Produtividade elevada é um dos diferenciais da BRS 1064IPRO apresentada no AgroTec 2024

A Integrada Cooperativa Agroindustrial apresentou, no AgroTec 2024, entre os dias 31 de janeiro a 02 de fevereiro, em Londrina (PR), a cultivar de soja BRS 1064IPRO.

A nova cultivar se destaca pelo excelente potencial produtivo, sanidade, além das características da tecnologia Intacta RR2PRO, o que associa o controle de plantas daninhas e a resistência a algumas lagartas.

Durante a solenidade de abertura do evento, o chefe-geral Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno, fez a entrega simbólica das sementes da BRS 1064IPRO para a Integrada. “Estamos promovendo lançamentos regionais para valorizar o relacionamento que temos com nossos parceiros comerciais nas diferentes regiões produtoras de soja”, explica Nepomuceno. “A Embrapa vem gerando cultivares produtivas, com boa sanidade e adaptadas para os diferentes desafios do campo, no entanto, apenas com o apoio de parceiros, como a Integrada, conseguimos que as tecnologias cheguem até os produtores”, enfatiza.

O gerente de insumos da Integrada, Romildo Birelo disse que a nova cultivar vem apresentando excelente desempenho “inicialmente o que chamou a nossa atenção para a BRS 1064 IPRO é que ela alcançou um ganho de produtividade maior em cima de outras duas cultivares, amplamente plantadas, do mesmo grupo de maturação”, diz.

Desenvolvida pela parceria entre a Embrapa Soja e a Fundação Meridional, a BRS 1064IPRO tem como ponto forte o excelente potencial produtivo, com alta estabilidade.  “Essa cultivar apresentou ganho produtivo de 6,8% acima da média das principais cultivares padrões de mercado, de amplo cultivo na macrorregião de indicação”, destaca o pesquisador Carlos Lásaro Melo, da Embrapa Soja.

 A BRS 1064IPRO é indicada para os estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, além de ser recomendada para o centro-norte de Mato Grosso do Sul e sudoeste de Goiás (REC 301).

Romildo Birelo informou que a cultivar já está disponível para associados e clientes da Integrada “diante do resultado expressivo, a cooperativa decidiu aumentar a produção de sementes. Será disponibilizado 600 mil kg para plantio em 2024”, ressaltou.

Essa cultivar tem ainda ciclo semi-precoce (grupo de maturação 6.4), o que é um atrativo a mais aos produtores. A BRS 1064IPRO apresenta ampla janela de semeadura e de adaptação, apresentando ótimo desempenho também na abertura de plantio, que é um atrativo para produtores interessados no cultivo do milho segunda safra. Essa cultivar apresenta ainda resistência ao acamamento e às principais doenças da soja, principalmente à podridão radicular de Phytophthora.

Em avaliações preliminares de campo, em área infestada, a cultivar também apresentou uma boa tolerância  à  doença macrophomina. Neste sentido, novos estudos serão realizados para confirmar esse comportamento. Outro destaque que torna a BRS 1064IPRO bastante promissora é sua resistência aos nematoides de galha e de cisto (raça 3), desafios para as regiões para as quais ela está sendo indicada.

Produção no campo

O cooperado Hauston Munhoz plantou 70 alqueires de soja BRS 1064IPRO na sua propriedade, localizada em Santa Cecília do Pavão. Ele conta que investiu nessa nova variedade porque acredita numa produtividade maior “fiz o plantio em outubro e tenho observado um bom desenvolvimento da lavoura. Acredito numa colheita bem produtiva”, ressalta o cooperado.

Fábio Mitomu Maeoka, cooperado de Santo Antônio do Paraíso, plantou a nova variedade de soja. Ele também acredita no potencial da cultivar “espero por uma boa safra. A plantação está bonita, vigorosa. Plantei 27 alqueires e pretendo ir aumentando gradativamente a área”.

A equipe técnica da Integrada constatou que a BRS 1064 IPRO tem arranque inicial mais rápido e estabilidade produtiva “é uma excelente cultivar. Uma grande opção para a próxima safra”, finalizou Romildo Birelo.

TEXTO: ASSESSORA DE IMPRENSA EMBRAPA E INTEGRADA