Autismo – Integrada apoia campanha de conscientização

O TEA – Transtorno do Espectro Autista, é uma condição com a qual muitas crianças nascem. Por essa razão, elas se relacionam com o mundo de forma diferente. É preciso atenção, pois o diagnóstico precoce é importante para auxiliar na qualidade de vida da criança e da família.  

As estatísticas mostram que uma, a cada 54 crianças no mundo, nasce autista. O índice seria o mesmo no Brasil.

Foi estabelecido o dia 02 de abril como o Dia Mundial de Conscientização para o Autismo. Azul é a cor oficial das campanhas e ações de conscientização para o autismo. Muitos prédios públicos e de empresas privadas ficam iluminados com azul, como manifestação de apoio à causa.

O tradicional laço, símbolo mundial de inúmeras campanhas em defesa da vida, ganha colorido e aparência de peças que se encaixam, em referência à diversidade e à importância da inclusão do autista na família, e na sociedade.

Em Londrina, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Jairo Tamura, apoia e organiza campanhas de conscientização para a detecção precoce do autismo. “Muitas famílias não observam que a criança tem autismo, porque alguns sinais passam despercebidos. Nossa proposta é alertar as pessoas para redobrarem a atenção aos seus filhos, e a outras crianças. Às vezes, quem não convive de perto pode perceber as diferenças mais fácil. Iniciar cedo o acompanhamento especializado transforma para melhor a vida da criança, e de todos que convivem com ela”, enfatiza Jairo.

Desde 2017, o vereador londrinense dá visibilidade à causa através de uma campanha com peças como cartilha, outdoors, banners, palestras em escolas, e outros eventos e ações, inclusive de forma lúdica, para divulgar da forma mais abrangente possível a importância da percepção para o TEA.

“Vamos manter a campanha, com várias ações, durante todo o mês de abril, assim como fazemos há cinco anos”, reforça Jairo Tamura.

Imagem desenvolvida para a campanha de conscientização para o diagnóstico precoce do autismo, do vereador Jairo Tamura, de Londrina, com apoio da Integrada.

Integrada é sensível à causa

A Integrada apoia a iniciativa. A cooperativa é uma das patrocinadoras da cartilha com informações e orientações sobre o TEA, em forma de desenhos e textos de fácil compreensão. A publicação é distribuída em escolas e outros locais públicos.

Também serão publicados posts sobre o assunto, nas redes sociais da Integrada, além da contribuição com essa matéria, em nosso blog. O Integradanews é uma janela de comunicação aberta para o mundo, pois o acesso é aberto e gratuito.

Para o gerente de relacionamento institucional da Integrada, Marcelo Peluso, “apoiar a campanha de conscientização para o autismo, é uma das prioridades da cooperativa. A adesão está alinhada com nossa missão de atuar, também, pelos interesses da comunidade, e pela valorização de pessoas, um dos princípios do cooperativismo”.

Fique alerta

Há sinais que podem indicar uma criança com TEA. Ela não olha direto nos olhos de quem fala, pode ser extremamente sensível a sons mais altos e ao contato físico, o relacionamento com outras pessoas é bastante restrito, faz movimentos repetitivos.

Há casos em que os sinais são mais complexos, e podem indicar outras situações, por isso, podem ser confundidos. Criança hiperativa, ou muito passiva (sem atividade natural para a idade), choros ou risos repentinos, sem causa aparente, crianças que rejeitam de forma radical alterações na sua rotina, ou do ambiente no qual vivem. Esses, também podem ser indícios de que a família tem um autista em casa.

Um neurologista, ou um psiquiatra, podem ajudar no diagnóstico do autismo. Confirmado, a criança precisa ser acompanhada por uma equipe multidisciplinar.

Em Londrina, foram aprovadas várias leis, propostas pelo vereador Jairo Tamura, que dão suporte ao autista e sua família. Entre elas, atendimento preferencial para pessoas com autismo, carrinhos de mercado adaptados para PCDs – pessoas com deficiência, testes de triagem nas UBS – unidades básicas de saúde, vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com TEA, laudo com prazo indeterminado.

“Precisamos fazer a nossa parte, respeitando as leis e contribuindo para que elas sejam cumpridas. Quando nos conscientizamos, fazemos um mundo melhor para todos”, acredita Jairo Tamura.