Colaboradores desenvolvem projetos estratégicos para aprimorar processos e otimizar resultados
A Integrada Cooperativa Agroindustrial deu início a mais uma edição do Programa Lean Six Sigma, marcando o sexto ano consecutivo de investimentos em eficiência operacional e inovação.
A iniciativa tem como foco a melhoria contínua dos processos internos, a redução de desperdícios e o aumento da produtividade, garantindo mais competitividade para a cooperativa e melhores resultados para os cooperados.
Na abertura do programa, o diretor vice-presidente, João Francisco Sanches Filho destacou a importância do Lean Six Sigma e reforçou que boas ideias são fundamentais para o crescimento da cooperativa “o futuro da Integrada conta com boas ideias. Contamos com a dedicação de todos e agradecemos o empenho de cada um em participar”, afirmou.
O lançamento do Lean Six Sigma 2025 reuniu cerca de 40 líderes entre gerentes, supervisores e coordenadores, que definiram os principais desafios a serem solucionados no programa “apresentaremos as ideias aos superintendentes, que irão selecionar cerca de 12 projetos para serem desenvolvidos ao longo do ano ”, explicou André Galletti Júnior, gerente de planejamento e desenvolvimento da Integrada.
A iniciativa, segundo a especialista de processos, Raquel de Castro Barros, reforça o compromisso da cooperativa com a qualidade e a melhoria contínua dos processos “a metodologia Lean Six Sigma otimiza o fluxo de trabalho, aumenta a eficiência das ações e, ainda, proporciona crescimento pessoal aos participantes. Muitos aprendem a trabalhar em equipe, a falar em público e desenvolvem uma forma mais organizada e estratégica de solucionar problemas”, ressaltou.
Os trabalhos serão conduzidos por Carlos Domenech, CEO da MI Domenech, que acompanha os treinamentos desde a primeira edição do programa “percebo uma mudança significativa na cultura da equipe. Os colaboradores estão mais engajados, mais participativos. Este ano, introduzimos um novo treinamento focado no desenvolvimento de processos de forma inovadora”, destacou Carlos.
A colaboradora, Maura Dalila da Silva Santos está entusiasmada com o treinamento. Ela acredita que será uma grande oportunidade de aprendizado “estou iniciando uma nova jornada na Integrada Máquinas e, portanto, quero aprender novas estratégias de trabalho. Já comecei a mapear os processos e identifiquei que existem vários pontos de melhoria”.
Os projetos de 2025 terão acompanhamento de especialistas e, ao final do programa, os colaboradores com maior desempenho serão reconhecidos pela cooperativa. O Lean Six Sigma se fortalece, assim, como um pilar fundamental na busca por excelência, garantindo um futuro cada vez mais sustentável e eficiente para a Integrada e seus cooperados “esse é um programa já consolidado dentro da cooperativa, que vem para agregar na busca pela eficiência de processos”, declarou Ana Carolina Castilho, especialista de planejamento.



Destaque
O Programa Lean Six Sigma de 2024 certificou 38 colaboradores com a graduação Black Belt e Green Belt. Entre eles, três se destacaram nas atividades e foram reconhecidos.
Wesley Augusto Ribeiro, analista de exportação, Ana Claudia Hidalgo, analista comercial e David da Silva Junior, supervisor operacional da Regional Assaí receberam das mãos do diretor-presidente da Integrada, Jorge Hashimoto a faixa da graduação e o certificado Green Belt Destaque 2024 “temos um time forte que busca melhorar os processos, aumentar a nossa eficiência operacional e a nossa produtividade. Essas ações de melhoria são muito importantes para a Integrada”, disse Hashimoto.
Os três foram aplaudidos pelos colegas em reconhecimento ao desempenho e dedicação “não esperava esta homenagem, para mim foi uma surpresa. Estou muito feliz”, disse Wesley Ribeiro, que desenvolveu o projeto “Reduzir exposição da UIM”.
Já Ana Hidalgo, que trabalhou no projeto “Melhorar a previsão de venda e produção da UIM”, destacou a importância das atividades em grupo “nos concentramos bastante no trabalho em equipe e isso, certamente, fez a diferença”. David da Silva Junior, destaque no projeto “Reduzir quebra na armazenagem de soja”, afirma que se empenhou na atividade e, por isso, recebeu o reconhecimento com muita satisfação “muito bom ser valorizado. Todo meu empenho valeu muito a pena”, ressaltou.
















