Integrada colhe excelentes resultados na Expoingá

A 48ª edição da Expoingá – Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá, que aconteceu de 5 a 15 de maio, no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, no noroeste do Paraná, entregou agendas robustas para os vários segmentos presentes na feira.

Com o tema “Conecta você ao novo Agro”, o evento, sob organização e realização da SRM – Sociedade Rural de Maringá, levou nomes importantes para troca de informações sobre temas que movimentam o agronegócio.

A presidente da SRM – Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo, recebeu autoridades e mulheres destaque no agronegócio, na 48a. Expoingá.

Na programação, aconteceu o IV Encontro de Mulheres que Fazem a Diferença no Agronegócio Brasileiro. A presidente da SRM, Maria Iraclézia de Araújo, recebeu como palestrantes mulheres líderes no setor, como a presidente da Sociedade Rural Brasileira, Teresa Vendramini. A gestora falou sobre demarcação de terras indígenas, regularização fundiária, políticas de meio ambiente, conectividade, infraestrutura e atenção ao pequeno produtor rural, com foco na sustentabilidade.

Sobre o papel feminino no agro, Teresa Vendramini destacou a capacitação, independência financeira e união. “Uma ouvir a outra e dar oportunidades entre si, reforça o nosso papel dentro deste segmento tão significativo para o país”, concluiu.

Teresa, a Teka Vendramini, presidente da SRB – Sociedade Rural Brasileira, palestrou no IV Encontro de Mulheres que fazem diferença no Agro, durante a 48a. Expoingá.

Participaram cerca de 400 produtoras e gestoras rurais do Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

A Integrada apoiou o evento e levou cooperadas para a qualificação. Ana Cristina Londero Benetti, da Regional Astorga, contou que o primeiro objetivo foi buscar mais conhecimento para melhorar a administração da propriedade. Ela é engenheira civil com 26 anos de experiência em avaliação de imóveis, inclusive para cooperativas. Há seis anos, herdou a propriedade do pai, que faleceu. Ela declara que se encontrou na nova atividade. “A conversa sobre legislação que regula o agro foi especialmente produtiva. Além disso, participar de um encontro que traz mulheres compartilhando informação, nos faz perceber que passamos pelas mesmas situações, o que nos estimula a seguir em frente”, afirma Ana Cristina.

A produtora rural e engenheira civil, Ana Cristina Londero Benetti, herdou a propriedade do pai e descobriu a habilidade para administrar também nesse segmento. A cooperada Integrada destacou a legislação para o agronegócio, como um dos temas marcantes do Encontro.

A visita das cooperadas à Expoingá, recebeu todo o cuidado da supervisora administrativa, Letícia Silva Gonçalves. “É muito especial participar com nossas colaboradoras, cooperadas e esposas dos nossos cooperados de um evento desse porte, que oferece conhecimento e atualizações sobre nosso ambiente, o agronegócio. Sentimos aqui a força da mulher no Agro”.

Letícia Silva Gonçalves, supervisora administrativa da Integrada, sobre o IV Encontro de Mulheres, “é especial participar com nossas colaboradoras, cooperadas e esposas dos nossos cooperados de um evento desse porte. Sentimos aqui a força da mulher no Agro”.

A presidente da SRM, Maria Iraclézia de Araújo, destacou “o quanto estes encontros têm sido fundamentais para o fortalecimento das mulheres para que estejam, cada vez mais, à frente dos negócios”.

Renata Camargo, gerente de Desenvolvimento e Novos Negócios do Transamérica Expo Center, de São Paulo, destacou como as mulheres do agro ocupam espaços cada vez mais sólidos. “Vocês estão surpreendendo, diariamente” elogiou.

O vice-governador do Paraná, Darci Piana, e o secretário estadual da agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, abriram o encontro. Ortigara afirmou que as mulheres “podem fazer o agro ainda mais relevante”, ao lembrar que o Paraná se destaca em 40 cadeias produtivas do agronegócio.  “O Brasil é o país com maior capacidade produtiva mundial e vocês fazem parte disso. Na revolução tecnológica que o agro vive, hoje, vocês são bem-vindas para gerenciar esse processo de avanço”, reforçou.

O encontro teve, ainda, como palestrantes, a psicóloga clínica e psicoterapeuta Marilene Borges, de São Paulo, as cafeicultoras Marisa Helena Contreras, de Minas Gerais e Karine Passeri, de Santa Fé/PR, a pecuarista, Maria Eloá Rigolon, de Maringá, Larissa Galassini, de Campo Mourão/PR, Maria Vitória Proença, de Santa Catarina, e Simoni Carvalho de Paula, de Rondon/PR. Norma Gatto, produtora de Mato Grosso, Edy Tarrafel, de Mato Grosso do Sul e Cecília Falavigna, conhecida como a “rainha da soja”, de Maringá, completaram o time de palestrantes.

O evento foi uma realização da SRM em parceria com as cooperativas Integrada e Cocamar, Sindicato Rural de Maringá, Sistema Faep/Senar e IDR – Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná.

Integrada na mídia, na Expoingá

O diretor secretário da Integrada, Sérgio Otaguiri, concedeu entrevista para a jornalista Luciana Peña, no estúdio da Rádio CBN, de Maringá, montado na feira. O gestor contou sobre o início desafiador da Integrada, e o avanço da cooperativa, que diversifica seu catálogo de produtos e serviços com o objetivo de fixar a marca e ampliar fronteiras comerciais.

O diretor secretário da Integrada, Sérgio Otaguiri, em entrevista à jornalista Luciana Peña, no estúdio da Rádio CBN Maringá, montado na 48a. Expoingá. Otaguiri contou sobre o início da Integrada, e a força conquistada pela cooperativa em 26 anos de atuação.

Com transmissão simultânea, também em vídeo, na página da CBN Maringá no Facebook, Otaguiri listou a excelência das 65 unidades de recebimento de grãos da Integrada, no Paraná e São Paulo, além de outros serviços aos cooperados. E, destacou a participação da cooperativa no varejo, com o Café Coperatto e com a linha de nutrição para animais comerciais e pets, os animais de companhia.

Estande Integrada movimentado

No retorno aos eventos presenciais, a Integrada ofereceu um estande moderno, aberto aos cooperados, autoridades e demais visitantes, com uma equipe pronta a receber a todos.

O estande exibiu, ainda, destaques do portfólio de máquinas, com tecnologia embarcada para auxiliar o produtor a obter a melhor produtividade nas lavouras. Equipamentos como o pulverizador Boxer hidro 4×4, um lançamento no segmento, a plataforma de milho Vence Tudo série 8, outro forte atrativo do catálogo da Integrada, o tanque cartbb 8500 litros, para combate a incêndio, da Mepel, também o distribuidor de fertilizantes Accura 10000, taxa variável, em inox, além de outros maquinários, com equipe qualificada, que oferece a melhor opção à necessidade do cliente.

A Integrada recebeu caravanas de cooperados e cooperadas no estande. O gerente da Regional Astorga, Rodrigo Fragas, comemorou a volta dos eventos presenciais. “O cooperado gosta de participar de feiras, gosta de ver os equipamentos de perto, ouvir as explicações dos colaboradores. E, também, é interessante para o fechamento de negócios manter esse contato pessoalmente. No estande, o cooperado se sente em casa”.

Rodrigo Fragas, gerente da Regional Astorga, da Integrada, “o cooperado comemorou a volta dos eventos presenciais. Eles gostam de ver o maquinário de perto, de conversar olho no olho. E, também sentimos que esse contato mais próximo favorece o fechamento de negócios”.

Para o anfitrião do estande, e gerente da Regional Maringá, Nelson Yamanaka, “a Expoingá é uma feira que aproxima empresas e comunidade, por essa razão não poderíamos faltar. Um aspecto extremamente importante na Integrada é o relacionamento com os cooperados, e a feira atende muito bem essa proposta da cooperativa. Recebemos especialmente cooperados de municípios ligados a nossa Regional, como Floresta, Floraí, Marialva, Doutor Camargo, Terra Boa e, claro, Maringá, mas também cooperados de todos os municípios onde a Integrada atua”.

Anfitrião do estande, e gerente da Regional Maringá, Nelson Yamanaka, “um aspecto extremamente importante na Integrada é o relacionamento com os cooperados, e a Expoingá atende muito bem essa proposta da cooperativa”.

O gestor acrescentou que foram gerados negócios acima da expectativa. “A região de Maringá vem de três safras frustradas, por isso nosso planejamento era mais cauteloso. No entanto, estamos muito satisfeitos com os contratos, concretizados bem acima do esperado”, exaltou.