Quem pensa que a gestão de pessoas está ligada apenas a admissão, demissão e remuneração de pessoal, está muito enganado. Hoje, empresas bem-sucedidas já sabem que o investimento na valorização do capital humano serve como força para elas se tornarem mais competitivas, melhora o posicionamento no mercado e os números no balanço financeiro.
A revista Mercado em Foco foi atrás de quatro empresas, de diferentes dimensões, para tentar descobrir como a gestão de pessoas se tornou um diferencial. Em comum, essas empresas contam com a premiação GPTW “Destaque ACIL” 2020, que reconhece e certifica organizações consideradas como ótimos lugares para trabalhar. As inscrições para a quarta edição do evento ficam abertas até o dia 12 de dezembro de 2021.
Gente em 1º lugar
A G1 Imob é a caçula do grupo. Fundada há cinco anos, carrega no nome a filosofia da empresa, “gente em 1º lugar”, e segue com o propósito de melhorar a vida das pessoas a partir das operações do mercado imobiliário, sejam elas de venda, compra ou locação de um imóvel.
De acordo com Renato Gomes, COO da imobiliária, essa atenção às pessoas se tornou um mantra e funciona porque é aplicada, primeiramente, da porta da empresa pra dentro. “Acreditamos essa ser a única forma de levar isso, com legitimidade, para o lado de fora”, diz. Atuando dentro de um mercado que o próprio empresário classifica como “hostil e cheio de paradigmas”, a G1 Imob cresce vertiginosamente. “Nosso principal desafio é conseguir preservar essa cultura organizacional. Com o aumento do número de pessoas, aumenta também a diversidade, as opiniões. Cuidamos muito da formação de multiplicadores”, diz.
Vinicius Munhoz Pinto, CEO da empresa, e Renato Gomes revelam fazer tudo que um departamento de RH faria, como, por exemplo, um processo seletivo, que acaba acontecendo de forma invertida, pelo menos por enquanto. “Fazemos questão de entrevistar todos os candidatos, para qualquer função, e só depois direcionamos ao gestor da área. Enquanto tivermos capacidade de tocar isso pessoalmente, faremos. Quando não der mais, aí queremos pensar em como fazer um growth hacking puro”, diz.
Para manter a sintonia entre a equipe, a administração aposta na comunicação. “Essa é a ferramenta mais eficiente que existe. Pode até ser um clichê, mas a maioria se perde nos detalhes mais simples. Felizmente sabemos utilizar muito bem esse recurso, de várias formas. Bate papo tête-à-tête e grupos de WhatsApp, na G1, são muito comuns”, completa Gomes.
Desenvolvimento mútuo
A Globalsat Group está presente em sete países. No Brasil há 20 anos, desde 2014 mantém a sua sede em Londrina e já acumula três selos GPTW. A gestão de pessoas é apoiada em dois pilares: Gente e Gestão. O primeiro, porque as ações e projetos são voltados para atrair, desenvolver e alavancar pessoas. A gestão atua no desenvolvimento de ações para colocar em prática os objetivos estratégicos da empresa e isso é afeito através do apoio ao desenvolvimento das lideranças e do acompanhamento dos indicadores de resultados.
Isso se dá, principalmente, ao colocar as pessoas em primeiro lugar, na construção de relações de confiança, sempre com foco no cliente e na inovação. A certificação é o resultado do comprometimento de cada indivíduo da equipe com os objetivos e valores da empresa. “Eles são o alicerce para nossas tomadas de decisões. Nossa gestão sempre será focada em pessoas, com elas e através delas continuaremos atingindo nossos objetivos e performance”, afirma Igor Falcão, CEO Brasil da Globalsat.
Com aproximadamente 60 colaboradores, a Globalsat tenta manter constante o foco nas pessoas, criando um ambiente onde todos crescem juntos, com apoio mútuo. Joseane Perdigão é a gestora de RH da empresa e explica como alinhar expectativas pessoais com as mudanças e impactos do mercado para atingir o planejamento estratégico.
“Buscamos oferecer um ambiente com uma boa energia, investindo no desenvolvimento do nosso time para que todos ganhem no crescimento das próprias carreiras e também financeiramente”, conta. No segundo semestre de 2020, mesmo diante da pandemia, a empresa lançou um Programa de Distribuição de Resultados.
“Foi desafiador, mas atingimos o objetivo, batemos a meta de faturamento e lucratividade e, pela primeira vez de forma formal, dividimos esse lucro. O programa se mantém em 2021 e aumentamos o número de oportunidade de premiação”, diz. A diversidade fortalece e complementa, continua Perdigão: “Queremos o novo e o desigual, somos uma empresa de tecnologia e a ruptura está no nosso DNA”.
O resultado do comprometimento e engajamento de todo o time se traduz no crescimento do faturamento, lucratividade e no fortalecimento no mercado. “Quanto mais crescemos, mais nos tornamos exigentes, assim como o mercado e a nossa equipe. Esse é o ciclo da excelência que queremos. Para crescer, precisamos sair da zona de conforto, mas sem perder nossa essência”, completa.
O papel da liderança
Pessoas certas no lugar certo, dentro de um ambiente harmônico e descontraído, alinhadas com a cultura da empresa. Esse é o mote da Serilon, também certificada GPTW. Na gestão de pessoas da empresa, a figura do líder ocupa posição de destaque, sendo o responsável pela alta performance das equipes.
De acordo com Pollyany Tottene, gerente de RH da empresa, os times são “feitos de pessoas auto gerenciáveis, auto motivadas e com propósito, que querem responsabilidade e não apenas um emprego”. Através de ferramentas de gestão, como a Avaliação de Desempenho, é possível alinhar as expectativas da empresa com as dos colaboradores, criando caminhos para garantir melhor performance e, consequentemente, atingir metas.
O clima e cultura organizacionais sempre foram pontos extremamente fortes dentro da Serilon, continua Tottene. “Um ambiente leve, honestidade intelectual, respeito e gentilezas fazem parte do nosso DNA. Contamos com inúmeros colaboradores com muitos anos de casa e, ao longo dos anos, observamos uma mudança nos processos e métodos. Estamos evoluindo constantemente”. A partir de agora, a empresa pretende solidificar o Plano de Cargos e Salários, ação que tem como objetivo tornar cada vez mais claro a meritocracia dentro da empresa.
“Atrelado a isso, queremos consolidar ainda mais nosso processo de gestão de desempenho, conectando todas as dinâmicas de gestão de pessoas e fortalecendo, progressivamente, nossa cultura de meritocracia de forma clara, consistente e justa”, completa. A Serilon também investe na comunicação direta com todos os colaboradores através de várias ferramentas, além da disponibilização de canais de comunicação direto com a diretoria para denúncias anônimas de situações em desacordo com os valores da empresa e contra a dignidade humana, como racismo, discriminação sexual, assédio e bullying, entre outros maus comportamentos.
Investimento em capital humano
A Integrada Cooperativa Agroindustrial é a maior de todas as empresas ouvidas pela reportagem, com mais de 1,8 mil colaboradores. Desde a sua fundação, em 1995, a valorização das pessoas figura entre os princípios da cooperativa com um ambiente de trabalho equilibrado, harmônico e eficiente.
“Temos um plano de cargos e carreiras, investimos em capacitações, pacotes de benefícios e também em inovação, com foco no mercado, atração e retenção de talento”, afirma Jorge Hashimoto, diretor presidente da cooperativa. Entre as ações, ele destaca a “Academia Integrar”, projeto de desenvolvimento de líderes. Para Hashimoto, os próprios colaboradores são os principais atores do crescimento e sucesso na gestão de pessoas.

Ele também lembra que a pandemia se apresenta como um período desafiador para as organizações. “Em um curto espaço de tempo, muitas mudanças foram implementadas nas áreas de negócios”, diz. Para ele, o posicionamento da área de recursos humanos passa a ser estratégico. “Valorizamos as iniciativas e processos que facilitam o fluxo de informações nos diversos canais da cooperativa, para que todos estejam em sintonia. A liderança é fundamental para o alinhamento de nossos objetivos e para que as informações circulem de forma equilibrada e eficiente”, completa Hashimoto.
A inovação constante, capacitação das equipes técnicas, comercial, industrial, operacional e administrativa mantêm a Cooperativa competitiva no mercado e, de acordo com o presidente, potencializa a satisfação dos colaboradores e cooperados. “Com planejamento e estratégia consolidamos uma trajetória pautada no crescimento e na solidez da Integrada”, analisa.
Fonte: http://acil.com.br/revista/mercado-em-foco-julho-e-agosto-2021#book/25