22 de Março – na Integrada, a água é protagonista

O dia 22 de março é dedicado, no mundo todo, ao alerta sobre a importância da água e os riscos de escassez do elemento mais importante para a vida na Terra.

O Programa Nossa Água, da Integrada, foi criado em 2005, e premiado pela ANA – Agência Nacional de Águas.

A Política Ambiental da Integrada foi consolidada em 2018, e o Pensari, reconhecido como um amplo programa a abrigar projetos e iniciativas ligadas à sustentabilidade e suas aplicabilidades (ambiental, social, econômica etc).

O Nossa Água tem feito a diferença nas propriedades dos cooperados, inclusive, com apoio para a recuperação de nascentes e instalação de fossas ecológicas, que evitam a contaminação da água subterrânea no campo.

Frutos concretos

Como fruto concreto desse trabalho de conscientização para a preservação ambiental, uma iniciativa partiu do analista de logística, Leonardo Panont, que trabalha na superintendência industrial e de operações, na matriz da Integrada. Ele propôs o fim do copo descartável no setor.

A ideia foi apresentada aos colegas, que aprovaram de imediato. A partir dessa decisão, nesta superintendência, serão utilizados copos de vidro e xícaras de cerâmica, portanto, laváveis e reutilizáveis. A limpeza e organização foi assumida por todos.

Compartilhando boas iniciativas

A proposta do colaborador foi exaltada pela coordenadora de sustentabilidade da Integrada, Ana Lúcia de Almeida Maia, que resolveu divulgar a ação para todos, na matriz. Assim, nesta terça (22), em um encontro presencial, com máscaras, Leonardo reapresentou o projeto, ilustrado com dados alarmantes sobre a contaminação da água do mar. “Os plásticos, espalhados no mar, são um risco para a população marinha do planeta, e, por extensão, para todos nós”, reforçou o colaborador.

No Encontro da Sustentabilidade em comemoração ao Dia Mundial da Água, os colaboradores reunidos na sala milho, conheceram melhor a proposta do colega. Leonardo reforçou que “ao abolir o copo descartável é possível também economizar a água utilizada no processo de fabricação dos descartáveis. Também acredito que podemos colaborar com o robusto programa de sustentabilidade da Integrada”.

Ainda, a emissão de gases de efeito estufa, liberados em processos poluentes, aumenta a temperatura global e altera o ecossistema. Foram apresentadas iniciativas positivas no mesmo sentido, adotadas por grandes empresas. A gigante das cafeterias, a Starbucks, assumiu os copos reutilizáveis, como contribuição ambiental.

A Starbucks é uma empresa comprometida com o ciclo completo da sustentabilidade, na atividade que desempenha. Tanto, que certifica apenas produtores que trabalham alinhados com seus ideais. A Integrada tem cafeicultores certificados pela líder mundial das cafeterias, exatamente por agregarem valor ao produto através da observação a critérios ambientais, trabalhistas, entre outros princípios.

O superintendente industrial e de operações, Igor Beno Bourscheidt, elogiou a iniciativa. “É simples, mas corajosa, pois é uma mudança de hábito que exige disciplina de todos, e estamos empenhados”.

O diretor secretário, Sérgio Otaguiri, lembrou que o Projeto Nossa Água nasceu de uma iniciativa de proteção a matas ciliares, em Ubiratã, no Oeste do Paraná. “Hoje, somos referência no assunto, com prêmio da ANA. A iniciativa do Leonardo prova que é possível desenvolver consciência ambiental, através do bom exemplo. Proteger a água e o meio ambiente é uma bandeira permanente da Integrada”.

A analista de RH, Simone Baldin, declarou apoio à iniciativa do colega, “e à sustentabilidade na Integrada e no dia a dia, como atitude que pode melhorar o planeta”.

Ana Lúcia, disse que a iniciativa do colaborador “estimula a todos a unir forças para semear e compartilhar boas práticas. Realmente, precisamos ser a mudança que queremos ver no mundo”.