A Integrada promoveu ontem (21), o treinamento “Desafio Hedging de Commodities Rabobank &Integrada”.
O evento foi realizado em parceria com o Rabobank, banco voltado ao agronegócio.
O objetivo foi capacitar os colaboradores, diante da instabilidade do cenário mundial de commodities.
Durante todo o dia, colaboradores de vários setores da cooperativa como comercial, compliance, planejamento, controladoria, financeiro e mesa de operações tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre gestão de risco e estratégias de comercialização com ferramentas financeiras.
Fabiana Silva, gerente comercial da Integrada disse que o intuito foi treinar as áreas que trabalham com derivativos “aqui está sendo falado sobre mercado, comercialização de commodities, travas de câmbio. São assuntos específicos que acabam gerando dúvidas. Teremos um treinamento bem técnico para que todos entendam como funcionam as operações”, explicou Fabiana.
Segundo Sabrina Vasconcelos, gerente de relacionamento do Rabobank o treinamento vai promover conhecimento e, também, estreitar relacionamentos “queremos capacitar os colaboradores para que entendam sobre os produtos que o Rabobank oferece e para, que eles possam atender os cooperados ainda melhor. O mercado está muito dinâmico, tudo muda muito rápido, então, é fundamental saber como se proteger dos riscos”, disse.
João Bosco de Souza Azevedo, superintendente comercial da Integrada acredita que esta capacitação é uma grande oportunidade de formar multiplicadores de conhecimento “estamos envolvendo todos os colaboradores que trabalham com essas ferramentas dentro do mercado de derivativos, commodities, dólar. Estamos sendo treinados pelo time do mais alto nível do Rabobank”, declarou Bosco.
Os palestrantes trouxeram informações relevantes sobre a macro e microeconomia mundial, o que para João Bosco, irá enriquecer o conhecimento dos participantes “para quem trabalha com ferramentas variáveis, que se movimentam conforme as notícias surgem, esse contato é essencial para aprimorar a bagagem técnica”, frisou.
Marcelo Ota, especialista em derivativos no Rabobank ressaltou que o aprimoramento da equipe, certamente, trará resultados “o objetivo é compartilhar nossos conhecimentos e, assim, auxiliar na comercialização e nas estratégias da cooperativa”.
O analista administrativo, Eder Frank Barbosa está participando do treinamento pela primeira vez “pretendo aprender sobre as melhores ferramentas e, assim proteger o resultado da cooperativa. Acredito que com esses novos conhecimentos iremos avançar e trabalhar com mais segurança”.
Na segunda etapa do treinamento, os colaboradores aplicaram seus novos conhecimentos num desafio gamificado “aplicamos na prática, por meio de dinâmicas de grupo, os conceitos que foram passados ao longo do dia. As equipes receberam instruções para aplicar as ferramentas de hedge e, assim, protegerem a commoditie escolhida”, detalhou Fabiana.
Os participantes se dedicaram em busca de um bom desempenho “foi uma competição saudável. Todos entenderam que o melhor resultado é aquele que protege a margem, sem colocar o negócio em risco”, finalizou a gerente comercial da Integrada.