A Integrada Cooperativa Agroindustrial recebeu por meio do time de Sementes a Certificação CSAT 2023, concedida pela Corteva.
A instituição avalia todos os parâmetros de aplicação de tratamento de sementes industriais, através de testes para verificar a compatibilidade dos produtos que compõem a receita e assertividade de dose das doses. A iniciativa, visa garantir ao cooperado a dosagem correta e a manutenção dos altos padrões das sementes adquiridas na cooperativa.
As amostras recolhidas foram analisadas no Centro de Tecnologia para Tratamento de Sementes, da Corteva, localizado em Paulínia (SP).
Segundo o coordenador de insumos da Integrada, Marcio Zanatta, durante o processo da certificação, ocorrem algumas ações para dar sustentação a todos os resultados, sendo:
- Treinamento de Operadores de Tratamento de Semente Industrial da cooperativa pelo time do CSAT;
- Visita de Especialista em Tecnologia de Aplicação na Unidade de Beneficiamento de Sementes da Integrada (UBS);
- Verificação no início do tratamento de sementes industrial, realizada com um equipamento exclusivo (XRF), que tem como objetivo examinar a dosagem com resultados instantâneos para dar segurança no início do tratamento.
O processo acontece “in loco” e, permite captar algumas divergências que possam ocorrer, tais como problemas de calibrações, inconsistências do equipamento, possíveis falhas dos operadores, entre outros.
Vale ressaltar que todas as amostras das Sementes Integrada tiveram assertividade na dose correta do produto.
O time de Sementes Integrada atua na busca pela excelência contínua, realizando ações que dão segurança ao cooperado na aquisição de insumos.