Integrada Cooperativa realiza o 16º Encontro de Integração Feminina em Londrina 

Mais de 200 mulheres estiveram presentes no evento com o tema “A vida é um presente” 

Um momento esperado durante o ano todo para consolidar e avaliar as ações realizadas e prospectar os próximos passos do planejamento de 2023. Mais de 200 mulheres que fazem parte dos 18 núcleos femininos da Integrada estiveram reunidas em Londrina, nos dias 26 e 27 de outubro. 

O 16º Encontro de Integração Feminina da Integrada contou com uma extensa programação voltada ao protagonismo feminino e a valorização do papel da mulher no agronegócio, com palestras e oficinas, em torno do tema “A vida é um presente”.    

O encontro anual também propiciou abordar o ciclo 2021-2025 do planejamento estratégico da Integrada – a ROTA 843. O diretor-presidente, Jorge Hashimoto, falou sobre a atuação das mulheres no desenvolvimento da cooperativa. “Para atingirmos os números do nosso planejamento estratégico, é fundamental a participação das mulheres, seja na gestão dos negócios, no apoio a família ou no trabalho do campo. A propriedade que cresce, que se desenvolve, colabora com o crescimento de toda a cooperativa”, ressaltou Hashimoto. 

Jorge Hashimoto – Diretor-Presidente da integrada

No primeiro dia os palestrantes Denise e Eliomar Steilmann, do Instituto da Emoção, falaram sobre o protagonismo feminino e inteligência emocional. Utilizando música e interação entre as participantes, o casal incentivou a auto confiança e o empoderamento das mulheres. 

“Para ser protagonista da própria vida e tomar posse das suas qualidades para se empoderar, é preciso combater nossos medos e buscar o autoconhecimento. Não é um caminho fácil, mas o que não te desafia, não te transforma”, reforçou Denise durante a conversa com as participantes. 

A cooperada e conselheira administrativa da Integrada, Ligia Mara Jung, mediou o Painel Mulheres do Agro, que teve a participação das cooperadas Ivone Cavassini Consoni, da Regional São Paulo, Denise Beraldi Otaguiri, da Regional Londrina e Rosângela Parcianelo, da Regional Guaira.  

Elas falaram sobre a rotina nas propriedades, experiências do dia a dia e o papel das mulheres na gestão dos negócios da família. 

“É a primeira vez que nosso núcleo participa do Encontro e de forma presencial. Somos um grupo recente, e que por conta da pandemia, não tivemos a oportunidade de interagir com as outras regionais. Por isso esse encontro está sendo especial pra nós”, conta Ivone Consoni, de Campos Novos Paulista.  

Para encerrar o primeiro dia, as participantes passaram por uma dinâmica com o instrutor Jefferson Calisto, da Eco Educativa. Foi um momento de descontração, interação e diversão. 

O segundo dia foi repleto de emoção com a palestra da influencer Dani Amaral. Após sofrer um acidente aos 4 anos de idade e perder os dois braços, Dani teve que reaprender a viver com autonomia. 

Dani Amaral

Dani aborda a própria história sem tristeza, pelo contrário, demonstrando a alegria e persistência para uma vida plena. Especialista em Antifragilidade, ela inspirou e emocionou o público presente. 

“A lição que eu quero deixar pra vocês é que não seja vítima das situações. Aprenda a ser autoconfiante, a se amar da forma que você é e seja feliz. Esse é nosso principal objetivo na vida: ser feliz agora”, reforçou Dani Amaral. 

O 16º Encontro de Integração Feminina foi encerrado com uma palestra sobre ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, realizada pela coordenadora executiva do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial da FIEP, Rosane Fontoura.  

As participantes também tiveram oportunidade de desenvolver propostas de sustentabilidade durante uma oficina liderada pela instrutora do SESI Paraná, Nayara Peixoto. 

“Estar neste encontro, reencontrando pessoas, fazendo novas amizades, de pois de um longo período de pandemia e isolamento, é maravilhoso. Nosso grupo trouxe as participantes de todas as idades e as mais idosas são as que se divertem mais, interagem mais”, contou Elizabete Uemura, coordenadora do Núcleo Feminino de Mauá da Serra. 

A Integrada possui, nos 18 núcleos femininos, cerca de 600 mulheres que atuam no desenvolvimento social, dos negócios e da comunidade, além de serem fundamentais na gestão das propriedades. 

Ligia Savioli – Analista de Relacionamento da Integrada

“Dos 12 mil cooperados da Integrada, 3 mil são mulheres. Um público expressivo que colabora de maneira ativa para o crescimento da cooperativa, realizando um trabalho fundamental junto à comunidade de atuação”, comemorou Ligia Savioli, analista de relacionamento da Integrada e organizadora do encontro.