Convenção 2024 reúne líderes da Integrada para direcionamentos de transformação

Evento abordou os resultados de 2023 e as perspectivas para este ano com foco em pessoas e processos

A Integrada Cooperativa Agroindustrial realizou nas terça (23) e quarta (24) feiras, a Convenção 2024, que este ano teve como tema “Juntos somos a Transformação”.

O evento foi realizado no espaço Villa Planalto e reuniu 350 colaboradores. Estiveram presentes o comitê de gestão da Integrada, gerentes, coordenadores, supervisores, encarregados e o time técnico.

O destaque deste ano foi o Projeto Transformação que a Integrada vem desenvolvendo em busca de melhoria nos processos, para otimizar os resultados da cooperativa.

A Convenção 2024 foi aberta pelo diretor-presidente, Jorge Hashimoto, que no seu discurso reforçou a visão de transformação da cooperativa “a convenção deste ano é um marco na história da Integrada porque estaremos alinhando metas e objetivos para as transformações necessárias, em busca de novos modelos de negócios. Essas mudanças são fundamentais para o futuro da cooperativa, para que a Integrada tenha longevidade e sustentabilidade”, reforçou Hashimoto.

Haroldo Polizel, superintendente geral da Integrada disse que a cooperativa está num novo ciclo, portanto, é importante rever os processos e a maneira de fazer os negócios “estamos avançando com o nosso planejamento estratégico ROTA 843. Precisamos passar pela transformação para atingir nossos objetivos. E vejo que a equipe está entendendo a necessidade de melhoria e que só é possível juntos. Estou confiante que vamos fazer”, afirmou Polizel.

Para o gerente técnico, Wellington Furlaneti a Convenção 2024 foi uma grande oportunidade de reflexão sobre o que está sendo feito na Integrada e como avançar no propósito de gerar mais valor aos cooperados e clientes “os colaboradores precisam absorver que realmente é preciso mudar para que os resultados sejam ainda melhores. Encarar as mudanças de maneira proativa e com engajamento é fundamental”, destacou.

Simone Ferreira é consultora de vendas de máquinas agrícolas na loja de Ourinhos. Colaboradora nova na equipe Integrada, ela conta que se sentiu acolhida na convenção 2024 “estou saindo daqui renovada, acreditando que posso fazer a diferença no time da cooperativa. Quero fazer parte da transformação”, disse.

O gerente industrial da UIM  (Unidade Industrial de Milho), Cleverson Navarro Alves acredita que esta  nova visão  irá profissionalizar ainda mais o trabalho da cooperativa “aqui na convenção tivemos a oportunidade de conhecer os projetos que estão em andamento. Percebi que eles se convergem e, nós, da indústria, seremos beneficiados por isso”, ressaltou.

Franciel Gustavo Dierings, gerente regional de Cornélio Procópio elogiou o evento deste ano “estou achando tudo extraordinário. Uma virada de chave, com mudança de postura, alinhamento estratégico. Estamos saindo daqui bem melhor do que chegamos”.

A agrônoma da regional Maringá, Paola Regina Hansel Trevisan disse que, para ela, a convenção está sendo uma experiência diferente “as mudanças que estão sendo propostas são muito pertinentes. O foco tem sido o crescimento da cooperativa, o que eu acho muito bacana porque mexe diretamente com a nossa carreira. A cooperativa crescendo nós avançamos também”.

Programação

A mudança de atitude com ações mais assertivas foi o que permeou a Convenção 2024.

Durante o evento foi feita a contextualização do Projeto “Transformação”, trabalho que vem sendo desenvolvido em parceria com a Vector Consulting para otimizar os negócios da cooperativa.

Foi realizada a palestra “Transformação e Protagonismo”, ministrada pelo educador e consultor empresarial, Nailor Marques Júnior. Ele reforçou que toda transformação requer disposição “a troca de conhecimento é fundamental no processo de mudança. Compartilhe o que você sabe com as pessoas que trabalham com você, tenha coerência ética, pratique aquilo que você ensina. E pergunte o que não sabe sobre determinado assunto para ter apoio no desenvolvimento do seu trabalho. Consulte quem tem o conhecimento e poderá te ajudar”, frisou.

Nailor Marques destacou a importância do protagonismo no processo de transformação “se a pessoa não assumir as rédeas do seu próprio destino nada vai mudar. A transformação começa na gente”.

Na Convenção 2024 foram apresentados os planos de ações desenvolvidos durante o Encontro Transformação em Ação. Foram abordados projetos ligados às áreas de Insumos e Técnicas, Comercial, Indústria e Operações e Administrativo Financeiro.

Pedro Malanga, gerente de suprimentos disse que o setor, que engloba a central de cadastros e compras, irá padronizar estes processos, gerando impacto para a cooperativa “com esta nova estrutura estamos em busca da redução de despesas e, também, de maiores controles, respeitando as normativas da empresa. A centralização dos processos de compras e de cadastramento dos produtos permitirá que as unidades sejam atendidas de forma organizada. Este projeto vem ao encontro da visão de transformação da cooperativa”, ressaltou.

 Na Convenção Integrada 2024 os representantes apresentaram os números conquistados em 2023 e as metas para este ano de 2024 “este será um ano desafiador. A Integrada tem uma história de superação e nós acreditamos que a nossa união fará a diferença”, declarou Haroldo Polizel.

Romeo Busarelo, especialista em inovação e negócios ministrou a palestra “Cultura e Mudança”, onde ressaltou a importância de colocar em prática as ideias inovadoras que surgirem “a transformação acontece quando temos atitudes. Não existe ideia maravilhosa que resiste a uma implementação fraca. Fazer fora da caixa é uma grande estratégia.

A Convenção 2024 foi encerrada como compromisso de todos de estarem engajados nesse processo de transformação da cooperativa “eu confio na equipe Integrada. Acredito que juntos iremos conquistar a transformação que almejamos”, finalizou o diretor-presidente, Jorge Hashimoto.