Academia Integrar – área técnica aprimora alta performance

A capacitação é um dos caminhos para o cumprimento da ROTA 843, e para a própria perenidade da Integrada.

A Academia Integrar, lançada em 2021, em parceria com a Mosaic, foi mais uma iniciativa focada no aperfeiçoamento do time técnico da cooperativa, realizada com muito sucesso. Os participantes atingiram desempenho máximo e entregam aos cooperados a experiência adquirida no treinamento.

E, já começou a edição 2022 da Academia. A nova oportunidade contempla 30 profissionais, entre técnicos agrícolas, agrônomos e coordenadores técnicos. Durante este semestre, os colaboradores vão participar de uma programação direcionada não apenas para a lapidação de suas habilidades profissionais. Há, também, um módulo voltado ao autoconhecimento e performance.

A supervisora de RH da Integrada, Fabiana Shimoda, conta que juntas, Integrada, Mosaic e a empresa Verte, especialista em eventos similares, trabalharam na “construção de um conteúdo robusto, com cronograma sincronizado. E, investimos atenção especial na seleção dos instrutores, para garantir precisão e qualidade ao curso”, destaca Fabiana.

“Nos empenhamos, para elevar o padrão técnico do time Integrada”, afirma a supervisora de RH da Integrada, Fabiana Shimoda.

A abertura, no Hotel Crystal, em Londrina, foi acompanhada de forma presencial pelo diretor vice-presidente da Integrada, João Francisco Sanches Filho e pelo superintendente administrativo financeiro, Akio Cyoia.

Sanches Filho destacou a parceria com a Mosaic, “com um retorno valioso, como essa capacitação, que é um legado transferido pela cooperativa aos profissionais, para toda a vida deles”.

O diretor vice-presidente da Integrada, João Francisco Sanches Filho, “parceria valiosa com a Mosaic proporcionou a segunda edição da Academia Integrar”.

Akio Cyoia lembrou que, mesmo com os desafios da safra passada, “os 140 profissionais da linha de frente da cooperativa entregaram os melhores resultados. Agora, se aperfeiçoam para buscar na safra de inverno o que o clima prejudicou no verão. São um time seleto, no qual podemos confiar”.

Akio Cyoia, superintendente administrativo financeiro, disse que “confia nos profissionais da linha de frente da cooperativa”.

Programação de alto nível

Esta edição da Academia Integrar tem quatro módulos no formato híbrido, alguns presenciais, outros virtuais. Entre os temas, Gestão da Produtividade, aspectos técnicos específicos, como interpretação de análise de solo e recomendação de adubação, e outros. Há, ainda, o módulo Vendas de Valor, e o final, de valorização pessoal. 

O gerente regional de vendas da Mosaic, Thiago Menezes, demonstrou confiança no curso e nos técnicos selecionados pela Integrada. “Pessoas são o bem mais precioso, por essa razão, a Mosaic foca na capacitação permanente. Esse treinamento foi planejado para entregar um conteúdo que impacte de forma muito positiva na vida profissional e pessoal de todos. A parceria com a Integrada vem de longa data, e vai se manter, com iniciativas como essa”.

O gerente de vendas da Mosaic, Thiago Menezes, acredita na força da parceria com a Integrada, como base para a Academia Integrar 2022.

Além do conteúdo teórico, a agenda dos participantes da Academia Integrar 2022 inclui atividades inovadoras para o formato. Foi desenvolvida a iniciativa Gamificar para Engajar.

Os profissionais formaram cinco equipes, e vão competir entre si, durante os módulos. A ideia é estimular disputas saudáveis para desafiar a automotivação. Além disso, a gamificação é uma estratégia que contribui para o aprimoramento e fortalecimento do trabalho em equipe, afirmam os idealizadores da proposta.

A agrônoma Izabelle Ribeiro, foi transferida há pouco tempo para a unidade de Barra do Jacaré, município ligado à Regional Cambará. “Esse treinamento caiu como uma luva, porque um local de trabalho novo exige foco e determinação, especialmente para lidar com pessoas. Tenho certeza de que o curso vai me preparar melhor para a nova função”.

Para a agrônoma Izabelle Ribeiro, transferida há pouco tempo para Barra do Jacaré, município ligado à Regional Cambará, “o treinamento caiu como uma luva para me preparar melhor para a nova função”.

O gerente técnico, Wellington Furlaneti, observou que 20% do time técnico da Integrada está na lista da Academia Integrar 2022. “E, não é por acaso. A Integrada tem investido fortemente na área técnica, porque os gestores sabem o grande volume de negócios que é fechado nesse setor, junto com o time comercial. Já colhemos frutos da primeira edição, e, tenho certeza de que vamos avançar ainda mais rápido a partir dessa qualificação”.

O gerente técnico, Wellington Furlaneti, afirma que a Integrada tem investido fortemente na área técnica, e tem colhido resultados promissores.

Chef +

A primeira disputa levou os participantes para a cozinha. Um cardápio foi previamente elaborado, e exigiu cooperativismo para o sucesso da prova. A dinâmica foi uma forma de estimular a integração, despertar para a importância de planejar ações, a liderança, comunicação, organização e foco, além do aprendizado compartilhado.

O envolvimento e animação dos participantes na dinâmica foi intenso e satisfatório. O júri, formado pela supervisora de RH, Fabiana Shimoda, o gerente técnico, Wellington Furlaneti, o coordenador de insumos, Vanderlei Felipe Junior, e o gerente de insumos, Fabrício Padilha, aprovou o resultado dos grupos.

Para quem está cursando a Academia Integrar 2022, a experiência já começou válida. O técnico agrícola, Emerson Vitório, ligado à Regional Ubiratã, tem 14 anos de Integrada e está cheio de boas expectativas. “Essa atualização chegou em um momento importante, porque precisamos aperfeiçoar nosso trabalho junto ao cooperado para a safra de inverno. É a hora de mostrar que somos consultores, e não apenas técnicos”, avalia Emerson.

O técnico agrícola, Emerson Vitório, ligado à Regional Ubiratã, está cheio de boas expectativas. “É hora de mostrar que somos consultores, e não apenas técnicos”.

Instrutores primeira linha

Na programação dos módulos foi dedicado espaço exclusivo para personalidades de várias áreas que vão transmitir suas experiências para enriquecer o conceito da Academia Integrar.

Na abertura do curso, o montanhista há 40 anos, Thomaz Brandolin, fez uma palestra cheia de inspiração. O esportista foi o primeiro brasileiro a pisar no Polo Norte Geográfico, fez uma caminhada solitária pela calota polar do Ártico canadense, liderou a primeira expedição brasileira ao Monte Everest , na Cordilheira do Himalaia, entre outras conquistas.

“Eu busco despertar nas pessoas sentimentos de motivação, organização, dedicação, e cooperação, através do relato das minhas experiências. Minha palestra segue quatro linhas de raciocínio: planejamento, trabalho em equipe, liderança e quebra de paradigmas, ou inovação. Espero ajudar a desenvolver pessoas, a fazê-las acreditar que são capazes. Afinal, quando decidi viajar sozinho para o Polo Norte, o que mais escutei foi que era impossível”.

O montanhista Thomaz Brandolin, fez a palestra de abertura do curso. “Disciplina, organização e foco levam as pessoas longe”, afirma.

Para o agrônomo Henrique de Alcântara, da Regional São Paulo, “participar da Academia Integrar é gratificante, porque é uma forma de reconhecimento da cooperativa ao meu trabalho. Quero aproveitar cada momento do curso, para devolver ao cooperado e à cooperativa um desempenho melhor, mais qualificado”.

O agrônomo Henrique de Alcântara, da Regional São Paulo, afirma que ser um dos selecionados para a Academia Integrar, “é devolver ao cooperado e à cooperativa um desempenho mais qualificado”.

A formatura da segunda turma da Academia Integrar está marcada para o dia 29 de julho, e será presencial. Na agenda, a apresentação dos trabalhos, reconhecimento, certificação, e a merecida celebração. “Nos empenhamos, para elevar o padrão técnico do time Integrada. Temos certeza de que o retorno será à altura”, aposta Fabiana.