Projeto “Ação para uma Reação” completa um ano de sucesso e engajamento na unidade de Andirá (PR)
Como forma de envolver os colaboradores em um ambiente de cooperação, eficiência, gestão e desenvolvimento de novas habilidades, a Integrada investiu em um trabalho profundo e transformador para as suas lideranças e liderados.
Por meio de um projeto inovador, os colaboradores da UIM – Unidade Industrial de Milho, de Andirá (PR), concluíram o primeiro ano do Programa “Ação para uma Reação”, e comemoraram a Entrega de Resultados e Celebração das Conquistas obtidas por 37 lideranças da cooperativa.
O trabalho foi iniciado com a contratação de uma empresa parceira – INcorporate Gestão Estratégia de Pessoas, liderada pela Master Coach Lucineide Bocato. O projeto, desenvolvido especificamente para os colaboradores da Integrada, teve como ponto focal o desenvolvimento das Soft Skills, que são as habilidades interpessoais necessárias para o bom convívio no ambiente de trabalho.
De acordo com o gerente da UIM, Vanderson Campos de Bulhões, o programa foi implementado com o envolvimento da gerência, supervisores e encarregados, chegando a todos os colaboradores.
“Aprendemos muito sobre o papel e a responsabilidade do líder, sobre como direcionar nossos colaboradores para um ambiente de cooperação e não de competição, proporcionando união de esforços e resultados. As ações propostas durante o treinamento fortaleceram a sinergia no nosso ambiente de trabalho. Mais do que aprender, colocamos em prática”, explica Vanderson.
A Master Coach Lucineide Bocato explica que a gestão humanizada e o profissionalismo são características essenciais para uma organização se destacar como um lugar de aprendizado e desenvolvimento constantes.
“O que os times aprenderam na UIM em 2022, conforme eles mesmos disseram, fez bem para eles nas relações com os colegas da cooperativa e também na vida familiar, entre amigos e na convivência em sociedade. É por esse caminho que a cooperativa vem focando seus investimentos em pessoas, pois acredita que a partir delas tudo se transforma”, conta Lucineide.
Como forma de registrar os esforços durante o ano, todos os envolvidos no programa receberam um cartão de reconhecimento nas categorias Atitude Destaque, Atitude Super Suporte e Atitude Superação. A Integrada premiou também 12 colaboradores que tiveram protagonismo durante o programa. Eles ganharam, de acordo com o destaque, uma viagem a um resort no Paraná e um jantar.
Para o superintendente geral da Integrada, Haroldo Polizel, o investimento em desenvolvimento de pessoas faz parte da história da cooperativa, alicerçada em valores do cooperativismo. “A valorização de pessoas faz parte dos nossos princípios e, para isso, investimos na melhoria contínua do clima organizacional e no desenvolvimento dos colaboradores. Afinal, nada se faz sem pessoas”, conclui Polizel.
Os resultados do programa voltado para as lideranças também chegaram aos operadores e auxiliares, que foram impactados de forma positiva e envolvidos no processo de clima organizacional.
“A melhoria nos resultados da empresa será consequência das mudanças de comportamento das pessoas que estão nela e isso precisa ser internalizado individualmente, criando assim o hábito de refletir todos os dias e otimizar o jeito de trabalhar, de se comunicar e de se relacionar no trabalho” apontou o superintendente Industrial e de Operações da Integrada, Igor Beno Bourscheidt.
“Este foi o primeiro projeto neste formato oferecido pela Integrada. E o resultado comprovou que desenvolver lideranças e aprimorar nossos valores e nossa cultura entre todo o time, são atitudes que fazem da Integrada um lugar de excelência”, avaliou a gerente de RH da Integrada, Tatiana Rumiato.