Conselheiros Fiscais – Integrada é anfitriã em curso de capacitação

A formação e reciclagem de conselheiros de cooperativas tem aperfeiçoado profissionais de forma setorizada. Essa estratégia se mostra um diferencial nesse modelo de negócios.

Em maio, conselheiros fiscais das cooperativas agropecuárias do Paraná participaram de mais uma atualização. O Curso para Conselheiros Fiscais foi realizado pelo Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo. Ao todo, serão treinadas dez turmas, de maneira presencial. As primeiras começaram em abril.

O presidente da Integrada e diretor do Núcleo Norte da OCEPAR, Jorge Hashimoto, deu boas vindas aos conselheiros fiscais das cinco cooperativas presentes na formação, em Londrina.

A ideia é promover a capacitação e reciclagem dos conhecimentos dos membros do Conselho Fiscal das cooperativas, com objetivo de reforçar suas atribuições e responsabilidades, conceitos de contabilidade e análise de indicadores, demonstrar a legislação e relacionar o Conselho Fiscal com os demais agentes da governança.

A formação é destinada a conselheiros fiscais efetivos, suplentes e futuros conselheiros ­fiscais. O conteúdo inclui disciplinas que abordam a representação do Sistema Ocepar, governança cooperativa, atuação do Conselho Fiscal, introdução à contabilidade de cooperativas e análise de indicadores de gestão. 

Conforme o Programa de Autogestão das Cooperativas Brasileiras, o curso é requisito para realização das atividades do conselheiro fiscal. O certificado de participação tem validade de três anos.

Integrada anfitriã

Em Londrina, a Integrada Cooperativa Agroindustrial levou seus seis conselheiros fiscais para participar da atualização. E, a cooperativa recebeu profissionais fiscais de cooperativas agropecuárias da Região Norte do Paraná, como Cocamar (sede em Maringá), Cooperval (Jandaia do Sul), Nova citrus (Assaí) e Nova Produtiva (Astorga). Todas integram o Núcleo Norte da OCEPAR.

O coordenador de desenvolvimento cooperativo da OCEPAR, João Gogola Neto, levou atualização aos conselheiros fiscais.

O coordenador de cooperativismo da Integrada, Pedro Crusiol, observou que, “mesmo com o curso sendo válido por três anos, a Integrada estimula todos os conselheiros a participar, inclusive, porque, todos os anos após a AGO – Assembleia Geral Ordinária, a cooperativa elege novos conselheiros”.

O curso é uma resolução da OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras, que determina a participação em um curso de formação para conselheiros fiscais específico para o modelo cooperativista de negócios.

Em 2020 e 2021, o treinamento aconteceu de forma virtual, em razão da pandemia de Covid-19. Desta vez, o encontro retoma o formato presencial, como aconteceu em Londrina.

Mais formação

Em abril, a Integrada também deu início à quarta edição do Programa de Certificação de Conselheiros Cooperativos. O curso é organizado pelo ISAE – Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul, ligado à FGV – Fundação Getúlio Vargas.

A capacitação também retoma o formato presencial dos treinamentos e atualizações na cooperativa, e segue até dezembro, com 43 cooperados, de toda as áreas de atuação da Integrada.

 A cooperativa registrou em seu estatuto a exigência de um preparo desse nível para os candidatos a seus conselhos. É a oportunidade para ampliar conhecimentos em gestão financeira, governança corporativa, mercado e outros temas, através de disciplinas ministradas por especialistas.

A Integrada formou mais de 100 conselheiros cooperativos, desde a primeira edição implantada na cooperativa, em 2013. Com esta quarta turma, serão quase 150 cooperados habilitados e competentes para compor os Conselhos e contribuir com o futuro que é construído todos os dias.