Com o olhar sempre voltado aos cooperados, a Integrada Cooperativa Agroindustrial realizou, na semana passada, evento técnico “Aspectos da Tecnologia de Aplicação”, uma capacitação voltada à aplicação correta de defensivos agrícolas nas lavouras.
O evento, que foi realizado na regional de Astorga, reuniu quase 70 pessoas entre cooperados e seus colaboradores, que trabalham no campo. “Durante o mês de junho nós fizemos a operação Agro +, inspecionamos pulverizadores de forma preventiva, a partir de setembro, estaremos voltando para fiscalizar as propriedades. A integrada saiu na frente, está fazendo palestras para orientar seus cooperados e isso para nós é muito importante”, afirmou Eliza Maria Teixeira Monteiro, fiscal de defesa agropecuária da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná).
Na reunião, os cooperados tiveram a oportunidade de conhecer as técnicas corretas de manejo através da palestra “Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários”, ministrada pelo agrônomo Douglas Carmanhan, do Instituto Agronômico de Campinas.
A fiscal da Adapar, Eliza Maria Teixeira Monteiro também falou aos produtores. Na palestra, ela explicou que a aplicação dos defensivos deve ser feita com pulverizadores adequados e a ponta de pulverização deve estar correta para que a operação seja bem-sucedida“ não é apenas misturar um agroquímico no tanque de pulverização e aplicar na lavoura. É preciso estar atento, verificar a agitação da calda, usar sempre o nanômetro para evitar que o produto seja perdido por deriva”, ressalta.
O encontro contou ainda com uma parte prática, onde a Magnojet, empresa parceira da Integrada, fez uma demonstração de como usar as pontas de pulverização no campo ”nosso objetivo foi instruir os nossos cooperados sobre a forma correta do uso dos pulverizadores, os itens de segurança necessários, como os equipamentos de proteção individual, que cada um deve ter na hora do manejo”, afirmou Rodrigo Fragas, gerente regional de Astorga.
Fragas reforça que os cooperados que tiverem qualquer tipo de dúvida, devem procurar o agrônomo ou o técnico que atende a propriedade “é importante buscar ajuda porque nossos profissionais poderão orientar sobre o melhor produto a ser usado, o bico apropriado, as condições ideais de temperatura e a umidade certa para uma aplicação de forma correta”.
O engenheiro agrônomo da regional Astorga, Kleuvi Luis Schlindvein apresentou na reunião, o adjuvante PotentSmart, produto que leva a assinatura Integrada e que atua como espalhante, adesivo, surfactante, antideriva, penetrante, umectante, antiespumante e compatibilizante de calda. Estas funções permitem uma alta eficiência na aplicação de produtos no campo.
A Reunião de capacitação dos cooperados teve o patrocínio da UPL e o apoio da Adapar.
Ação Preventiva
A Integrada promoveu o encontro técnico “Tecnologia e Aplicação” de forma preventiva, para que os cooperados conheçam as técnicas corretas para o uso do defensivo agrícola.
Através da Operação Agro +, a Adapar inspecionou 150 pulverizadores de propriedades rurais em Astorga, orientou os produtores para que consigam controlar as pragas agrícolas e evitar os problemas nas lavouras, como a deriva de agroquímicos.
A inspeção nas áreas foi uma ação preventiva e, portanto, teve caráter educativo. A aplicação correta do defensivo traz segurança técnica e jurídica para o produtor rural.
Ao conquistar a eficácia agronômica das aplicações, o produtor consegue controlar melhor as pragas e um menor custo.
A partir de setembro, os técnicos da Adapar estarão percorrendo as propriedades novamente e aquelas que não estiverem adequadas poderão sofrer sanções.
Mauá da Serra
A aplicação correta de defensivos agrícolas nas lavouras também foi discutida em reunião realizada na regional de Mauá da Serra, na semana passada.
O pesquisador do IAC- Instituto Agronômico de Campinas – Hamilton Ramos falou com os cooperados sobre a importância da aplicação correta de defensivo agrícola no campo.
O evento reuniu 40 cooperados e contou com a presença do fiscal de defesa agropecuária da Adapar, Ralph Rabelo de Andrade e, também, Rafael Beletini, representando a UPL, empresa Parceria da Integrada.
Para Daniel Marubayashi, coordenador técnico de Mauá da Serra o encontro foi importante porque trouxe muitas orientações e esclarecimentos aos cooperados “o objetivo deste evento foi orientar nossos cooperados sobre a tecnologia de aplicação, que é um conjunto de conhecimentos que integram informações sobre os produtos fitossanitários, o processo de pulverização, visando uma aplicação correta, segura e responsável, sempre respeitando as Boas Práticas Agrícolas”, afirmou.
A aplicação inadequada de defensivos causa prejuízo para o agricultor pois, além de não controlar a praga, gera desperdício e aumenta os riscos de contaminação das pessoas e do ambiente.
A reunião teve a parceria da UPL e o o apoio do IAC, que está desenvolvendo o Programa “Aplique Bem, que avalia as condições dos pulverizadores e as condições de segurança do trabalho, propondo melhorias quando necessário e faz o treinamento de profissionais que trabalham na lavoura.