Honraria – Consulado do Japão no Paraná presta homenagem ao presidente da Integrada

O respeito às origens e à família tem valor inestimável. E, sendo genuíno, esse legado pode ser transmitido para o ambiente profissional, com resultados promissores.

Prova dessa conduta foi a honraria que o Consulado do Japão no Paraná entregou ao diretor presidente da Integrada Cooperativa Agroindustrial, Jorge Hashimoto, dia 20.

O Cônsul-Geral para o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Hamada Keiji, veio especialmente de Curitiba, sede do Consulado, para render a homenagem a Jorge Hashimoto na matriz da Integrada.

Com pontualidade precisa e peculiar aos japoneses, a cerimônia teve início às 14 horas.

O Cônsul Hamada Keiji fez a leitura da homenagem em japonês e em português. Destacou que o reconhecimento se deve às ações de Jorge Hashimoto não só para manter, mas também com o intuito de difundir a cultura japonesa, modelo de perseverança diante de adversidades, e de resiliência na busca pela superação de desafios.

Ao final da leitura, o Cônsul entregou o certificado de reconhecimento nas mãos do dirigente da Integrada.

Cônsul do Japão para o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Hamada Keiji, entrega certificado de honra ao mérito ao diretor presidente da Integrada, Jorge Hashimoto.

Jorge Hashimoto prestou tributo à memória do avô e da mãe, referências para ele de força e caráter. O presidente da Integrada agradeceu a homenagem e reforçou que 20% dos mais de 11.500 cooperados têm ascendência japonesa. “Temos orgulho da nossa origem, pois nossa história milenar é exemplo para o mundo”.

Após a cerimônia, a Integrada presenteou o Cônsul e a assessora executiva do Consulado, Kubomi Márcia Kajiwara. Cada visitante recebeu uma garrafa térmica e ambas as versões do Café Coperatto, tradicional e extra forte.

Em seguida, Hashimoto acompanhou a comitiva do Consulado a uma visita à Regional Londrina da Integrada. No espaço, foi apresentada a histórica máquina de beneficiamento de café, um dos produtos cultivados por mãos japonesas no Paraná, desde a década de 1940. Ainda hoje, a habilidade japonesa responde por boa parte da produção de café, agora mais valorizado nas categorias especiais.

Outros produtos e serviços da Integrada foram apresentados aos visitantes, como a linha de nutrição para pets da Integrada, e a corretora de seguros.

Time Integrada, liderado pelo presidente, Jorge Hashimoto, apresenta a Regional Londrina à comitiva do Consulado do Japão no Paraná.

Apoio a eventos

A Integrada apoia iniciativas que valorizam a cultura japonesa, como a tradicional Expo Japão, que reúne não só a comunidade oriental, mas grande público que busca a rica culinária japonesa, prestigia danças e outras manifestações folclóricas, além de confraternizar em vários dias de festa, em Londrina/PR.

O Londrina Matsuri é outro encontro com a milenar história do Japão. O evento abre espaço, também, para a filantropia, com a participação de várias entidades beneficentes. Na programação, danças, culinária, arte japonesa e outras manifestações que mantém viva a diversidade da Terra do Sol Nascente.

O sentimento de colaboração, típico da cultura japonesa, encontrou similaridade nos princípios cooperativistas, modelo de trabalho que ganhou força no Paraná. Portanto, havia japoneses nas primeiras cooperativas agropecuárias do Estado.

Em abril de 2014, já como diretor presidente da Integrada, Jorge Hashimoto, viajou ao Japão como membro da comitiva que formou a 42ª Missão Econômica da Câmara do Comércio Brasil-Japão do Paraná. O intercâmbio buscou aproximação com instituições que representavam o governo japonês, além de contato com empresários do setor privado.

Em 2018, Jorge Hashimoto participou de comitiva da Integrada presente nas comemorações dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil. Como presidente da Integrada, foi até Maringá, acompanhar a visita da princesa Mako, que veio ao país para cumprir programação que celebrou a data.

Entre tantas contribuições, Jorge Hashimoto sentiu-se honrado com a homenagem do Consulado. O momento especial foi compartilhado com a esposa, Marina Mitsuko Yamashiro Hashimoto e com as filhas, Cláudia Emi e Joice Miyuki.

A esposa e as filhas do diretor presidente da Integrada, Jorge Hashimoto, presentes na entrega da honraria concedida ao gestor pelo Consulado do Japão no Paraná

Participaram também da entrega da honraria, o superintendente geral da Integrada, Haroldo Polizel, o superintendente industrial e de operações, Igor Bourscheidt, o superintendente comercial, João Bosco de Souza Azevedo, além de gerentes da matriz da cooperativa.

Presença importante, ainda, dos cooperados, Katsumi Goto, João Nazima, Sidney Ossamu Arabori, Mauro Tsuyoshi Okimura, Jairo Tamura, presidente da Câmara Municipal de Londrina, e Samuel Faustino.

Honra ao Mérito: Jorge Hashimoto compartilha com a família e com o time Integrada, a homenagem recebida do Consulado do Japão no Paraná.

Jorge Hashimoto estendeu os agradecimentos ao time de Marketing e Comunicação da Integrada, pelo “empenho na organização da homenagem”, e de todos os demais envolvidos.