A Academia Integrar iniciou, nesta terça-feira, dia 7 de março, o treinamento da 4ª turma de colaboradores da área técnica da Integrada.
São 29 profissionais, engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas, que irão participar pela primeira vez da capacitação. Nesta edição, serão oito módulos oferecidos no formato híbrido: seis encontros presenciais e dois online.
O treinamento, em parceria com a multinacional Mosaic, será conduzido pelos instrutores do Rehagro, instituição de ensino especializada em agronegócio, com sede em Belo horizonte (MG). O tema principal da capacitação é a Construção e Manejo da Fertilidade do Solo.
Mas os participantes terão acesso a outras informações estratégicas para o trabalho no campo, como Planejamento e ferramentas de gestão em vendas, Perfil comportamental, Gestão comercial, Adequação no atendimento diante da mudança de gerações, além de Manejo de soja e milho e dessecação e pré-emergentes.
A abertura da aula inaugural foi realizada pelo diretor vice-presidente da Integrada, João Francisco Sanches Filho. “A Integrada considera muito importante a constante capacitação do time. Incentivamos profissionais a desenvolverem alta performance, para colaborar com nossos cooperados e também para o crescimento pessoal”, destacou João Francisco.
O superintendente de insumos e técnica, Edson Artur Lucas de Oliveira, falou sobre a aplicabilidade do treinamento na rotina da equipe técnica. “Muitas situações práticas que acontecem no campo não são aprendidas nas universidades. Esta é a oportunidade de avançarmos no conhecimento, de estarmos prontos para o futuro”, apontou Edson.
A Academia Integrar é um programa lançado em 2021 pela Integrada, para promover constante crescimento profissional do time técnico. Por meio de PDA (Personal Development Analysis), uma pesquisa realizada pelo departamento de Recurso Humanos, foi possível delinear os temas de maior relevância para o aprimoramento dos colaboradores.
“O programa foi pensado a partir dos dados levantados na pesquisa, entendendo o conteúdo que a nossa área mais necessitava para desenvolver um trabalho de excelência entre os cooperados”, explica Wellington Furlaneti, gerente técnico da Integrada e coordenador do Programa.
Jun Tsukada, coordenador técnico e Tiago André Just, engenheiro agrônomo, vieram da Regional Guaíra para participar do treinamento. “Acredito que vai agregar muito ao segmento do nosso trabalho”, disse Tiago.
“O cronograma é bem interessante, porque não se limita apenas a parte técnica. Aborda também vendas, comportamento e temas que nos auxiliam no dia-a-dia para saber como agir nas adversidades”, explica Tsukada.
O engenheiro agrônomo João Carlos Mora Vieira, que atua em Santo Antônio da Platina, completou um ano na Integrada e comentou a primeira participação na Academia Integrar. “É muito gratificante. A gente se sente valorizado, pois podemos levar as novidades aos nossos cooperados”.
O técnico agrícola José da Silva Filho, da Regional Cambará, participou de diversos cursos de capacitação durante os 20 anos de integrada. Neste período, José acompanhou mudanças significativas no campo e sempre buscou estar atualizado. “Não podemos ser pegos de surpresa, afinal, nosso trabalho requer conhecimento especializado para atingir o sucesso no campo”, finalizou José.