Cooperativas do Paraná transformam a vida de produtores rurais

As propriedades rurais de pequeno e médio porte somam a maior parte das áreas agrícolas do país. Geralmente são administradas por agricultores que produzem diversas culturas com mão de obra familiar.

No Paraná, um levantamento da Ocepar aponta que 92% dos imóveis rurais ligados à cooperativa tem menos de 100 hectares.

E é nesse contexto que as cooperativas atuam como ponto de apoio para auxiliar o produtor rural no processo de expansão da sua “empresa a céu aberto”.

O Produtor Rural, Ricardo Amano é cooperado da Integrada desde 2009. Ele conta que sempre teve o apoio da Integrada nos seus negócios “a cooperativa nos ajuda fornecendo assistência técnica e trazendo capacitação também”, diz Ricardo.

As cooperativas são a união de várias pessoas em busca de um mesmo objetivo, unem diversos agricultores, que de forma coletiva, contam com atendimentos especializados, produtos e serviços de alta qualidade, além de melhores negociações em insumos e demais itens necessários para uma boa safra “nos preocupamos sempre em melhorar a produtividade dos nossos cooperados. Prestamos assistência técnica em todo o processo de produção, desde o plantio até a entrega da safra. Oferecemos uma comercialização segura e trazemos as melhores opções de negócios aos cooperados”, diz Jorge Hashimoto, diretor-presidente da Integrada Cooperativa Agroindustrial.

 As 223 cooperativas paranaenses registradas no Sistema Ocepar encerraram 2022 alcançando faturamento de mais de R$ 186 bilhões. Juntas reúnem mais de 3 milhões de cooperados e 135 mil colaboradores. No setor agropecuário, são 61 cooperativas, responsáveis por 64% do PIB no estado.

As cooperativas participam com aproximadamente 65% da produção de grãos no Paraná, sendo 70% de soja, 62% de milho e 55% de trigo.

Recentemente a Integrada ficou entre as 11 cooperativas agrícolas paranaenses maiores do mundo, apontada em um estudo feito pelo World Cooperative Monitor (Monitor Cooperativo Mundial), o que retrata a governança, solidez e a sustentabilidade com que a cooperativa opera junta aos seus cooperados.

Cooperativismo de resultado

A Integrada Cooperativa Agroindustrial atua no mercado há 27 anos. Atende mais de 12 mil cooperados, de aproximadamente 50 municípios do Paraná e São Paulo.

Buscando sempre agregar valor aos seus associados, a Integrada tem proporcionado maior produtividade, ampliando a eficiência comercial e operacional das propriedades. E o resultado dessa diretriz é o crescimento das áreas de plantio, e por consequência o aumento do potencial econômico dos produtores.

“Desde que chegamos na Integrada, aumentamos nossa área de plantio de 95 para 156 alqueires. Estou muito satisfeito. Os agrônomos e toda a equipe técnica nos ajudam, nos aconselham. É muito bom”, reforça Ricardo Amano. E aconselha “o produtor que pretende aumentar sua rentabilidade deve ter os pés no chão, ter paciência para vencer as adversidades, deve buscar ajuda e pesquisar bastante para não trocar o certo pelo duvidoso”.

Para o diretor-presidente da Integrada, Jorge Hashimoto a Integrada está cumprindo seu papel de apoiar o produtor “pensamos sempre em gerar valor para os cooperados. Nossas ações são sempre muito analisadas para que os nossos associados tenham melhores resultados no desenvolvimento das suas atividades”, ressalta Hashimoto.

A Integrada sempre tem espaço para produtores interessados em ampliar suas atividades com segurança e rentabilidade.