INtech 2023: jornada de conhecimento sobre inovação e tecnologia reúne mais de 500 pessoas

INtech 2023: jornada de conhecimento sobre inovação e tecnologia reúne mais de 500 pessoas

Uma programação intensa com palestras, trilhas de conhecimento, podcasts e muito networking marcou o INtech 2023, que foi realizado, nestas quarta(20) e quinta (21) feiras, no espaço Villa Planalto, em Londrina.

O evento, organizado pela Integrada Cooperativa Agroindustrial, reuniu representantes de 30 cooperativas e 40 empresas de diversas regiões do país como Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais “reunimos mais de 500 pessoas, que trocaram conhecimento, fortaleceram relacionamentos e oportunizaram novos negócios”, diz Emerson Zanoti, gerente de tecnologia da informação da Integrada.

Esta foi a 4ª edição do evento e o tema deste ano foi “Liderança Integradora: semeando inovação, colhendo eficiência”.

Para o diretor-presidente da Integrada, Jorge Hashimoto o INtech 2023 vem fortalecer a imagem de Londrina como polo de inovação tecnológica “a tecnologia e a inovação devem estar direcionadas para a melhoria e a simplificação do trabalho no campo. O objetivo é sempre proporcionar o aumento da produtividade com um custo menor e, também, apoiar os negócios de cada uma das empresas e cooperativas presentes”, afirmou.

O local do evento foi especialmente projetado para que os participantes pudessem interagir nas atividades ofertadas na programação do INtech 2023.

No total foram 29 palestras que aconteceram no palco principal e, também, através das trilhas, onde os participantes ouviram os assuntos por rádio de transmissão simultânea. O palco foi adaptado de uma forma que permitiu que mais de um assunto fosse tratado ao mesmo tempo “essa forma de ministração otimizou muito o conhecimento. Cada um escolhe o assunto que preferir, assiste o palestrante de um dos lados do palco e ouve o que ele está falando pelo rádio, acompanhando a tendência dos grandes centros”, comentou João Bosco de Souza Azevedo, superintendente comercial da cooperativa.

No estúdio do podcast, realizado em parceria com o “Fala BroadCast” a movimentação foi constante. Foram abordados vários assuntos ligados ao agronegócio, ESG e inteligência artificial.

O espaço instagramável atraiu muitas pessoas, que registraram a participação no INTech 2023 e fizeram compartilhamento nas redes sociais.

No espaço “Hands-on” da Integrada, os participantes receberam informações sobre ferramentas e serviços, com a participação do Hub Cocriagro “foram dois dias de muito aprendizado. Além de palestrantes renomados, os participantes conheceram produtos e serviços nos diversos estandes que foram montados”, informou André Galleti, gerente de planejamento e desenvolvimento da Integrada.

O metaverso também esteve presente na INTech 2023. O parque tecnológico da Integrada no metaverso foi apresentado com novas informações, produtos, serviços, auditório com transmissão do podcast e sala de imprensa.

Inovação e Tecnologia

Nos dois dias cerca de 30 palestras importantes foram ministradas.

No primeiro dia, José Salibi Neto, uma das maiores autoridades em management do Brasil e coautor de diversos livros, abordou o tema “Gestão do amanhã: o impacto da tecnologia na transformação dos negócios”.

Em sua ministração, Salibi trouxe a linha do tempo da inovação. Reforçou que as inovações são relevantes para que as empresas se mantenham ativas em seu crescimento e ressaltou que é preciso olhar para a história, perceber onde estamos e onde podemos chegar, considerando as necessidades dos clientes.,

O economista, com especialização em gestão de pessoas, Adeildo Nascimento trouxe o tema “O mundo demanda novas inteligências, inteligência espiritual no mundo do trabalho”.

A abordagem dele foi muito elogiada pelos participantes. Utilizando metáforas de jogos virtuais, ilustrou o atual mundo em que vivemos e como devemos agir para conquistar nossos objetivos, inclusive no trabalho “temos que ter inteligência social, que é a capacidade de contextualizar o que está acontecendo na sociedade e trazer uma resposta para aquilo. A inteligência espiritual faz a gente buscar o sentido da vida, a nossa vocação. Pessoas inteligentes espirituais usam o trabalho como força de transformação, não trabalham em busca de salário, apenas”, ressaltou.

O renomado palestrante, Arthur Igreja, conhecido por ministrar palestras em diversos países, falou sobre “Inteligência Artificial e suas oportunidades para o cooperativismo”.

De acordo com ele, o agronegócio brasileiro deixou de ser foco de adoção de tecnologia e passou a ser criador de processos de digitalização “ por conta dessa transformação digital do Brasil, dessa base sólida de digitalização, acredito que o agro brasileiro irá incorporar muito rapidamente a inteligência artificial”, afirmou.

Para Igreja, a inteligência artificial está abrindo novas oportunidades para os produtores rurais e as cooperativas estão servindo como ponto de apoio na implantação da IA “o cooperativismo é um modelo vencedor de participação, de inclusão e de desenvolvimento econômico. O que nós estamos vivendo nesse evento de hoje é a prova disso”, finalizou.

Fernando Degobbi, CEO da Coopercitrus falou sobre “Processos, Tecnologia e Execução”.

 Ele afirmou que o processo de inovação e tecnologia está cada vez mais presente no agro “é preciso desenvolver, cada vez mais, novos modelos e novas soluções, mas, principalmente ter profissionais adaptados às mudanças. Quem faz a execução no agronegócio são as pessoas então, o desafio é ter eficiência nos processos para agregar valor para os cooperados e também para as cooperativas”, pontuou.

Através da INtech 2023, a Integrada demonstrou que tem a inovação como valor. Com visão estratégica, incentiva, promove e faz investimentos na área de tecnologia.