Cooperativa dá início ao ciclo estratégico 2021-2025
A Integrada inicia o ano com um novo direcionamento, comprometida com a superação das metas, foco nos resultados e a transformação dos processos de gestão e de cultura corporativa.
O Planejamento Estratégico para o ciclo 2021-2025 foi intitulado “ROTA 843”, estabelecendo objetivos a serem atingidos por meio de melhorias nos processos internos. O termo “ROTA 843” tem um significado estratégico, com metas de crescimento para o futuro próximo: R$ 8 bilhões de faturamento, 4% de resultado e um índice 3 de alavancagem, ou seja, aprimorar a estrutura de capital da Integrada, reduzindo os custos financeiros e, com isso, ampliando a oportunidade de acessar linhas de crédito com taxas de juros menores.
As mudanças começaram a ser implementadas com a reestruturação organizacional da Integrada. Foi criada a Superintendência Industrial e de Operações, responsável pela gestão das três indústrias (milho, sucos e rações), e pelos setores de engenharia, operacional e de logística. As superintendências Administrativa e Financeira, Insumos e Técnica e a Comercial também tiveram mudanças internas, todas com foco no negócio e nas especialidades das áreas de atuação da cooperativa.
De acordo com o superintendente geral da Integrada, Haroldo Polizel, esse novo organograma foi pensado para dar foco nas operações. “Queremos melhorar nosso dia a dia, possibilitar melhores entregas e resultados para o cooperado. E isso passa pela eficiência do fluxo da gestão de cada setor”, completa.
Para o diretor presidente da Integrada, Jorge Hashimoto, o futuro começa agora.”Juntos e com o novo ciclo estratégico, norteados pela ROTA 843, objetivamos levar a Integrada a novos patamares de crescimento e solidez, gerando ainda mais valor aos nossos cooperados e diferenciais aos nossos colaboradores e clientes. Para isso, será necessário não só empenho, mas dedicação, união, motivação e engajamento de todos nós”, destaca Hashimoto.
A escolha de um período de cinco anos para a ROTA 843 foi da Integrada, que avaliou ser um intervalo de tempo suficiente para a implantação das mudanças. “Cinco anos são cinco safras de soja, assim vamos pensando ano a ano para planejar, implementar e colher as melhorias que a gente espera”, ressaltou Polizel.
“O centro do planejamento é sempre o cooperado, e 2021 é o ano estratégico para acertarmos os passos e o ritmo rumo ao futuro”, frisa o diretor presidente.
CONSULTORIA INTERNACIONAL
Para que fosse possível implementar o ROTA 843, foi contratada no começo de 2020 a consultoria da Rabobank, instituição financeira holandesa que oferece soluções estratégicas para crescimento sustentável de empresas, com foco no agronegócio.
O gerente de planejamento da Integrada, André Galletti, explica que a consultoria foi dividida em quatro etapas, realizando o diagnóstico de todos os setores da cooperativa, a identificação das oportunidades e potenciais e as tendências do mercado, principalmente de commodities e produtos.
“Todo trabalho passou por uma revisão rigorosa do comitê de gestão e conselhos, além da análise de viabilidade e risco. Estes potenciais projetos passaram por um estudo de tendências de mercado e impacto financeiro, sempre levando em consideração a maior produtividade e rentabilidade do cooperado”, completa Galletti.
Com as atenções voltadas à inovação, muitos dos projetos em andamento visam melhorar os processos, oferecendo maior eficiência operacional e comercial. “A inovação não precisa necessariamente estar ligada a tecnologias. Podemos inovar com ideias que possibilitem redução dos custos e otimização dos processos. Mas a certeza é que a inovação é o caminho mais viável para atingir os objetivos da ROTA 843″, finaliza Galletti.