Integrada foi a primeira a cooperativa do estado a concluir o projeto
A Integrada Cooperativa Agroindustrial finalizou ontem (15), o Projeto ESG+Coop, que visa a sistematização e a organização das ações de ESG das cooperativas paranaenses.
O ESG é assunto sempre presente na Integrada e a participação no projeto propiciou o acesso a 12 módulos, que fortalecem o conhecimento e o compromisso com o tema na cooperativa. Na manhã da quinta-feira, cerca de 30 gestores participaram do encontro “Plano de Treinamento e Comunicação”, que integra o programa ESG+Coop, concluindo assim, o Projeto idealizado pelo Sescoop PR, da Ocepar.
O módulo, conduzido pela professora da PUC-PR, Daniele Farfus, é mais um investimento contínuo, com foco nos programas e ações ligados ao ambiental, social e governança da cooperativa “este módulo traz um processo reflexivo sobre a importância da cultura e da reputação organizacional. A partir disto, os participantes elaboram um plano de treinamento e comunicação para os diferentes públicos, com foco no ESG”, disse Daniele.
Ana Lúcia de Almeida Maia, coordenadora de Sustentabilidade reforçou a importância do projeto para a Integrada “o ESG+Coop foi iniciado em 2023. Foram realizados diversos encontros, com olhar para a trilha de governança, social e ambiental e também para a metodologia GRI, que já utilizamos no nosso relatório de sustentabilidade. Nosso time esteve muito engajado. Somos a primeira cooperativa do estado a concluir o projeto pela PUCPR”, comemorou.
A abertura das atividades foi feita pelo diretor vice-presidente da Integrada, João Francisco Sanches Filho, que falou sobre a representatividade do projeto para as cooperativas “o projeto do Sescoop é fundamental para que a liderança da Integrada e das demais cooperativas estejam alinhadas com o tema ESG e depois possam repassar as informações para seus liderados”, ressaltou João Francisco.
O plano de comunicação e treinamento, executado no último módulo do projeto, trouxe propostas consistentes, que serão avaliadas pelo comitê de gestão e de sustentabilidade da Integrada “este plano de ação será avaliado posteriormente e algumas ideias poderão ser inseridas, para que o tema ESG seja aprimorado no contexto da nossa cooperativa”, afirmou Ana Lúcia Almeida