Integrada é reconhecida por iniciativas socioambientais

Nos últimos três meses, a Integrada recebeu dois reconhecimentos, de diferentes instituições, por projetos e ações concretas ligados à responsabilidade socioambiental.

Selo ODS 2021 – SESI

Pelo 2º ano consecutivo, a Integrada recebe o Prêmio SESI ODS. A certificação concedida pelo SESI – Serviço Social da Indústria, é uma oportunidade de reconhecimento para indústrias, empresas, instituições de ensino públicas e organizações da sociedade civil que atuam em prol dos ODS.

Selo SESI ODS, do Serviço Social da Indústria, concedido à Integrada pelo segundo ano consecutivo.

ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, são uma evolução dos ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, lançados pela OMS – Organização Mundial da Saúde, no ano 2.000. Na época, as nações se comprometeram a unir esforços para reduzir a pobreza extrema no prazo de 15 anos, por meio de oito objetivos, como, por exemplo, investimento no ensino básico e redução da mortalidade infantil.

Segundo informações publicadas no site https://odsbrasil.gov.br/, em 15 anos a pobreza extrema foi reduzida pela metade. A taxa de matrícula no ensino primário, em países em desenvolvimento, atingiu 90%. E, doenças endêmicas, como malária, receberam mais recursos para prevenção e combate.

Em dezembro de 2015, 193 líderes mundiais aprovaram uma nova agenda, a ser cumprida até 2030. Nesse novo plano colaborativo estão previstos o combate à pobreza extrema, às desigualdades e injustiças, e às mudanças climáticas.

Para essa agenda, foram criados 17 indicadores, ou Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, que se desdobram em 169 metas. Esse mapa de ações orienta o planejamento e adoção de políticas públicas, e também pode ser incorporado ao planejamento sustentável das instituições privadas e do terceiro setor.

A analista de relacionamento da Integrada, Lígia Savioli, informa que o SESI, inspirado nos 17 objetivos do ODS, avalia as práticas sustentáveis das empresas e instituições, para conceder o Selo ODS SESI. “A Integrada tem várias boas práticas para o desenvolvimento sócio ambiental da cooperativa e das comunidades no entorno de suas unidades de trabalho. Assim, receber o Selo ODS do SESI nos dá um parâmetro de estarmos no caminho certo”.

Selo Verde

O jornal do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, concedeu o Selo Verde à Integrada, pelo segundo ano seguido. Conforme publicação do comitê ambiental do veículo, o reconhecimento foi concedido com o objetivo de incentivar a sustentabilidade em empresas do setor público e privado.

Participam dessa categoria empresas que possuem Licenças Operacionais emitidas pelos Órgãos Ambientais, uma comprovação de que as mesmas se adequam aos critérios exigidos, bem como à política de Meio Ambiente.

O veículo afirma que “nosso objetivo é premiar, incentivar e impulsionar um seleto grupo de empresas assinaladas com o Certificado Ambiental Selo Verde”. Ainda segundo a publicação, os participantes do grupo praticam a preservação e a educação ambiental.

Integrada sustentável

O reconhecimento duplo é resultado de um conjunto de ações, previstas no Programa Pensari, idealizado e implantado com foco em alinhar as questões sociais, ambientais e econômicas da organização. Através do Pensari, a Integrada busca contribuir para o crescimento sustentável de cooperados, colaboradores e da comunidade onde atua.

PENSARI é a palavra-chave que leva à reflexão sobre a sustentabilidade na nossa cadeia de valor, e dá origem a sete eixos de atuação: Aprimorar, Preparar, Mensurar, Preservar, Abraçar, Prosperar e Integrar, que propõe unificar os atores a partir dos eixos do programa.

APRIMORAR – se refere a iniciativas de educação ambiental. O Programa Atitudes Integradas, visa sensibilizar o colaborador sobre a importância de manter o ambiente organizado, limpo e útil. Inspirado no programa 5S (sensos de utilidade, organização, limpeza, padronização e de disciplina), o Atitudes Integradas incentiva atitudes sustentáveis, para um ambiente transformador.

Para o público infantil, foi desenvolvido o livreto “A agricultura sustentável – cooperando com a biodiversidade”. Ao todo, 6.390 exemplares foram distribuídos para filhos de colaboradores e alunos de escolas parceiras. O projeto inclui oficinas em escolas e unidades da cooperativa, e proporciona informação indispensável para a formação de cidadãos comprometidos com as questões ambientais.

Os cooperados da Integrada participam de reuniões nas regionais, com temas socioambientais, como a importância das áreas de preservação permanente.

A Campanha Eu ajudo na Lata, tem parceria com a Unimed Federação, e existe desde 2014, para arrecadar lacres de alumínio. Com a venda das peças são adquiridas cadeiras de rodas. A Integrada já arrecadou 3.035 garrafas cheias de lacres. O volume possibilitou a compra de 21 cadeiras de rodas, encaminhadas para instituições próximas às nossas unidades.

PREPARAR – neste eixo estão as iniciativas relacionadas ao preparo dos cooperados para o mercado futuro.

É o caso do Programa Valore, desenvolvido em conjunto com a Bayer, com três frentes de trabalho junto ao produtor: produtividade, ambiental e social, inclusive prevê a regularização trabalhista e de segurança do trabalho dos colaboradores das propriedades.

O programa dá suporte aos produtores na conquista de padrões de certificação socioambientais adequados aos seus objetivos e necessidades. E, estimula boas práticas em busca, até mesmo, de certificações internacionais.

MENSURAR – monitorar os nossos indicadores possibilita avaliar o nosso desempenho e nossos processos. A Integrada está se adequando à legislação ambiental oficial e outras normas, para obter a certificação ISO 14.000, que atesta o equilíbrio e a proteção ambiental. Empresas com esse padrão tem seus produtos, serviços e marca valorizados.

PRESERVAR – eixo dedicado à proteção de nascentes na propriedade do cooperado. O Projeto Nossa Água – de recuperação e conservação de nascentes, está ativo desde 2006. Foram recuperadas, até o momento, 95 nascentes por meio da proteção solo-cimento, técnica de baixo custo que o próprio cooperado pode executar, com o suporte de nossos técnicos.

A fossa ecológica, é outro projeto de preservação. A estrutura evita a contaminação do solo e da água retirada de poços artesianos.

ABRAÇAR – Este é o pilar social do Pensari. Ações sociais e de inclusão são fundamentais para se construir uma sociedade consciente.

O Projeto Plante um Sorriso já beneficiou mais de 17 mil crianças com doações de brinquedos e atividades de leitura e educação voltadas ao meio ambiente. Mais de 1.600 professores de escolas onde a cooperativa atua estão envolvidos.

A Campanha Solidária mobiliza colaboradores e comunidade para a arrecadação de fraldas geriátricas, destinadas a instituições e abrigos de idosos.

Parcerias com prefeituras, Emater e APAES possibilitam a inclusão de pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho, através da produção de mudas nativas para reflorestamento.

Durante a pandemia de Covid-19 foi lançada a campanha Cooperar em Todo Tempo. Com a mobilização de cooperados e colaboradores, foram arrecadados recursos, e adquiridos materiais de higiene e segurança no trabalho. Também foram doados 9 mil litros de álcool gel e 30 mil máscaras para 40 hospitais da área de abrangência da cooperativa.

PROSPERAR – Este é o eixo da agricultura em sintonia com a Biodiversidade. O Projeto Nossa Água se estende a ações de proteção e conservação de plantas e animais, para o equilíbrio da atividade agrícola e da sustentabilidade.

Em quinze anos de atuação, foram mais de 790 mil peixes soltos em importantes bacias hidrográficas, como os rios Tibagi, Piquiri, Ivaí, Ronquita e Cinzas.

E, sempre preocupada com questões ambientais, a Cooperativa Integrada já plantou 1,3 milhão de mudas de árvores nativas, em uma área de 3.714 hectares.

A Integrada estimula e orienta as boas práticas na lavoura. Entre muitas, o sistema de plantio direto resulta em benefícios, como redução da compactação do solo. Como efeito, há maior facilidade de infiltração da água, mais fixação de nutrientes e redução da erosão. O plantio direto também evita o assoreamento de rios, e se reflete na economia de combustíveis e em menor número de operações na atividade agrícola.

Esse ciclo virtuoso contribui para um ecossistema equilibrado, garante a produção agrícola e alonga os recursos naturais para gerações futuras.

INTEGRAR – esse é o eixo institucional, onde todos se unem para a concretização das ações em prol da excelência ambiental. A Cooperativa Integrada busca parcerias para agregar valores em torno das questões socioambientais, e para atingir a sincronia entre produção de alimentos, qualidade de vida e preservação do ambiente.