INtech 2022 reúne cerca de 370 participantes na jornada de tecnologia 

Evento da Integrada abordou temas ligados a Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade 

Cooperados, convidados e cooperativas dos setores de saúde, crédito e agro estiveram presentes nos dois dias de imersão em temas da transformação digital durante a INtech, semana de tecnologia da Integrada. O evento teve a participação de parceiros de tecnologia, como SAP, TOTVS, Oracle, Gartner, Qlik, Sensedia, Simpress, A10, Accenture Song, Air Robotics, Ligga e Senai. 

Realizada pela primeira vez de forma presencial, a jornada tecnológica é uma iniciativa da Integrada Cooperativa Agroindustrial e grandes parceiros do universo tech e contou com participantes do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de um público de mais de 1.000 pessoas que acompanharam as palestras online. 

O diretor-presidente da Integrada, Jorge Hashimoto, fez a abertura dando as boas-vindas ao evento ressaltando o compromisso da cooperativa com a transformação digital. “Com os pés no presente e olhar atento ao futuro, a Integrada investe em tecnologia e inovação e tem cooperado com o impulsionamento da agricultura digital e geração de resultados de excelências”, disse Hashimoto. 

Jorge Hashimoto – diretor-presidente da Integrada
Haroldo Polizel – Superintendente Geral da Integrada

O Superintendente Geral da Integrada, Haroldo Polizel, foi o primeiro palestrante com o tema “Transformando a experiência do Cooperado”, sobre os trabalhos realizados pela Cooperativa para o atendimento direto aos associados. Polizel é membro da diretoria da UniTI e tem implementado, na sua gestão executiva, estratégias, políticas e diretrizes fixadas pelo Conselho de Administração, em um relacionamento transparente com os cooperados da Integrada. 

Polizel ressaltou os princípios do cooperativismo, os desafios da era da tecnologia e inovação para levar a melhor experiência ao cooperado. “Temos muitos desafios, que passam por mudanças climáticas, ampliação da produtividade sem abrir novas áreas, geração de valor consistente ao cooperado. E tudo isso passa pela inovação, pelas parcerias que nos tragam soluções que melhoram a experiência dos associados”, reforçou Polizel. 

O idealizador do Instituto PARAR e fundador da Welcome Tomorrow, um dos grandes movimentos de inovação, Flávio Tavares, emocionou os participantes com a palestra “SOS Você precisa se Mover”. Referência em mobilidade, o palestrante tem incentivado lideranças a repensarem a maneira como fazem negócio, obtendo um olhar mais sensível em relação às pessoas. 

“A ideia de que a tecnologia vai mudar o mundo é equivocada. A inovação humana é que vai transformar nosso futuro. A pergunta que se faz é: que tipo de ser humano está sendo formado para lidar com as tecnologias que estão surgindo? ”, provocou o palestrante. 

Flávio Tavares – CEO da Upper ADucation
Alberto Roitman – Nexialistas

O consultor Alberto Roitman, cofundador e Chief Creative Officer da Nexialistas Consultores, levou aos participantes diversos questionamentos. Roitman abordou o tema “Na inovação não existe momento perfeito, OK?”. Nas palavras do consultor “as pessoas acham que inovar é ter momentos EUREKA, nada disso. Momentos como esse são raros, então precisamos abrir mão da ideia perfeita e agir inovando naquilo que podemos”. 

Partner do Hub Cocriagro, Integrada inaugura sala Conexão Integrada durante a INtech 

A INtech 2022 incluiu na programação oficinas e treinamentos simultâneos no espaço do Hub Cocriagro, onde está instalada a sala do Conexão Integrada, programa de inovação aberta implantado em 2019, onde são testadas as soluções inovadoras de startups de todo o país. 

O espaço foi inaugurado durante a INtech, com presenças de cooperados, convidados, diretores, superintendentes, líderes e colaboradores da Integrada. 

“A decisão de investir nesse hub faz parte da nossa visão de futuro para a cooperativa. Nós sabemos que para se manter entre as melhores e maiores cooperativas agroindustriais do Brasil, precisamos inovar”, reforçou o gerente de planejamento e desenvolvimento da Integrada, André Galletti. 

Sala Conexão Integrada

A sala Conexão Integrada ficará à disposição de empresas, startups, projetos e pesquisadores que ofereçam soluções inovadoras para os cooperados e os colaboradores da Integrada, e que estejam em consonância com o planejamento estratégico da cooperativa. 

Dois dias de conteúdo indispensável para a transformação digital 

Foram 370 participantes que acompanharam, nos dois dias do evento, temas relevantes para colocar o agro na vanguarda da transformação digital. 

“A INtech é focada na inovação e no aperfeiçoamento de processos de tecnologia da informação e comunicação. O evento contou com alto conteúdo sobre tecnologia e sustentabilidade nas operações e palestrantes e convidados reconhecidos”, reforça o gerente de Tecnologia da Informação da Integrada, Emerson Zanoti. 

Emerson Zanoti – gerente de TI da Integrada

O potencial 5G e suas aplicações para o agro foi abordado pelo head de inovação da Ligga, José Ricardo Garcia. Com atuação nas regiões sul, centro-oeste e norte do país, o grupo Bordeaux, do qual a Ligga faz parte, pretende expandir a conexão de alta qualidade para o campo. 

A tecnologia 5G oferece soluções para problemas específicos do agro, como eficiência no grande número de conexões simultâneas, como tratores, drones, colheitadeiras, pulverizadoras e outros equipamentos embarcados com automação. Velocidade maior de conexão, baixa latência na transmissão de dados e melhoria do consumo de energia, seguindo a agenda ESG de eficiência energética. 

“Para que esta realidade exista, é indispensável levar conexão ao campo, alcançando grande áreas de produção e assim destravar o potencial que o 5G tem no Brasil”, reforçou Garcia. 

O presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, esteve presente a INtech e abordou o compromisso com a inovação no cooperativismo. “Mantemos um Programa de inovação para o cooperativismo paranaense que já formou centenas de agentes transformadores dentro das cooperativas. A inovação é tema prioritário do Plano Paraná Cooperativo 200 (PR200), o planejamento estratégico que está em andamento”, disse Ricken. 

Gestores e diretoria da UniTI, Jorge Hashimoto (Integrada) e José Roberto Ricken (Ocepar)

A cooperativa Central de Tecnologia da Informação – UniTI – é um dos projetos que foi implementado em 2021, com a participação de 21 cooperativas sócias, reunindo 162 mil cooperados, 90 mil colaboradores, com uma receita de R$ 120 bilhões. A principal finalidade é a intercooperação inovadora, para investimentos em infraestrutura e sistemas digitais. “A UniTI chegou como uma aliança estratégica para solucionar demandas de um setor que exige constante investimento. A Tecnologia da Informação avança numa velocidade que as cooperativas precisam e devem acompanhar. E a intercooperação é o caminho”, explicou o diretor executivo da UniTI, Alfredo Kugeratski. 

Durante a última tarde da INtech, o bate-papo sobre as cadeias produtivas pela perspectiva do ESG trouxe cases da Bayer e da Cooxupé, Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé (MG). 

Mediado pela Roseli Nogueira, da TOTVS Consulting, Carolina Graça, head de sustentabilidade da Bayer LATAM e Alexandre Monteiro, gerente de ESG Da Cooxupé falaram sobre os projetos implementados que geraram valor, reduziram riscos e aumentaram oportunidade de investimentos. 

TOTVS, Bayer e Cooxupé

“A Bayer tem parceria com mais de 1.800 produtores rurais, 70 empresas de extensão e pesquisa, 10 parceiros de tecnologia para colocar em prática a política de crédito de carbono. Não é uma tarefa simples armazenar carbono em solo tropical, por isso a necessidade de um estudo profundo e direcionado para evitar riscos ambientais”, contou Carolina Graça. 

Alexandre Monteiro, da Cooxupé, explicou que a reestruturação energética para redução de custos, desenvolvida nas unidades da cooperativa, teve reflexo direto na agenda ESG. “Substituímos o uso de energia vinda de materiais fósseis e poluentes, pelo uso de energia limpa para reduzir despesas. O resultado refletiu na redução na emissão de CO2, acompanhando a política ambiental da cooperativa”, explicou Monteiro. 

Para Roseli Nogueira, da TOTVS, o ESG é uma agenda financeira. “Quando realizamos uma consultoria para gestão de risco, incluindo o climático, falamos sobre ganhos ou perdas de receita. Muitas instituições financeiras já oferecem créditos com taxas menores a partir da apresentação de uma agenda ESG relevante”, explicou. 

O encerramento da INtech 2022 contou com um happy hour oferecido pelos parceiros TOTVS e Oracle. 

“A INtech não seria possível sem os esforços de todos da Integrada, ecossistema das empresas de Londrina e região, Sociedade Rural do Paraná, Cocriagro, cooperativas parceiras e as empresas de tecnologia que acreditaram no potencial do evento. Agradeço a todos pelo excelente resultado e estamos prontos para o próximo”, disse o gerente de TI da Integrada, Emerson Zanoti.