Projeto Nossa Água – cooperativismo refletido nas nascentes

O Dia Mundial das Águas, 22 de março, foi criado pela ONU – Organização das Nações Unidas, em 1993, para promover um esforço mundial de conscientização para a conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos do planeta.

O objetivo das ações é aumentar a consciência pública sobre a importância da conservação, preservação e proteção da água; aumentar a consciência dos governos, de agências internacionais, organizações não governamentais e setor privado, e promover campanhas sobre a importância da água.

Os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, são uma ação colaborativa entre 193 países para acabar com a pobreza, proteger o Meio Ambiente e outras iniciativas, até 2030. Dos 17 objetivos principais, a meta de número 6 é “garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos”.

A Integrada organiza e alinha seus programas e projetos de sustentabilidade aos objetivos internacionais. Através da Política de Sustentabilidade da cooperativa, foi desenvolvido o Pensari, um amplo programa que prevê atividades de prevenção, recuperação e proteção de recursos ambientais, entre outros setores nos quais a sustentabilidade se aplica.  

Um dos projetos ligados ao Meio Ambiente, nos quais os resultados se mostram de forma mais rápida, é o Nossa Água, que promove a recuperação e conservação de nascentes, além de contribuir para a instalação de fossas ecológicas, estratégia que evita a contaminação do solo e da água de poços artesianos.

Campanha Propriedade Sustentável

Na Integrada, cada vez mais cooperados têm a oportunidade de participar da redescoberta e proteção de minas, nascentes, fontes ou olhos d’água, como são chamados os veios do precioso líquido que aflora do solo para beneficiar pessoas e animais.

Uma das nascentes recuperadas pelo projeto fica no município de Santo Antônio da Platina, Norte Pioneiro do Paraná. A propriedade é do cooperado Integrada, Cristiano Arantes Fontana, e da esposa, Bruna.

O casal de produtores rurais aderiu à Campanha Propriedade Sustentável 2021, lançada no Dia do Meio Ambiente do ano passado, cinco de junho. A iniciativa foi uma parceria do setor de sustentabilidade da Integrada com a loja de máquinas de Londrina.

Em Santo Antônio da Platina, a Bruna conta que recebeu o cupom de número um, na loja de insumos da Integrada. “Fui a primeira cooperada a participar da campanha. Fiquei animada para ganhar, mas foi uma grande surpresa. O prêmio de recuperação veio na hora certa, porque o local estava com problemas e o volume de água tinha reduzido bastante. Agora, a água jorra do cano instalado, no espaço totalmente reconstruído. Está maravilhosa nossa mina”, comemora Bruna. Além do consumo na casa, a família utiliza a água nas atividades agropecuárias, especialmente, produção de leite.

Pela campanha, na compra de máquinas, equipamentos ou acessórios nas lojas de insumos e/ou regionais da Integrada, com valor igual ou superior a R$ 500,00, o cooperado ou cliente recebeu um cupom para concorrer aos prêmios. O sorteio foi realizado na matriz da Integrada, no dia 28 de julho, dia do agricultor. O primeiro e segundo colocados ganharam a recuperação de uma nascente e a instalação de uma fossa ecológica. Terceiro, quarto e quinto colocados ganharam a recuperação de uma nascente.

Artesão de nascentes

João Jamil Moreni Bernis é tecnólogo em Agronegócio e especialista em recuperação de nascentes. Jamil, como é mais conhecido, é parceiro da Integrada há 15 anos, no Projeto Nossa Água.  

Jamil transforma uma mina desativada, ou destruída pela força da natureza, como chuvas fortes e enxurradas, em uma fonte de água potável e útil para a família do cooperado e para as atividades econômicas da propriedade.

A primeira ação do experiente recuperador de nascentes é investigar a causa da obstrução. Com o olhar, ele vai percorrendo o caminho desbravado pela água até surgir na superfície do solo. Em seguida, Jamil utiliza uma mistura feita com solo peneirado, cimento e água, chamada de proteção solo-cimento, junto com pedras, para disciplinar um novo trajeto para o líquido vital.

O processo de fabricação da argamassa é artesanal e muito interessante. Entre as matérias primas, terra pura, sem folhas nem outros detritos, extraída ali mesmo, na margem da nascente. Outro componente é o pó de cimento, que permite secagem rápida. Uma carriola é utilizada como recipiente improvisado para a fabricação da mistura, que é manual. A quantidade certa de água é o segredo para garantir a consistência ideal da massa, “nem muito mole, nem muito seca”, orienta o profissional.

Não é exagero considerar Jamil um verdadeiro artesão, quando acompanhamos a tarefa dele, moldando a mistura com as próprias mãos, com calma e cuidado, espalhando e intercalando pedras e massa. O artesão das nascentes não precisa de papel nem lápis. Aos poucos, ajusta as pedras irregulares, acomoda a massa, até ficar satisfeito com o resultado.

Para Jamil, “a água é o elemento mais importante da natureza, e sinto que cumpro uma função útil para as pessoas, ao restaurar minas. Gosto demais do meu trabalho. E, essa iniciativa da Integrada entrega mais saúde e qualidade de vida para o cooperado ”, declara o profissional.

Participaram da ação, os trabalhadores Diego de Moraes e Giovane Vasconcellos como contratados. Os assistentes foram orientados a formar bolas da argamassa, o que facilita o trabalho de fixação e moldagem. Aos poucos, um novo caminho vai surgindo, a reorientar o curso d’água. Nem é preciso que o trabalho termine, e a nascente volta a jorrar água limpa, com fluxo abundante.

Jamil instala um cano, para a liberação da água, outro, chamado popularmente de “ladrão”, para compensar o excesso de vazão, e um terceiro, exclusivo para a desinfecção esporádica da mina, com água sanitária. A técnica permite sobrevida indeterminada à nascente recuperada.

Um dia especial

Para as analistas de sustentabilidade, Gabriela Meira e Larissa Akimoto, acompanhar a recuperação da nascente foi uma experiência gratificante. Elas chegaram no local limpas e cheias de boa vontade. Em pouco tempo, eram voluntárias na produção da massa solo-cimento. Animadas, não se importaram com as mãos cheias de terra, e muitos respingos da matéria prima nas roupas.

Gabriela observa que, “muitas vezes, as nascentes são o único recurso para se obter água para animais e para a família, no meio rural. Elas também ajudam a formar os rios e córregos. Acompanhei uma recuperação de nascente pela segunda vez, através da cooperativa e, ainda assim é surpreendente ver a água novamente transparente.  E, principalmente ver a alegria do cooperado com o trabalho realizado”.

Para Larissa, “foi fantástico aprender como o processo funciona. É emocionante ver como a natureza resiste, e, como a técnica não perfura o solo. Outro aspecto muito relevante é que uma propriedade rural com uso sustentável da água em suas atividades agrícolas certamente agrega muito mais valor aos produtos, à propriedade e ao negócio como um todo”.

Um reforço, veio do trabalho voluntário dos colaboradores da Integrada de Santo Antônio da Platina. Carlos Alberto Ravagnani, também não se importou em sujar as roupas e o calçado. “Foi ótimo ajudar. Além disso, é importante ir além de nossas funções habituais. Não quero ser apenas mais um na Integrada, temos que fazer a diferença”.

O atendente Luiz Henrique Ribeiro fez a venda ao casal de cooperados Cristiano e Bruna, e ficou satisfeito em saber que eles foram contemplados. Ele carregou pedras, sem perder o bom humor. “A campanha é um incentivo importante para os cooperados e também para nós, do atendimento, como um argumento a mais de vendas”, afirmou.

Durante a recuperação da nascente do Cristiano e da Bruna, Luís Carlos da Silva, secretário municipal de agricultura, pecuária e meio ambiente de Santo Antônio da Platina, visitou o local. Ele destacou a iniciativa da Integrada. “As nascentes da zona rural precisam dessa atenção especial que a cooperativa está entregando aos produtores cooperados. Nascente recuperada é água de qualidade para o campo”.

Pensari – sustentabilidade na Integrada

O Programa Pensari tem vários eixos, criados para reunir e sistematizar as ações de sustentabilidade da Integrada. O eixo PRESERVAR é dedicado à recuperação e conservação de nascentes, através do Projeto Nossa Água. O Nossa Água abrange diversas outras ações ambientais, o que colabora para a qualidade de vida dos nossos stakeholders (público alvo). Desde 2006, já foram recuperadas 100 nascentes por meio da proteção solo-cimento, uma técnica de baixo custo com o auxílio da cooperativa.

O sorteio da campanha de 2021 foi realizado na matriz da Integrada, em Londrina. Acompanharam a apuração o diretor vice-presidente, João Francisco Sanches Filho, o gerente de relacionamento, Marcelo Peluso, a coordenadora de sustentabilidade, Ana Lúcia de Almeida Maia, o gerente da loja de máquinas de Londrina, André Silveira, a coordenadora de marketing e comunicação, Patrícia Fígaro, as analistas de sustentabilidade, Gabriela Meira e Larissa Akimoto, e a analista de marketing e comunicação, Priscila Estevan.

O diretor vice-presidente, João Francisco Sanches Filho, destaca a valorização especial da Integrada aos projetos de sustentabilidade. “O prêmio foi um incentivo criativo para manter os cooperados com o foco no tema. A recuperação de uma nascente traz benefícios para as pessoas e a propriedade, por muito tempo”.

Para o gerente da loja de máquinas de Londrina, André Silveira, o stress hídrico que atingiu o Paraná por três safras seguidas, pode ser minimizado nas propriedades com nascentes recuperadas. “Onde há água de qualidade, a vida está garantida”, reforça.

O gerente de relacionamento, Marcelo Peluso, disse que “os recursos hídricos estão se tornando escassos a cada ano. Preservar as minas e construir fossas ecológicas é parte da contribuição da Integrada no processo de conscientização para a importância da água”.

A coordenadora de sustentabilidade da Integrada, Ana Lúcia de Almeida Maia, observa que o investimento na Campanha Propriedade Sustentável é compartilhado. “A cooperativa custeia o profissional, e articula a ação. O cooperado dá suporte para a realização do trabalho”.

Premiados na Campanha Propriedade Sustentável 2021

Recuperação de nascente e fossa ecológica:

– Augusto Nascimento Filho – município de Umuarama/Regional Goioerê;

– Reginaldo Boleti – município de Uraí/Regional Uraí;

Recuperação de nascente:

– Bruna e Cristiano Fontana; município de Santo Antônio da Platina/Regional Cambará;

– Carlos Henrique de Camargo – município de Uraí/Regional Uraí;

– Ronivaldo Shiabel – município de Uraí/Regional Uraí.

Cristiano Fontana elogiou a iniciativa da Integrada pela campanha. “É muito bonito e importante para nós, este trabalho de recuperação de nascente. A cooperativa está preservando a natureza e proporcionando água mais pura para minha casa, e mais saúde para minha família”.