A Integrada iniciou um novo Planejamento Estratégico para o ciclo 2021-2025. E, como parte das mudanças estratégicas, está a reestruturação do organograma de gestão da Cooperativa para oferecer mais eficiência às operações.
Com objetivo de melhorar continuamente seus processos e atender de forma mais rápida, ampla e eficaz as necessidades dos cooperados, a Integrada realizou adequações nas regionais de Assaí, Uraí e Mauá da Serra, além da Gerência Comercial de originação e vendas de milho, em Londrina.
Conversamos com os gestores sobre a história de cada um na Cooperativa e os novos desafios frente à ROTA 843.
Wanderlei Fulan, Gerente da Regional Assaí (PR)
“Ingressei na Integrada, na Regional Assaí, em abril de 1996, como assistente administrativo, passando pela posição de encarregado de Contabilidade. Em 2011, fui promovido a Supervisor Administrativo. No ano de 2015, recebi o convite para assumir a Gerência da Regional Guaíra e, em 2019, fui transferido para a Regional Mauá da Serra, onde fiquei até o fim do mês de abril.
Assumo agora a Gerência da Regional Assaí, onde conheço muitas pessoas e onde me sinto em casa.
Sou casado com a Lídia e pai da Isabella. Possuo MBA em Gestão Empresarial pela FGV e MBA Executivo em Liderança e Gestão Organizacional pela fundação Franklin Covey.
Durante a minha trajetória na Integrada, aprendi com vários líderes, absorvendo cada ensinamento para me preparar para novos desafios, mantendo a motivação e o trabalho em equipe, principalmente durante a pandemia, quando perdemos um pouco do relacionamento afetivo pela distância entre as pessoas.
Quando se muda de uma cidade para outra, sempre fica a expectativa de fazer um grande trabalho com novas conquistas para que a Cooperativa Integrada possa fortalecer cada vez mais a sua marca na história, e continue sendo uma das maiores e melhores Cooperativas para se trabalhar”.
André Ricardo Yokota, Gerente da Regional Mauá da Serra (PR)
“Iniciei minha carreira na Integrada no dia 20 de abril de 2015, como Engenheiro Agrônomo na Regional Londrina, atendendo aos cooperados e realizando dias de campo demonstrativos, com os quais conquistei a confiança de muitos produtores rurais que se tornaram amigos pessoais.
Fui convidado a coordenar a equipe de agrônomos da Regional Londrina e, em setembro de 2020, assumi a Coordenação de Unidade de Recebimento (Prata) localizada em Cambé. Apesar do pouco tempo na posição, tive a oportunidade de adquirir conhecimento e, também, contribuir para o crescimento da Cooperativa.
Sou formado em Engenharia Agronômica, com Pós-graduação em Gestão de Cooperativa e Agronegócios e, atualmente, cursando MBA em Gestão Estratégica e Liderança na ISAE.
Neste novo cargo de Gerente da Regional Mauá da Serra, um dos principais desafios será manter a equipe focada, unida e trabalhando em busca de um mesmo propósito. Desejo implementar um ambiente agradável, pois é lá que passamos a maior parte do nosso tempo, até mais do que com os nossos familiares.
Uma nova cidade é sempre um grande desafio, tudo novo, novos conhecimentos, novo ambiente de trabalho, mas o objetivo é poder realizar uma ótima gestão voltada ao crescimento da Cooperativa e prestar um serviço de excelência a todos os cooperados”.
Franciel Gustavo Dierings, Gerente da Regional Uraí (PR)
“Minha trajetória profissional na Integrada começou em maio de 2016, na Unidade de Mercedes, Regional Guaíra, como engenheiro agrônomo. Apesar da minha pouca experiência diante do portfólio de produtos diversificados da Cooperativa, como defensivos, fertilizantes foliares e sólidos, semente de soja e trigo, a Cooperativa me deu todo suporte, com treinamentos em que pude aprimorar meus conhecimentos.
Nesses cinco anos, passei por três regiões distintas: após a Regional Guaíra, assumi o cargo de Coordenador Técnico na região de Cornélio Procópio, norte do Paraná, onde atuei nesta função por cinco meses. E, faltando dois dias para completar 5 anos de trabalho na Cooperativa, fui convidado a assumir a Gerência da Regional Uraí.
Agora, como gestor, pretendo focar em três objetivos principais: gerar desempenhos satisfatórios dos colaboradores, dando condições para cada um explorar seu máximo potencial, profissional e pessoal; manter um nível de energia e entusiasmo alto e criar uma comunicação eficiente com a equipe, sendo um bom ouvinte, que pondera as circunstâncias.
Da mesma maneira que fui acolhido e ajudado, hoje eu procuro compartilhar minhas experiências e agregar em conhecimento para os demais, pois sozinho ninguém conquista êxito e realizações”.
Maquiel Rodinei Cagol, Gerente Comercial (Milho) – Matriz Londrina (PR)
“Comecei como Engenheiro Agrônomo Trainee na Unidade de Recebimento de Congonhinhas, Regional de Cornélio Procópio, no dia 06 de maio de 2013.
Em 2015, participei de um processo seletivo interno, que resultou em um convite no ano seguinte para ser Coordenador de Unidade em Ibaiti, abrangendo as Unidades de Recebimento de Guapirama, Wenceslau Braz e UBC Pinhalão.
Em 2019, a Cooperativa deu um passo muito importante com a criação da Regional Ibaiti. Com a nova regional, houve também uma restruturação das gerências, quando assumi a Regional Uraí. Agora, assumo a Gerência Comercial na área de milho, com atuação na matriz em Londrina.
O mercado de commodities agrícolas é responsável pela maior parte das receitas da nossa Cooperativa e dos nossos cooperados. É um segmento que possui uma volatilidade muito grande quanto a valorização, movida por diversos fatores, entre eles o câmbio, clima e o estoque, além de situações que não são corriqueiras, como a pandemia que vivemos hoje.
Minha pretensão para a nova função é contribuir com todo o time do departamento comercial, elaborando estratégias para mitigar riscos de mercado e estruturar condições para que cooperados e Cooperativa possam fazer bons negócios”.