Com o tema “Seleção Integrada. Cooperativismo de resultado. Entre em Campo para ganhar”, a Integrada realizou a Convenção 2022, no dia 26 de janeiro. O evento digital, transmitido de Londrina (PR), reuniu a liderança da cooperativa, presente nos Estados do Paraná e São Paulo. O encontro foi conduzido pela coordenadora de marketing e comunicação, Patrícia Fígaro.
A decisão de manter o evento no formato virtual foi pautada nos cuidados que a Integrada dirige aos seus colaboradores, voltados à preservação da vida e saúde de todos, frente à nova cepa da Covid-19, Ômicron. No estúdio, todos os presentes foram, devidamente, testados.
A Convenção Integrada 2022 foi inspirada no foco, na superação e na união do esporte. Os gestores, como treinadores, apresentaram os resultados produzidos por cada equipe da cooperativa, que forma um só time. A agenda foi aberta pelo diretor presidente, Jorge Hashimoto. Ele reforçou a importância do encontro, no início de cada ano, para um balanço do ano anterior e alinhamento das metas para 2022.
Hashimoto apresentou as parciais do planejamento 2021-2025, a ROTA 843. “O faturamento líquido em 2021, foi de R$5,8 bilhões, 15% acima do estimado. O resultado, mesmo com o revés do clima, nos dá a segurança de projetar um número perto de R$7 bilhões para 2022”.
Superintendentes e gerentes apresentaram os resultados de cada setor em 2021, e os desafios a serem conquistados em 2022.
O evento levou os participantes a um estádio virtual, com vinhetas usando o nome da Integrada, interpretado no jargão dos narradores esportivos. O escudo criado para compor a identidade visual da Convenção contempla cinco estrelas, uma para cada bilhão conquistado ao longo da trajetória de sucesso da Integrada, com a força da união de todos os cooperados, colaboradores e parceiros.
Este ano, a Convenção trouxe o ex-técnico das seleções brasileiras feminina e masculina de vôlei e seis vezes campeão olímpico, Bernardinho. O campeão medalhista fez uma palestra online dinâmica, envolvente e inspiradora. Ao ouvir Bernardinho ainda é possível reconhecer o estratégico raciocínio tático que levou o Brasil tantas vezes ao pódio internacional.
“Qual a principal força de um time? A união”, iniciou o premiado treinador. Ele destacou o peso da contribuição de cada atleta no resultado de um jogo, assim como o de cada colaborador da Integrada no desenvolvimento de projetos, na conquista e até transcendência do alvo planejado. Bernardinho ilustrou a ideia ao citar o princípio do conceituado time de hugby da Nova Zelândia, All Blacks, “deixar a camisa em um patamar superior ao que eu a recebi”.
A programação da Convenção incluiu um vídeo do narrador esportivo, Júlio Oliveira, que valorizou a equipe como parte fundamental no sucesso de uma transmissão esportiva. “A união é que leva a uma vitória coesa, perfeita, integrada. Se você quer ser um grande vencedor, tenha consciência de que você não vai vencer sozinho. Unidos, com cooperação e integração temos um time sempre forte. E time forte vira seleção, vira uma Seleção Integrada”, destaca.
A Integrada também reconheceu e premiou os colaboradores campeões em suas áreas, na Convenção 2022. Sorteio de brindes e viagens também foram realizados.
O superintendente geral, Haroldo Polizel, finalizou o encontro reforçando o desafio lançado pela diretoria para o recebimento da atual safra de soja. E reafirmou, “seguimos firmes, para gerar ainda mais valor para os nossos cooperados”. Destacou os desafios para 2022 e os investimentos em tecnologia da informação, na estrutura da cooperativa, na governança e na consolidação da cultura organizacional.
Haroldo apresentou uma analogia a partir da palestra ministrada por Bernardinho, abordou o compromisso de cada um no exercício de suas atividades e a confiança que deve haver entre os atletas do time. E, lembrou a fala do campeão olímpico: “quem corta faz o ponto, mas o ponto é constituído pelo time”.
Em suas considerações, destacou que a Integrada é uma organização de 1 bilhão de dólares. Valorizou a importância de cada um fazer sua parte, acreditando que o companheiro de trabalho também fará a sua. “Juntos, vamos seguir como um time unido que somos, rumo à ROTA 843”.
Chamando o time de superintendentes à frente, leram conjuntamente o propósito que possuem voltado à Seleção Integrada:
“Liderar com foco nas pessoas, de forma colaborativa, agindo com ética, alinhados e comprometidos na entrega dos resultados, compartilhando a visão do caminho e do destino, inspirando pessoas e celebrando as conquistas”.