Com olhar estratégico, atento aos associados, a Integrada Cooperativa Agroindustrial realizou ontem (20), visita de cooperados na UIS (Unidade Industrial de Sucos), que fica localizada em Uraí (PR).
O “Dia na Indústria” reuniu associados de Londrina, Assai, Cornélio Procópio e Uraí.
A abertura da ação foi feita pelo diretor-secretário da Integrada, Sérgio Otaguiri, que falou sobre a importância do contato com a indústria “os cooperados estão tendo a oportunidade de conhecer o funcionamento da UIS e, também, tirar dúvidas”.
Além de Otaguiri, estiveram presentes o superintendente comercial, João Bosco de Souza Azevedo, o superintendente industrial e operações, Igor Bourscheidt, o gerente industrial da UIS, João Almado e o gerente de exportação da Integrada, Wagner Gund.
Para João Almado, o objetivo foi estreitar relacionamento com os cooperados e apresentar as melhorias feitas na indústria “estamos mostrando os investimentos feitos na UIS. Ampliamos o evaporador de sucos e, com isso, conseguimos uma economia no processo que separa a água do suco de laranja. Trocamos o equipamento D’Oiller, melhorando a qualidade do tratamento de efluente”, relatou Almado.
O cooperado de Uraí, Osvaldo Kobiraki estava atento às informações “estou muito feliz de estar aqui. É importante acompanhar todo o processo e saber o que está sendo feito. Isso nos aproxima da cooperativa”, disse.
O gerente de exportação da Integrada, Wagner Gund falou sobre como o mercado está reagindo às adversidades climáticas e o trabalho da cooperativa frente à esses desafios.
Depois da abertura, os cooperados visitaram as partes internas da indústria, conheceram os equipamentos que fazem o processamento do suco concentrado de laranja e ao final, participaram de um bate papo com a diretoria da Integrada, onde tiraram suas dúvidas e apresentaram suas demandas.
Cláúdio Massahiro Koguissi, cooperado de Assaí, ficou satisfeito com a iniciativa da Integrada “achei muito bom visitar a indústria, a palestra foi muito produtiva. Compensa entregar a laranja aqui, é uma segurança para nós”, afirmou.
A UIS exporta suco de laranja para a Oceania (Austrália, Nova Zelândia), Japão, Europa, América do Sul, América Central, Israel, China, Estados Unidos e Canadá.
Colheita de laranja
O cooperado, Osvaldo Kobiraki participou do “Dia na Indústria”, mas, a colheita de laranja na sua propriedade continuou “estamos em plena colheita. Dei uma pausa para estar aqui, mas, o trabalho lá segue firme”, ressaltou.
Kobiraki tem 5 alqueires de plantio. São 8 mil pés de laranja que deverão produzir 6 mil caixas da fruta “temos aqui três variedades: a pera, folha murcha e a valência. Vamos colhendo até dezembro. Entregamos tudo para a indústria, vale muito a pena”, reforça o cooperado.
Na área de atuação da Integrada são 2 mil hectares de plantio de laranja.
Para potencializar a capacidade da indústria de sucos, a Integrada está implantando um projeto piloto, numa fazenda, em Cornélio Procópio. Foram arrendados 500 hectares, onde serão plantadas, ao longo dos próximos 20 anos, 350 mil plantas. O projeto começa em novembro.