A Integrada Cooperativa Agroindustrial investe na amplitude da marca. Ao mesmo tempo, direciona campanhas específicas para divulgação de lançamentos. Entre os ambientes com alto potencial de prospecção e fechamento de negócios, estão as feiras segmentadas.
Em abril, a Integrada esteve presente, com estandes, em três eventos do tipo. A realização da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina/PR, levou a cooperativa de volta ao Parque de Exposições Ney Braga. A 60ª edição da Expolondrina, suspensa por dois anos, em razão da pandemia de Covid-19, mereceu dois estandes, um institucional, e o estande de máquinas, que apresentou novidades e foi sucesso em negócios.
O gerente da loja de máquinas da Integrada em Londrina, André Silveira, responsável pelo estande, lembrou que “a Expolondrina é um símbolo para o município, e fundamental para todos os setores. As pessoas estavam ansiosas por um evento dessa magnitude. Com a Integrada não poderia ser diferente, pois está presente na feira há 22 anos. Nosso foco foi oferecer tecnologia, boas práticas de manejo e lançamentos, para agregar nosso imenso portfólio com máquinas exponenciais”.
Silveira observou que os negócios foram direcionados para linhas de crédito com recursos próprios. “Os excelentes preços das commodities permitiram um resultado surpreendente, com mais de R$13 milhões em aquisições, além do pós-feira. A Expolondrina é mesmo um ambiente mágico”, disse André.
A Integrada ergueu o maior estande de máquinas na Expo, e apresentou o maior pulverizador da categoria nacional, o Stronger HD, 4 mil litros, com até 50 metros de barra. Entre os lançamentos, a semeadeira Select 35 e 41 linhas, o Boxer 4×4 e a nova plataforma de milho, da Eagle. “E, oferecemos tecnologias embarcadas, como pilotos automáticos, GPS, taxas variáveis, corte linha a linha e bico a bico para os pulverizadores, um show”, relata o gestor.
O diretor presidente da Integrada, Jorge Hashimoto, celebra a importância da Expo, “para o agronegócio, assim como para a Integrada. Dedicamos dois estandes à feira, porque acreditamos no potencial da Expolondrina, e procuramos receber bem o nosso cooperado e demais visitantes, no espaço institucional. Também buscamos proporcionar um ambiente adequado para o fechamento de negócios, no estande de máquinas”, salientou Hashimoto.
Várias caravanas de cooperados Integrada visitaram a Exposição, e tiveram no estande institucional um ponto de encontro e de apoio nos 10 dias de feira, nos quais predominaram o sol e forte calor.
Especialistas da Integrada na agenda da Expolondrina
Além do viés focado em negócios e divulgação da marca Integrada, a Exposição de Londrina valorizou os profissionais da cooperativa, através da agenda técnica e de inovação programada.
A coordenadora de sustentabilidade da Integrada, Ana Lúcia de Almeida Maia, foi uma das convidadas no evento sobre ESG, Governança Social, Ambiental e Corporativa, promovido pelo Escritório Araúz e Advogados Associados. O encontro aconteceu no Pavilhão Smart Agro e reuniu, ainda, a advogada Rafaela Parra, organizadora, e o diretor jurídico da Adama Brasil, Ricardo Barros, para um público atento.
Ana Lúcia apresentou o Projeto Propriedades Sustentáveis, adotado pela cooperativa, e afirmou que “a ideia é implementar o conceito de ESG de forma que faça diferença onde a Integrada atua”.
Outra oportunidade para troca de informações na programação da Expo, aconteceu na Rodada de Negócios promovida pelo SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, também no Pavilhão Smart Agro. O coordenador de projetos estratégicos da Integrada, Pedro Malanga, representou a cooperativa.
O evento reuniu startups dedicadas a encontrar soluções voltadas para o agronegócio, e empresas interessadas nas propostas. A Integrada estreitou contatos com startups que oferecem monitoramento inteligente de silos, e consultoria para crédito de carbono.
Malanga aprovou o modelo de aproximação entre as duas pontas, “por permitir agilidade no contato e na apresentação dos projetos. Após a feira, estamos avaliando com mais detalhes as iniciativas”, pontuou.
Parcerias – Cocriagro e BRDE
A Integrada acompanhou a inauguração do hub de inovação Cocriagro, dentro do Parque de Exposições. A cooperativa é uma das investidoras no projeto, junto com o Sicredi União PR/SP, e a empresa Inquima. Startups e empresas conectadas em soluções para o agronegócio têm o espaço como ponto de encontro e referência.
O gerente de planejamento estratégico da Integrada, André Galletti, conta que “a Integrada escolheu o Cocriagro para atuar fisicamente nessa conectividade com startups, e outros stakeholders, pois acredita que é o melhor caminho para desenvolver soluções para o cooperado. Também, esperamos atingir nossos objetivos estratégicos e andar à frente na temática da inovação, fortalecendo a cooperativa e todo o ecossistema da região de Londrina”.
E, a agenda intensa da Integrada na Expolondrina, incluiu a participação na liberação de recursos pelo BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. O Banco liberou para a cooperativa R$50 milhões, destinados a equipamentos que envolvem a melhoria da estrutura da cooperativa, em diversas unidades. Outra parte do recurso vai compor linha de crédito a ser absorvida em futuros investimentos.
O documento foi assinado na sede da SRP – Sociedade Rural do Paraná, dentro do Parque de Exposições, pelo diretor administrativo do BRDE, Luiz Carlos Borges da Silveira, além do diretor presidente da Integrada, Jorge Hashimoto. Acompanharam o momento oficial, representantes da cooperativa e do Banco de fomento.
Agenda técnica na Expo
Especialistas do setor de nutrição para peixes, e cooperados e cooperadas Integrada, participaram do 19º Seminário Estadual de Aquicultura, que aconteceu durante a Expolondrina. Organizado pela ANPAQUI – Associação Norte Paranaense de Aquicultores, o evento foi uma oportunidade para troca de informações e reciclagem para os produtores de peixes.
Entre associados e associadas da Integrada, a presença feminina prevaleceu. Tiaki Horiye, Fernanda Azoia e Cleo Ferro, gostaram da atualização na atividade e aproveitaram para valorizar a ração produzida pela Integrada, que alimenta, especialmente, as tilápias que criam no Norte no Paraná. Todas são clientes há vários anos, e “alta qualidade, conversão satisfatória e sanidade” foram algumas qualidades da ração Fish, destacadas pelas criadoras.
O criador Lucas Pinz também com criatórios no norte paranaense, aproveitou para avaliar a importância da nutrição na relação custo-benefício da atividade. “A margem (de retorno) da piscicultura é muito curta, o que exige investimento no produto certo, por isso, só compro a ração Integrada”, declarou o produtor.
Como parte da agenda técnica, a Integrada apoiou, ainda, o Encontro de Produtores de Leite, promovido pelo IDR-PR – Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná.
Café Coperatto conquista a Mercosuper
A Integrada participou, também, de uma das principais feiras do segmento supermercadista, a Mercosuper, que aconteceu no Expotrade Convention Center, em Pinhais/PR, na RMC – Região Metropolitana de Curitiba. A estrela foi o café Coperatto, no mercado varejista há pouco mais de um ano, com blend aprovado por consumidores em mais de 250 pontos de venda, no Paraná e São Paulo.
O supervisor comercial da Integrada, Heitor Balarini, comemora os avanços do Coperatto na Mercosuper. “Comercializamos em venda direta mais de 11 toneladas no evento. Batemos o recorde em positivações e sell out, e nossa expectativa é fecharmos perto de meio milhão de reais em faturamento”, antecipa Heitor, que ainda contabiliza o sucesso da feira.
O supervisor acrescenta que foram concretizados 17 novos clientes, e há vários outros negócios em prospecção. “Foi uma excelente vitrine para o nosso produto, inclusive para clientes que desejavam ter o Coperatto em suas lojas”, afirma Heitor.
Para o consultor de vendas, Ricardo Araújo, o Carneiro, a participação do café Coperatto e da Integrada na Mercosuper foi muito importante, “com sucesso de vendas no varejo, no Norte do Paraná é já prevendo contas em Curitiba. Nós tivemos grandes oportunidades de contato com redes de supermercados, e deixamos contas prospectadas para o pós-feira. Foi fundamental apresentar o Coperatto em um evento no qual participam grandes players do mercado. E, foi excelente ver nosso produto tão jovem receber feed back muito positivo”.
Nutrição animal em alta
A Integrada acompanha e tem contribuído para a evolução do mercado pet, com a oferta de alimentos em várias linhas, como a Brusky Premium e Brusky Todo Dia. A gerente comercial da Integrada, Patrícia Climaco, informou que “a Mercosuper foi uma oportunidade fantástica de expansão das marcas, através de contatos com representantes comerciais da região metropolitana de Curitiba. Uma das possibilidades, é a distribuição da linha pet em supermercados. Estamos conversando com prováveis clientes de grandes redes, e com fornecedores de prestação de serviço e de matéria prima. Muito produtiva a feira”, avalia Patrícia.
Superpet
A Superpet, feira específica para o setor de animais de companhia, que reúne os segmentos de alimentação, acessórios e produtos veterinários, aconteceu no Expo Dom Pedro, em Campinas/SP. A Integrada também apostou no evento, com um estande movimentado. Entre visitantes e prováveis novos clientes, o espaço recebeu distribuidores em âmbito nacional de, pelo menos, sete estados. Patrícia Climaco revela que “no Pará, Maranhão, Amazonas e Mato Grosso do Sul, as conversas estão adiantadas, com boa perspectiva de fechamento de negócios”.
O estande da Integrada recebeu “celebridades”, como dogs e cats “influencers”, com perfis em redes sociais, que se alimentaram das rações da cooperativa, sem deixar um grão para trás. “Esse tipo de ação potencializa as marcas, pois os pets famosos têm muitos seguidores”, explica Patrícia.
A gestora acrescenta, “recebemos, também, diversos lojistas da Grande São Paulo e interior. A região de Campinas é estratégica para ampliação da venda direta, portanto, estamos prospectando redes com quatro a 10 lojas nessa extensão. Há muito trabalho pela frente, e muito otimismo também”, compartilha Patrícia.
A gerente qualificou os dias nas feiras Superpet e Mercosuper como “muito intensos, nossas equipes se empenharam para aproveitar ao máximo os eventos. Fechamos parcerias em novas áreas de atuação, recebemos em nossos estandes muitos empresários, distribuidores, lojistas, veterinários de pequenos animais. Estamos em plena expansão e, participar de eventos desse porte, é indispensável para a divulgação do nome da Integrada e de nossas marcas para todo o Brasil”, sentencia Patrícia.
O planejamento e participação em três feiras, de forma simultânea, em locais diferentes, exigiu habilidade, agilidade e expertise de vários setores da Integrada, como no Marketing e Comunicação. A coordenadora do setor, Patrícia Fígaro, falou sobre a experiência. “A iniciativa de participar dos eventos Expolondrina, Mercosuper e Superpet, configura uma estratégia importante para exposição das marcas institucionais e de nossos produtos e serviços, leva a efeito a transferência de tecnologia, além de aproximar a cooperativa de seus clientes e prospects, alavancar a participação no varejo e fortalecer o relacionamento com a imprensa. As feiras foram um sucesso. Nossos times estiveram engajados e dedicaram inúmeros esforços para que os resultados alcançados fossem significativos para os negócios da Integrada, para os parceiros, clientes e cooperados. O cooperativismo de resultado é uma de nossas diretrizes e está presente nas ações que implementamos ao longo de todo o ano”, comemora a gestora.
Jorge Hashimoto, destaca a visibilidade que a presença nas feiras possibilita à cooperativa, assim como, o alto potencial para prospecção e fechamento de negócios. “Estamos reforçando a marca da Integrada no mercado varejista, assim como nossos produtos, como forma de crescer nesse setor”, finaliza.