Gestoras do Agro: Integrada promove encontro feminino

A Integrada promoveu, na última terça-feira (19), o 2º Encontro de Gestores do Agro 2024, evento que reuniu mais de 120 cooperadas, esposas e filhas de associados, atuantes no setor do agronegócio. O encontro proporcionou um espaço para troca de experiências, discussão de desafios e fortalecimento da liderança feminina na agricultura.

A abertura do evento foi realizada pelo diretor-presidente, Jorge Hashimoto “queremos dar as boas-vindas às nossas participantes. Este é um evento importante, que traz temas de interesse das mulheres do agro, que buscam eficiência e a melhoria da produtividade. Hoje, os nossos quadros social e de colaboradores é composto por mais de 3 mil mulheres, o que representa 20% do total. O apoio à liderança feminina faz a diferença no agro”, declarou.

Hashimoto reforçou a relevância de buscar novos conhecimentos, frente aos desafios enfrentados na agricultura “o agro é feito de ciclos; momentos bons e tempos que exigem resiliência. Temos que superar os desafios para evoluir na próxima safra”, disse.

A programação do Gestoras do Agro foi intensa, iniciando com a palestra “Mudanças Climáticas e Previsão para os próximos meses”, ministrada por Angela Beatriz Costa, especialista em clima do IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná).

 A meteorologista trouxe um panorama do clima no planeta, explicando como as mudanças climáticas têm produzido efeito na agricultura e a importância de fazer o monitoramento sistematicamente “além do acompanhamento da previsão do clima é fundamental ter contato com profissionais especializados, já que as condições do tempo já não são tão definidas como no passado”, ponderou.

A engenheira agrônoma da Integrada, Dayane Moreira, especialista em Agricultura de Precisão fez palestra com o tema “Fertilidade do Solo e Produtividade”.

Dayane falou sobre o trabalho de AP realizado pela cooperativa, que facilita a atividade no campo e auxilia nos vários desafios, como a compactação do solo “o solo compactado impede que a raiz penetre no solo, o que prejudica a absorção de nutrientes, podendo causar uma produção menor”, ressaltou a agrônoma.

Natália Moura, agrônoma da cooperativa ministrou a palestra “Prática de Manejo para a Safra 2024/2025, onde abordou o manejo correto da cultura da soja para uma boa produtividade “ é preciso cuidado em todo o processo. A dessecação do pré-plantio deve ser realizada de forma eficiente. Fazer o controle das plantas daninhas e escolher uma cultivar que se adapta à região são fundamentais para uma boa colheita”, frisou.

Após as palestras, foi realizado debate interativo com as agrônomas Dayane Moreira e Natália Moura e com a especialista em clima, Angela Costa, mediado pela analista de geoprocessamento da Integrada, Rafaela Tamanini “estou amando o evento e aprendendo muito. Os temas trabalhados aqui são de fundamental importância. Vou colocar em prática ideias levantadas pelas palestrantes”, contou Elvira Ballmann, cooperada da regional Guaíra.

Histórias inspiradoras

As cooperadas Angélica Cieslak e Lígia Jung enriqueceram o evento com a participação no painel “Histórias Inspiradoras”, mediado pela coordenadora de marketing e comunicação, Patrícia Fígaro.

Ligia Jung contou que quando começou a trabalhar no campo era muito tímida, não conseguia interagir com as pessoas, mas foi incentivada pela Integrada, por meio das palestras realizadas nos núcleos jovem e feminino “evento como esse Gestoras do Agro é rico em conteúdo e também fortalece relacionamentos. Como está sendo bom estar aqui com tantas mulheres”.

No painel negócios, a gerente comercial, Fabiana Andrade falou sobre “Mercado de Commodities e Tendências de Mercado”.

Fabiana explicou um pouco sobre a realidade do mercado e deu dicas sobre boas práticas de negociação “travar o custo, calcular a receita e ter a certeza do que está fazendo sem ficar na suposição são essenciais”, disse.

O clima, segundo Fabiana, tem causado reflexo no mercado de commodities “os fenômenos climáticos podem ter um impacto significativo nos preços porque eles influenciam a oferta e a demanda”, relatou.

A cooperada Nilce Sonohara, da regional Astorga estava bem atenta ao que Fabiana ministrava, interessa em aprender “quero saber sobre as tendências do preço e das variedades da soja e também, sobre o clima. Preciso plantar com estratégia para ter um bom resultado”, destacou.

Outro assunto importante abordado no Gestores do Agro foi “Linhas de Crédito Rural”, explanado por Aline Pitel, assessora de investimentos do Sicredi Dexis e Hellen Bernardi, gerente de contas agro.

Fabrício Oliveira, gerente comercial da Integrada realizou o “Momento Seguro”, trazendo informações atualizadas sobre o mercado de seguros e os serviços ofertados pela cooperativa “a Integrada Seguros não oferece apenas seguros agrícolas. Temos um vasto portifólio para atender nossos cooperados e clientes. Trabalhamos com as melhores seguradoras do pais”, afirmou Fabrício.

O painel “Elas na Liderança”, mediado pela coordenadora do curso de administração da PUC-PR, Adriana Martello, reuniu mulheres que participaram do programa que foi realizado em parceria com a universidade durante o ano todo “eu tinha muito medo do desconhecido, me sabotava demais. O curso ensinou que tenho que me valorizar. Todos têm o seu valor, independente da atividade que realiza”, falou Marina Muraoka.

Elizabete Uemura, cooperada que também integrou o painel, informou que aprendeu muito nas aulas “o conhecimento traz crescimento para a vida toda. Aprendi a me comunicar melhor, a delegar funções”, contou Elisabete.

A cooperada Viviane Rosolen disse que aprendeu sobre gestão “aprendi a lidar com ferramentas que me permitem planejar, fazer metas, a colocar em prática o que planejei”.

Ao final do evento, as formandas foram reconhecidas e receberam o certificado de conclusão do programa “ELAS na Liderança” pelas mãos do diretor vice-presidente, João Francisco Sanches Filho e da professora da PUC, Adriana Martello “agradeço as mulheres que se empenharam para participar do programa. Sabemos que teve muita dedicação para concluir o curso. Nosso muito obrigado, também à PUC, pela parceria”, afirmou João Francisco.

O Programa “ELAS na Liderança” tem como objetivo acelerar a preparação das mulheres cooperadas para que possam agir proativamente no desenvolvimento de seus negócios.

Com carga horária total de 64 horas e a aplicação de metodologias ativas de aprendizagem, o programa contou com 16 horas de capacitação técnica em áreas específicas relacionadas à gestão do agronegócio, além de 48 horas de aperfeiçoamento de soft skills de liderança, incluindo mentorias em grupo e exclusivas.