas pelo corpo, palidez inexplicada da pele e vômitos”, ressalta.
A Ong Viver acolhe e ampara crianças e adolescentes de Londrina e região, que estão fazendo tratamento de câncer, oferecendo atendimento social, psicológico, nutricional e odontológico, alimentação, pernoite, cesta básica, medicamentos, próteses e, também, atividades recreativas “tudo mantido graças ao apoio da comunidade e ações que realizamos para levantar recursos. Estamos sempre em busca de ajuda para manter os nossos atendimentos ”, diz Lorena Guskuma.
Para ajudar basta acessar o site da ONG Viver https://www.ongviver.org.br/como-apoiar