A palavra é derivada do inglês e significa “em conformidade”. Aplicado no âmbito corporativo, o Compliance é a atuação da empresa de acordo com leis, regulamentos, políticas e diretrizes estabelecidas pela organização.
Além de proporcionar segurança aos processos, o Compliance atua na gestão da empresa, auxiliando no seu desenvolvimento e na melhoria contínua, com foco em minimizar os riscos. Age para denunciar, detectar, tratar ou evitar desvios que possam levar a organização para uma eventual crise.
Por meio do Programa de Compliance, são estabelecidos os processos em conformidade e observância da legislação em vigor, a construção do Código de Ética e a composição de canais para prevenção, comunicação, treinamento, investigação e tantos outros que o programa requer.
No início do ano, a Integrada incluiu em seu novo organograma a gerência de Compliance, Gestão de Risco e Auditoria, com a finalidade de implementar o Programa como parte do Novo Planejamento Estratégico para o ciclo 2021-2025.
De acordo com o gerente de Compliance, Fernandes de Souza Junior, é fundamental a conformidade de atitudes, para assim alcançar as consequências positivas que essas boas práticas trazem à gestão, solucionando problemas, buscando resultados melhores e garantindo segurança aos negócios.
Acompanhe em nossas próximas edições novos conteúdos sobre Compliance, a implementação na Integrada e as iniciativas em andamento.